Literatura Junina

Conhecer mais as nossas tradições fortalece a cultura regional


Os meses marcados pelos festejos juninos, julhinos, agostinos… já são conhecidos, mas já tem gente fazendo também os setembrinos. E isso só reforça a importância cultural das Festas Juninas em todo o território nacional, sobretudo na região do Nordeste. Essa herança católica em homenagem aos santos Antônio, Pedro e João vai muito além das danças, roupas coloridas e comidas típicas.

Celebrados no Brasil desde o século XVII, os festejos juninos só ficam atrás do Carnaval, em termos de participação de público, visitantes e adesão. A festa apresenta um forte viés para que pais e professores iniciem os pequenos nessa cultura secular entre o nosso povo, e para que aqueles que já detêm esse conhecimento se aprimorem e se atualizem sobre a força dessa tradição na formação social do indivíduo.

 

Um festejar junino entre livros

Pensando nessa e em outras contribuições sociais e educacionais do tema, principalmente para as crianças e adolescentes, a diretora executiva e fundadora do Pró-Saber SP, Maria Cecilia Lins, destaca que uma biblioteca infantojuvenil localizada em Paraisópolis, a segunda maior comunidade do Brasil, em São Paulo, é uma excelente oportunidade para disseminar e fortalecer ainda mais as nossas raízes e diversidades.

E no intuito de aproximar as crianças em geral da história contida por trás dos festejos juninos, o Pró-Saber SP compartilha uma lista de 5 livros sobre o tema, que também se encontram disponíveis na biblioteca da organização. Confira!

1 – Sertão das Arábias – Fábio Sombra

Neste livro, a criança pode se divertir com as sete viagens do vaqueiro Sibá Romão e se encantar com o menino Raimundim e sua lamparina velha. A história tem início quando alguém descobre, sem querer, um grande tesouro guardado por um bando de cangaceiros.

Fábio Sombra foi criado na Urca, no Rio de Janeiro, mas passava férias no sítio da família, em Minas Gerais. Esse contato com a roça serviu de inspiração para o autor criar essa releitura de alguns contos das “Mil e uma noites”.

 

2 – Coração Musical de Bumba-meu-boi – Heloisa Prieto e ilustração de Jô Oliveira

Nessa obra, Heloisa Prieto faz o leitor se envolver com versos repletos de serestas, segredos de violeiros e cavaleiros em jornadas de mundos que parecem distantes.

A história resgata a tradição do Bumba-meu-boi, um Patrimônio Cultural do Brasil, bastante conhecida nas regiões Norte e Nordeste do país, que também é celebrada no final de junho. Na narrativa, a autora percorre as obras de Mário de Andrade e Guimarães Rosa e revisita o universo mágico da sua infância.

 

3 – Arraial do Haicai – Fabíola Braga e ilustração de Vanessa Prezoto

Por meio dessa estrutura poética comum no Japão, o haicai, o livro trata, de forma lúdica, da comemoração de um arraial, explorando tradições, brincadeiras e comidas típicas brasileiras.

A obra traz várias ilustrações e é bastante colorido, utilizando muitos recursos visuais. Com isso, cada página traz poucas linhas de textos, o que faz dela uma excelente sugestão para as crianças mais novas.

 

4 – Ciranda Brasileira – Elias José e xilogravuras de J. Borges 

O livro traz poemas inspirados no folclore do norte-nordeste do Brasil, acompanhados das xilogravuras do mestre J. Borges, reconhecido e reverenciado no país e no exterior. Lampião, bumba-meu-boi e o frevo são alguns dos temas.

Mais do que um livro de poemas, “Ciranda Brasileira” exalta a cultura e a arte do Brasil. Vale lembrar que a obra faz parte da coleção Mistura Brasileira, que ainda conta com mais títulos.

 

5 – Festa de São João – Lúcia Pimentel Góes e ilustração de Théo Siqueira

Lúcia Pimentel Góes é autora de mais de 160 livros, e dessa vez o tema é a “Festa de São João”. Com muita música, decoração e fogueira, a obra celebra a comemoração que todos os brasileiros têm a tradição de prestigiar no mês de junho. Totalmente ilustrado para crianças, a obra resgata costumes tradicionais dessa deliciosa festa.

 

Sobre o Pró-Saber SP

O Instituto Pró-Saber SP é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. Fundada em 2003, tem como missão fortalecer a educação integral de crianças brasileiras por meio de experiências de leitura e brincadeiras, transformando suas famílias e suas comunidades.


Por Antônia Lúcia
instagram.com/prosabersp/
Tide Social – Assessoria de Imprensa do Pró-Saber SP 
Beatriz Mazzei | beatriz@tidesocial.com.br | 11 97616-0953
Mariana Franceschinelli |mariana@tidesocial.com.br | 11 99123-9401


Deixar comentário

Podemos ajudar?