Dia Nacional do Futebol

Que tal aproveitar essa paixão nacional para ensinar aos alunos a importância do esporte e da atividade física de forma multidisciplinar?


Que o futebol é uma paixão nacional todo mundo sabe. O que talvez você não saiba é que, apesar da sua popularidade entre os brasileiros, ele nasceu na Inglaterra. E você, professor, pode aproveitar o tema para estimular a prática de atividade física e outros conteúdos de forma multidisciplinar. Na editoria Calendário dessa edição vamos abordar o Dia Nacional do Futebol e te ajudar com dicas de como trabalhar o tema em sala de aula. Vamos lá?

Origem da data comemorativa

Introduzido oficialmente como esporte no Brasil por Charles Miller, em 1894, o dia 19 de julho foi a data escolhida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A ideia era homenagear um time do Rio Grande do Sul, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900. Esse foi o primeiro time registrado como clube de futebol no Brasil e é o clube há mais tempo em atividade no país. E a primeira partida no Brasil foi registrada em 1º de agosto de 1901 sendo realizada em Niterói. A disputa, entre uma equipe brasileira e outra inglesa, terminou em 1×1.

 

Dicas de atividades

Muito comum nas aulas de Educação Física, o tema também pode ser trabalhado em outras disciplinas. Separamos algumas sugestões de atividades que unem diversão e aprendizagem. Confira!

Chute Numérico: em uma parede, você pode colocar folhas de papel numerada de 1 até 9, que serão alvos das crianças em chutes, que podem ser definidos em sequência ou ainda somente número ímpares, somente números pares, a data de nascimento, entre outras possibilidades. O objetivo é que as crianças treinem as habilidades manipuladoras e o raciocínio lógico-matemático. Outra versão deste jogo é que elas tentem acertar os números maiores e façam um desafio no qual vence quem somar os números mais altos em três tentativas de chute.

Gol a Gol: a brincadeira com os pares de sapato como traves pode ser feita dentro de sala de aula mesmo, utilizando bolas de meia e criando algumas regras, como espaços demarcados dentro da casa ou passando por alguns desafios como pular, saltar, rolar antes de tentar os gols. Além de divertida, a brincadeira será uma atividade física para os pequenos.

Futebol de Canudo: com dois canudos e bolinha de papel amassada, em um campo de futebol adaptado na mesa ou no chão, as crianças sopram a bolinha em direção ao gol. O objetivo é tentar vencer o oponente no sopro. O jogo, que promete ser bastante animado e divertido, é uma possibilidade de desenvolver a capacidade respiratória da criança e habilidades como estratégia e criatividade. Durante o momento das brincadeiras com os pequenos, as capacidades físicas e as habilidades de convívio serão estimuladas, além da possibilidade de troca de conhecimento acerca do esporte, sua história e curiosidades entre as famílias.

Dedobol: com tampinhas de garrafa plástica e um espaço plano, as crianças podem fazer demarcações para os gols e tentar acertar os alvos, sendo os jogadores os dedos das mãos. Com toques das tampinhas (petelecos), o objetivo é alcançar o gol adversário.

Uma seleção exclusiva

Está achando que acabou? Que nada! Vamos relembrar algumas matérias da Revista Appai Educar sobre atividade física e esporte, que também servirão de inspiração para você trabalhar o tema em sala de aula!

Dá pra aprender física assistindo futebol?
A garotada consegue aprender os princípios da física através do futebol. Quem explica isso é o educador Rafael Helerbrock, exemplificando as três leis de Newton aplicadas a partir desse esporte. Quer saber como? Então leia a matéria completa na página da revista.

Benefícios das práticas esportivas na escola
A volta dos alunos e professores às aulas presenciais colocou novamente luz sobre as quadras, pátios e ambientes recreativos dos colégios. Que tal então darmos aquela relembrada sobre a pedagogia do esporte, seus benefícios e as muitas contribuições para o desenvolvimento dos educandos? Leia a matéria completa.

Saúde em movimento
Você sabia que projetos e atividades ligados ao exercício corporal têm sido um eixo no aumento da capacidade cognitiva do ser humano? Venha entender como, lendo a matéria completa da revista.

 

Incentivo da Appai

Se você é associado da Appai, pratique diferentes modalidades de atividade física através dos benefícios Caminhadas e Corridas, Danças e Convênio Academias. Por lá, você tem acesso a corridas de rua, aulas de dança em diferentes modalidades, além de eventos exclusivos.

 

Envie o seu projeto para a revista

Para conhecer outros projetos ligados ao tema ou demais disciplinas, acesse a página da revista no site da Appai. E não esqueça de enviar o seu projeto para a nossa equipe através do e-mail redacao@appai.org.br. Vamos adorar conhecer seu trabalho e quem sabe divulgar nas próximas edições da revista.


Por Jéssica Almeida
Fotos: Banco de imagens gratuitas do Freepik.
Fonte: Planeta Educação.


Deixar comentário

Podemos ajudar?