Como a educação pode transformar os rumos de um país?

*Por Regina Oliveira


Quando o assunto é educação, surgem diversas lembranças do tempo de escola: dos professores, das brincadeiras, dos amigos, dos aprendizados e de todo aquele ambiente através do qual passamos boa parte de nossas vidas. É na escola o primeiro local social de que a criança possui experiência, e a importância dela é fundamental para um crescimento emocionalmente saudável de todo ser humano.

A educação tem um poder transformador, pois o educador não apenas educa, mas transforma vidas. E celebrar esta data em tempos tão desafiadores como esses que estamos vivenciando desde o início da pandemia nos leva a refletir em quais aspectos a educação pode mudar os rumos de um país. Entre eles estão o combate à pobreza, o crescimento da economia, a promoção da saúde, a diminuição da violência, a garantia de acesso a outros direitos, a proteção do meio ambiente, o fortalecimento da democracia e da cidadania e a compreensão do mundo que nos faz cidadãos globais.

Com o desenvolvimento na qualidade da educação alcançamos também um melhor aproveitamento das oportunidades no cenário mundial. É possível pensar em competências globais como o conjunto de conhecimentos, habilidades e motivações para investigar o mundo, reconhecer diferentes perspectivas, comunicar ideias e se tornar agente de mudanças na sociedade.

A busca pela formação escolar é o direito social mais importante que qualquer cidadão deve exigir do Estado, principalmente pelo fato de que a educação atribui os conhecimentos necessários previstos pela lei. A família também tem a função de complementar a formação das crianças e, junto à escola, contribuir para uma construção cognitiva, afetiva, social e da personalidade dos estudantes.

A educação é o maior bem público de uma nação em desenvolvimento. O Brasil já enfrentou muitos desafios e rompeu diversas barreiras a fim de preparar pessoas com uma percepção diferente para o futuro. Prezar também pela formação de nossos educadores é o caminho para o sucesso neste setor, garantindo uma educação cada vez mais de qualidade e que transforme a sociedade. Falar de educação é olhar para o futuro!


* Regina Oliveira é fundadora da Rede Decisão, grupo educacional brasileiro responsável pela gestão pedagógica de escolas privadas de educação básica.
CDI Comunicação  
Giovanna Trevisanuto – giovanna.trevisanuto@cdicom.com.br
(11) 3817-8002 / 99395-6767


Deixar comentário

Podemos ajudar?