O que é Metaverse? Ou “Metaverso”


A pergunta começa de forma bem simples: O que é Metaverse? Ou, aportuguesando, “Metaverso”. O que isso tem a ver com a mudança do nome da holding do Facebook para Meta? Que ambiente é esse? Isso é real ou virtual? Ou seja, dúvidas e indagações não faltam acerca desse tema. Nessa reportagem vamos esclarecer alguns pontos, a fim de que possamos navegar com um pouco mais de conhecimento acerca dessa experiência futura em nosso presente.

 

O que é metaverso?

O conceito de metaverso ainda é muito recente e, apesar de já transitar entre os pares do universo virtual desde 2000, acaba sendo um mix do virtual com a presença maciça da realidade aumentada. Ou seja, podemos dizer de forma simplória que é a experiência vivida pelo usuário, com influências reais, dentro do espaço virtual resultando em uma única fusão.

De acordo com os especialistas do assunto, desde que o Facebook mudou sua holding para “Meta”, os holofotes voltaram-se ainda com mais força para o termo “Metaverse” (leia a entrevista de Mark Zuckerberg, sobre a mudança de nome). Mas, independente do posicionamento da gigante Facebook, é sabido que muito ainda se tem para aprender e explorar a respeito do tema. Entretanto, para alguns usuários de jogos virtuais essa novidade não chegou a causar estranheza, uma vez que os jogadores de RPG e muitas outras plataformas já exploravam seus próprios universos, espaços e, por que não arriscar a dizer, mundos virtuais, a partir do conforto de seus lares.

 

O que pode ser feito no Metaverso?

Nesse domínio virtual de alguns jogos, os usuários já exerciam atividades pertinentes ao Metaverso como, por exemplo: explorar, fazer amigos, comprar e trocar moedas do jogo, alimentar seus bichos de estimação, entre outras coisas. O que presenciamos hoje é esse mesmo conceito bem mais aperfeiçoado, cujo objetivo é replicar a realidade por meio de dispositivos digitais de maneira coletiva e compartilhada.

 

Como viver essa experiência?

Parece confuso, mas acaba sendo bem simples. Para começar, basta pegar o que já temos como vivência da internet e modernizar para um espaço tridimensional com a participação do equipamento propício, ou seja VR – realidade virtual aumentada –, cujo exemplo, bem próximo dessa nova tecnologia, são os óculos de realidade virtual.

Com esse e outros aparatos tecnológicos o usuário poderá explorar e viver experiências que vão desde criar uma versão digital de si mesmo, que pode ser o seu “eu digital” – podendo comparecer sem sair de casa a uma reunião ou conferência virtual em que o holograma se faz presente –, até experimentar uma roupa virtualmente sem se deslocar. As possibilidades crescem à medida que o “projeto metaverso” vai sendo explorado e aperfeiçoado pelos especialistas.

 

Como você pode entrar no Metaverso?

A entrada nesse universo ainda requer um pouco de paciência, estar atento às novidades, informações e atualizações acerca do tema e suas nuances, além, é claro, de fazer aquela pesquisa ou fuxicar um pouquinho, que sempre acrescenta. Até porque o aprimoramento dessa realidade ainda está se autodisseminando mundo a fora, e muitas águas ainda vão rolar debaixo dessa ponte.

 

Alguns exemplos tangíveis do Metaverso

Alguns filmes já nos levam a essa experiência com seus efeitos tridimensionais. Ready Player One e o Upload da Amazon são duas mostras bem incríveis de como um metaverso pode se tornar parte de nossas vidas. No mais, é acompanhar o movimento dessa revolução tecnológica e estar atento às novidades no mundo real e no virtual, é claro!


Por Antônia Lúcia


Deixar comentário

Podemos ajudar?