Papa lança curso educacional gratuito

Modalidade é on-line e pode ser acessada pela plataforma educativa Farol 1817


A professora responsável pelo curso, Mariane Lins, diz que a atividade é voltada a todos e não apenas para os que atuam em escolas católicas e instituições ligadas à Igreja, já que o objetivo é formar uma aliança, uma aldeia educativa com a sociedade.

O movimento se baseia na experiência adquirida pela pontifícia fundação Scholas Ocurrentes, uma rede mundial de jovens unidos pela educação e pelo esporte.

Durante o ano, eles desenvolverão projetos de impacto socioambiental em suas comunidades e irão convidar personalidades do mundo da cultura e da tecnologia, como o líder da banda U2, Bono Vox, para dar aulas. “Aqui falamos da cultura do encontro, da inclusão”, disse o cantor, que será um dos professores da escola.

O curso tem 10 horas de duração e é dividido em três partes: o pensamento educativo de Francisco; o instrumento Laboris do Pacto Educativo Global; e os passos práticos para implementar os conceitos. Ele faz parte da série “Nos passos de Francisco”, mas pode ser realizado de forma independente. As aulas trazem uma ideia geral dos conceitos, entre os quais: Educação baseada em diálogo; Educação para o acolhimento; Integração das três linguagens: coração, mente e mãos; e Relação intergeracional.

 

O Pacto Educativo Global tem 7 pilares de compromisso:

1 – Colocar a pessoa no centro de cada processo educativo.

2 – Ouvir a voz das crianças, adolescentes e jovens a quem transmitimos valores e conhecimentos.

3 – Favorecer a plena participação das meninas e adolescentes na instrução.

4 – Ver na família o primeiro e indispensável sujeito educador.

5 – Educar e educarmo-nos para o acolhimento, abrindo-nos aos mais vulneráveis e marginalizados.

6 – Encontrar outras formas de compreender a economia, a política, o crescimento e o progresso, na perspectiva de uma ecologia integral.

7 – Guardar e cultivar a nossa casa comum, protegendo-a da exploração dos seus recursos, adotando estilos de vida mais sóbrios e apostando na utilização exclusiva de energias renováveis.

Ainda segundo Mariane Lins, todos que se relacionam com a educação de alguma forma podem encontrar espaço de reflexão e de uma primeira aproximação com o pacto educativo a partir desse curso, sejam educadores, famílias, catequistas, estudantes, agentes comunitários, professores da educação básica e superior, e quem mais tiver interesse em contribuir para uma mudança na educação e na sociedade.

Para saber mais acesse: Curso.farol1817.educacao


Por Richard Günter
Fontes: MEC | Farol 1817 | Anec
Fotos: Farol1817-Imprensa


Deixar comentário

Podemos ajudar?