Caminhos de Tiradentes

Circuito percorrido pelo herói militante se tornou ponto turístico no centro do Rio


O centro do Rio de Janeiro é repleto de história. Cada cantinho tem uma vasta representação histórica que poucos conhecem, mesmo passando todos os dias por ele. O Palácio Tiradentes, por exemplo, era conhecido com a “Cadeia Velha”. Foi aqui que Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, cumpriu parcialmente a pena política por participar da revolta separatista, organizada pela elite socioeconômica de Minas Gerais.

Ao caminhar no sentido norte, passando pelo Largo da Carioca, local repleto de lagoas, morros e manguezais, chegamos à Praça Tiradentes, que já teve outros diversos nomes. O atual foi escolhido em 1890, dois anos antes do centenário da morte do inconfidente, que aconteceu perto dali, na esquina da Rua Senhor dos Passos com a Avenida Passos.

Próximo está localizada a Igreja Nossa Senhora da Lampadosa, edificação pequena em estrutura, mas grande em importância histórica, pois foi ali que Tiradentes realizou a última oração antes da sua execução. A poucos metros da Igreja está o imponente Real Gabinete Português de Leitura, considerado uma das vinte bibliotecas mais lindas do mundo, tal sua grandiosa arquitetura e elegância.

Além da estátua de Dom Pedro, a Praça Tiradentes tem mais quatro monumentos que representam a Justiça, a Liberdade, a União e a Fidelidade. Próximo ao local, estão os teatros Carlos Gomes e João Caetano, além da tradicional rua do Lavradio.

Historicamente, Tiradentes comandou por muito tempo a tropa que monitorava o Caminho Novo, estrada que ligava a já então capital da colônia, o Rio de Janeiro, ao ouro de Minas Gerais. Esse caminho era conhecido por seus recursos medicinais, com a presença de ervas e outros tratamentos, incluindo o de arrancar dentes, o que lhe valeu o apelido entronizado pela história.

Através do Passeio Cultural, a Appai realiza uma caminhada por esses locais, sob a supervisão de historiadores que relatam os caminhos que Tiradentes percorreu no centro do Rio. Darlan Cavalcante, do benefício, ressalta que cada atrativo desse roteiro constrói a história, e os associados reconstituem esse caminho feito pelo herói inconfidente. “Impossível não causar um certo desconforto, mas, ao ouvirem as reflexões deste passado como instrumento de aprendizado, os professores interagem com o presente e o replicam dentro de suas salas de aula para erguer um futuro consciente aos seus alunos”, afirma Darlan.

Ele ainda ressalta que as informações culturais são relevantes para o aperfeiçoamento dos participantes, tanto pessoal, quanto profissionalmente. “Assim como nos demais roteiros, nosso objetivo é que os associados sejam estimulados ao envolvimento ativo para a construção do conhecimento e a formação da cidadania”, enaltece.

É um passeio que vale cada minuto!

 

Conheça o roteiro

CAMINHOS DE TIRADENTES


Por Richard Günter
Fotos:
Divulgação/RioTur


Deixar comentário

Podemos ajudar?