Jornal Escolar

Professora de história estimula o conhecimento e a criatividade dos alunos através da produção de um jornal impresso e virtual


Já imaginou unir fatos históricos, tecnologia e assuntos do cotidiano em um único projeto? É o que a professora Mirtes Alves fez com os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Raymundo Correa, localizado em Queimados. A ideia foi desenvolver uma educação multidisciplinar a partir da criação de um jornal escolar. E o mais legal foi que eles desenvolveram uma versão impressa e uma virtual para o Youtube.

A educadora conta que o ponto de partida foi levar um grupo de estudantes para uma trilha onde caminharam por cerca de duas horas em um percurso histórico, para transformar as informações em um jornal para ser distribuído em toda a comunidade escolar. “O intuito dessa iniciativa foi estruturar a elaboração, produção e edição do periódico. Além disso, compreender que o aluno é protagonista na construção do seu conhecimento”, explica Mirtes.

A turma do Ensino Médio participou também de uma trilha e conheceu aspectos históricos da região

 

De acordo com ela, a ideia foi compartilhar com a comunidade escolar a experiência adquirida após finalizar a edição do jornal e tornar o projeto permanente no calendário escolar. “A metodologia usada foram as ativas, onde o aluno é protagonista da construção do seu conhecimento. Após a trilha com percurso histórico, o próximo passo foi conectar o aprendizado a partir de entrevistas e da escrita, relacionando a importância do meio ambiente, os traços históricos e assim transformar as informações em um jornal para ser distribuído na comunidade escolar”, pontua.

Para desenvolvimento do projeto foram necessários alguns recursos, entre eles: computador, acesso à internet, ônibus de passeio, sala de reuniões, materiais de escritório, televisão e apoios financeiros para a impressão do jornal na gráfica. No decorrer das atividades foram feitas reuniões para elaborar pautas e todo o processo, momento em que o periódico foi estruturado e delegadas funções aos alunos envolvidos.

Alunos produziram a versão impressa e on-line do Jornal Escolar, que abordou temas bem variados

 

Na primeira edição do jornal, os estudantes abordaram temas como a Semana de Arte Moderna e o Dia Internacional da Mulher, entrevistaram novos alunos e a diretora, lançaram o quadro “Não é fofoca, é boato” e mostraram o que aprenderam na aula passeio. Em outra edição eles deram destaque aos três projetos do colégio: a visita ao Parque Nacional de Nova Iguaçu, as atividades de prevenção (de setembro, outubro e novembro) e o Dia da Consciência Negra.

A docente conta que a proposta se tornou inovadora, pois trouxe experiências para os estudantes, diminuiu as faltas e ainda contribuiu para o engajamento de toda a comunidade escolar. “Além disso, trouxe novas perspectivas para a escola e para os alunos. E o mais bacana disso tudo foi que as notas aumentaram e o projeto se tornou parte da vida escolar deles”, finaliza Mirtes.

Quem quiser conhecer a versão digital desse trabalho, basta acessar Jornal Raymundo Informa no Youtube.


Por Jéssica Almeida
Fotos cedidas pela professora e banco de imagens gratuitas do Freepik.


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