Mostra de Arte Moderna

Celebra a expressão de sentimentos e aprendizagens em formas de cores e traços


Mesmo em suas muitas definições estéticas, o protagonismo da arte sempre estará anelado às atividades humanas em suas variadas linguagens e ações. E dentro desse tear inclusivo a escola municipal Professora Mariza Azevedo Catarino, localizada em São João de Meriti, realizou a Primeira Mostra de Arte Moderna da Escola Mariza, com olhares sob o tema: Família – Quem cuida de mim.

Composta por Classes Especiais e o Ensino Fundamental I, bem como o Ciclo da Alfabetização de Ensino, tendo entre as turmas alunos com TEA, a equipe pedagógica, juntamente com o diretor Ronaldo de Souza Santos, familiares e alunos, promoveu a mostra visando, sobretudo, a ideia de materializar a proposta de ensino para a inclusão escolar.

Divididos em conformidade com as faixas etárias e os níveis de ensino, os alunos participaram de todas as etapas da mostra, explica a equipe pedagógica. “Temos as classes de autismo com estudantes da faixa etária de 4 até os 14 anos e a EJA Especial Diurno com alunos a partir dos 15 anos de idade”, esclarece a direção, enfatizando que todos participaram ativamente respeitando sempre o tempo de cada indivíduo.

De acordo com a comunidade escolar, os desafios são muitos, mas todos servem para motivar os envolvidos, uma vez que todo o trabalho realizado visa promover o desenvolvimento integral dos alunos proporcionando sua inclusão proativa no mundo do conhecimento. “Estabelecendo condições de acessibilidade, aprendizagem e desenvolvimento na escola básica e na sociedade, sempre respeitando e minimizando as diferenças”, pontua uma das professoras da equipe.

Segundo o diretor Ronaldo, o trabalho sempre foi desenvolvido na busca por ambientes que proporcionem a aprendizagem de diferentes posicionamentos, uma vez que é importante e necessário que se permita estar em conexão com as variadas formas da aprendizagem conectadas ao objetivo de entender as possibilidades de abordagem de um trabalho que venha atender de forma inclusiva todo os estudantes com TEA.

 

Cada passo uma conquista

Como todo projeto, as muitas etapas que antecedem a culminância são tão importantes quanto a apresentação, segundo revela a equipe pedagógica ao proferir sobre os muitos momentos que todos passaram juntos no decorrer de dois meses de pesquisa e mobilização. “O projeto aconteceu através de muitas conversas e desdobramentos relacionados ao que poderia ser construído e desconstruído com respeito ao que seria apresentado como obra aos nossos alunos, que a partir de então se tornariam artistas em todos os sentidos”, revela Ronaldo.  O diretor relembra que foram apresentadas aos alunos várias imagens de obras de alguns artistas que participaram da Semana da Arte Moderna, dando início ao processo de criação de produções coletivas, individuais, de pinturas em tela, através de releituras de algumas obras, realizando um entrelaçamento entre as obras e o tema Família – Quem cuida de mim.

De acordo com a direção e professores, o resultado final do projeto não poderia ter sido melhor. Segundo a escola, a apresentação da mostra trouxe a família ainda para mais junto da unidade escolar, visitando e celebrando ao lado dos alunos os lindos trabalhos, produções e belíssimas pinturas em telas criadas sob uma mistura de cores, formas, linhas e traços, expressando a mais pura emoção oriunda do tear da arte.

Experiência extraordinária

Extraordinário! Esse foi o retrato verbal da experiência vivida por toda a comunidade escolar. “Vivenciamos o notável, o surpreendente, dentro da habilidade de artes de forma contagiante a todos os profissionais envolvidos neste grandioso trabalho. Isso só reforça a certeza de que juntos proporcionamos aos nossos alunos momentos de prazer e criatividade, expressando, através da arte, sentimentos e emoções de forma singular”, celebra Ronaldo de Souza Santos, diretor-geral, juntamente com a equipe pedagógica da Escola Municipal Professora Mariza.


Por Antônia Lúcia
Escola Municipal Professora Mariza Azevedo Catarino
Av. Mendes de Oliveira – Grande Rio – São João de Meriti/RJ
CEP: 25540-030 – Tel.: (21) 2650-2045
Ronaldo de Souza Santos – Diretor-geral – Mat. 10162


Deixar comentário

Podemos ajudar?