Sarau Literário

E suas variadas manifestações artísticas


O segundo semestre do Colégio Estadual Manoel Bandeira, localizado em Duque de Caxias, começou com muita interatividade através do projeto Sarau Literário, idealizado pela professora de Língua Portuguesa, Literatura e Arte, Simone Fintelman de Oliveira, e pelo coordenador pedagógico Marcelo Antônio da Silva.

O tema trabalhado entre as turmas dos ensinos Fundamental e Médio do colégio contemplou as mais variadas expressões artísticas, cujas narrativas contribuíram para um aprendizado ainda mais envolvente e colaborativo. É o que afirma a professora Simone, ao explicar que o objetivo do projeto foi, sobretudo, atrair os alunos, valorizando os talentos culturais presentes na comunidade escolar.

“É, na verdade, um espaço para sair da rotina, permitindo maneiras diferentes de interação e uma maior autonomia dos nossos alunos, onde saberes, experiências e curiosidades são trocadas. Mais do que sair da rotina, o Sarau é um método que pode ser usado para conhecer melhor a nossa clientela. E, dessa forma, a escola passa a ter uma função social, que não é apenas a de informar, mas formar cidadãos críticos e capazes para o exercício constante da cidadania”, assegura a docente de Língua Portuguesa, Literatura e Arte.

 

Ícones da literatura ganham vida no projeto

O eixo que norteou a temática explorou a vida e a obra de vários baluartes da literatura brasileira e também a de cordel. Seguindo essa trilha, os alunos tiveram um tempo para pesquisar sobre os personagens e cada docente, de acordo com sua disciplina, trabalhou o tema de forma interdisciplinar. “As turmas foram orientadas com cerca de dois meses de antecedência por professores da área de Linguagens (Português, Arte, Inglês e Educação Física) e houve uma divisão por subtemas, como: Personagens do Sítio do Pica-pau-amarelo, Personagens das obras do poeta Manuel Bandeira, O Navio Negreiro de Castro Alves, Personagens da obra O Cortiço, entre outros”, revela Marcelo Antônio da Silva, coordenador pedagógico do colégio Estadual Manoel Bandeira.

Ao final da fase teórica, alunos e professores se prepararam para as apresentações dos trabalhos, avaliação e exposição da mostra literária. Divididos entre os dois turnos, eles organizaram vários ambientes temáticos. “As apresentações ocorreram nos dois turnos (manhã e tarde), somando 12 salas, cada uma com o seu devido tema, pesquisado, trabalhado, ornamentado e exibido de forma que representasse adequadamente o seu assunto”, relata Simone Fintelman relembrando que, além despertar o interesse dos alunos pela leitura de toda a criação cênica, alguns deles materializaram-se como personagens.

 

Projeto Sarau Literário desperta o interesse dos alunos pela leitura

Ao frisar a importância dessa manifestação literária entre os mais jovens, os professores foram unânimes em dizer que, além de trabalhar a cultura e a arte como foco motivador da aprendizagem plena e satisfatória, o conhecimento da riqueza literária que possuímos no Brasil foi essencial.

Ao ser questionado acerca da diversidade na expressão artística literária, Marcelo Antônio da Silva pontuou que a presença de debates, músicas, poesias, danças etc., aliados à oralidade, só favoreceu ainda mais a comunicação entre alunos e professores e a comunidade escolar. “Esse tipo de atividade promove uma interação muito mais forte entre todos, facilitando a aprendizagem de forma mais dinâmica e versátil. No entanto, trabalhar com projetos é sempre uma saída para a valorização da educação, além de ser algo enriquecedor, já que os próprios estudantes são inseridos como protagonistas da ação. Todo esse processo busca movimentar positivamente a comunidade escolar”, completa o coordenador pedagógico.

 

Alunos e professores enaltecem o resultado

Além do sucesso pedagógico, com uma ampla aquisição dos conhecimentos entre os estudantes, o projeto também conquistou os jovens alunos. “Participar desse tipo de atividade é muito gratificante, e com certeza ficará marcado para sempre em nossas memórias. Pude aprender muito mais e vivi a experiência que foi relatada na obra literária estudada. Já estou aguardando os próximos projetos com bastante ansiedade”, elogia Otávio Felix, aluno do 2º ano do Ensino Médio, do turno da tarde.

Para Dyogo Yvis, do 1º ano do Ensino Médio, turno da manhã, o projeto e suas manifestações literárias, da maneira como foram desenvolvidos, se situaram no universo narrativo jovem de uma forma muito interessante. “Esse tipo de atividade é bem legal, pois, além de aprendermos de uma forma melhor, fazemos coisas diferentes do dia a dia das aulas. Sei que foi um desafio para mim, mas garanto que valeu muito a pena”, afirma o aluno.

Para os professores envolvidos no projeto, a reunião de diferentes manifestações artísticas tem sido continuamente um caminho de aproximação entre os educandos, sobretudo nos dias de hoje. “Indubitavelmente a literatura e a arte, como são atemporais, promovem um conhecimento muito relevante atualmente, levando os jovens a uma reflexão sobre os acontecimentos políticos, econômicos e sociais”, afirma a professora Simone, em consonância com o coordenador pedagógico Marcelo.


Por Antônia Lúcia
Colégio Estadual Manoel Bandeira
Rua Itaguaçu, s/nº – Santa Lúcia – Duque de Caxias/RJ
CEP 25271-210
Diretora: Maria da Penha de Souza Vieira
Fotos: cedidas pela escola


Deixar comentário

Podemos ajudar?