Redescobrindo Santa Cruz

Projeto resgata memória histórico-cultural do bairro e promove apropriação cultural dos alunos


Quem disse que Santa Cruz não tem história? Os alunos do Ensino Médio do Ciep 392 Mário de Andrade puderam conhecer de perto pontos históricos importantes que serviram de cenário para uma atividade pedagógica de tirar o fôlego. Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil e alinhado com o projeto de lei nº 630/2021, que reconhece o bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, pela sua importância histórica e cultural, como bairro Imperial, professoras propuseram ações pedagógicas a fim de buscar a apropriação cultural dos alunos.

O projeto “Descobrindo Santa Cruz: resgatando a memória histórico cultural do bairro” promoveu uma caminhada cultural com a colaboração de uma guia turística. No desenvolvimento da atividade, as docentes envolvidas realizaram uma pesquisa sobre os pontos históricos do bairro, incluindo a sede da Fazenda Imperial, que atualmente é ocupada pelo Batalhão Villagran Cabrita, criado em 1855. Em decorrência da caminhada, desenvolveram o trabalho com a participação dos alunos.

No primeiro momento, os estudantes assistiram uma palestra com a guia turística Andressa Lobo, da qual realizou uma introdução histórica e social do bairro enaltecendo a valiosa importância de Santa Cruz para o Brasil. Os jovens puderam tirar dúvidas e levantar discussões diante um debate.

Em um segundo momento, foi realizada uma culminância na escola onde foram expostas fotografias, vídeos e trabalhos desenvolvidos pelos discentes trazendo os conhecimentos adquiridos na caminhada para os demais alunos. Por fim, os estudantes foram levados para conhecer o município de Vassouras, no sul do Estado, local que fazia parte das terras da antiga Fazenda Imperial.

A caminhada cultural prestigiou o seguinte roteiro: Hanggar do Zeppellin, Palacete do Exército, Fonte Wallace, Mirante, Matadouro e Palacete Princesa Isabel. O pontapé inicial ocorreu propositalmente por pontos que muitos alunos desconheciam de Santa Cruz. O bairro, que apresenta um museu a céu aberto, foi palco de uma aula passeio para reconhecimento do lugar onde moram.

Leia mais: Guia Histórico
SEDE DA FAZENDA REAL: A PÉROLA DA COROA

 

O projeto foi idealizado pela coordenação pedagógica do Ciep, juntamente com as professoras Marialda Duarte de Souza Baptista, Marcia Regina Miguel e Maristela Boaventura Fonseca. O intuito da atividade foi promover a conscientização para a mudança de atitude do aluno morador do bairro de Santa Cruz. “Através desse estímulo, introduzimos argumentos importantes para melhorar a autoestima deste cidadão, em especial a sua apropriação cultural”, diz trecho da metodologia do projeto.

De forma multidisciplinar, a atividade envolveu história, matemática, filosofia, sociologia e geografia, colocando em prática uma das obrigatoriedades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incentiva projetos únicos em comum com demais disciplinas.

De acordo com as professoras, o resultado do projeto foi um sucesso, pois os alunos reconheceram o bairro como parte importante da história do Brasil. Além disso tiveram melhor percepção sobre o lugar onde vivem, conhecido como extremo oeste, tendo impactado até mesmo no aumento da autoestima dos estudantes moradores de Santa Cruz.


Por Richard Günter
Ciep 392 Mário de Andrade
Estrada Vitor Dumas, s/nº – Santa Cruz – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 23550-550
Fotos cedidas pela escola


Deixar comentário

Podemos ajudar?