Tecnologias web abertas

Conheça o livro digital que permite interatividade entre professor e aluno


Parece até filme de ficção científica. Imagine a cena: você dá uma aula e permite que seus alunos acessem um livro didático digital que nos finais dos capítulos traz exercícios interativos sobre o conteúdo. E melhor, as respostas são automaticamente encaminhadas para uma plataforma, onde você consegue avaliar o desempenho e o desenvolvimento de cada aluno e as questões com maior incidência de erros e acertos, entre outras informações. Os estudantes, por sua vez, corrigem a atividade em tempo real e ainda interagem com objetos didáticos no livro. Apesar de ser o enredo de uma história futurística, isso já existe! Acredite!

Essa imaginação acima é uma descrição resumida de uma das possibilidades de aplicação do Livro Digital Conectado, criado pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). A solução inédita é baseada em tecnologias web abertas, podendo ser adotada sem qualquer custo por instituições educacionais ou simplesmente por quem se interessar.

O especialista em desenvolvimento web do Ceweb.br/NIC.br, e um dos idealizadores da solução, Reinaldo Ferraz, revela que o grande mérito da iniciativa é tirar o leitor da passividade. “Com a solução do Ceweb.br, o estudante passa a interagir com o livro e este com o leitor. A nossa ideia é fomentar a discussão sobre o potencial que o livro digital tem”, afirmou em coletiva on-line no Youtube, acompanhada pela equipe de redação da Revista Appai Educar.

O protótipo do projeto foi inspirado a partir de um exemplar da iniciativa Um Livro Aberto, que produz de forma colaborativa com professores e pesquisadores obras didáticas de matemática, oferecendo os materiais gratuitamente. “Estamos prevendo uma interação via formulário, com os alunos respondendo perguntas. Com base nisso, o professor vai poder avaliar a evolução do estudante, se ele está assimilando o conteúdo ou não. Isso tudo dentro de uma única plataforma em que o livro está inserido. Ainda é possível exportar dados para sistemas tipo L arning Management Systems, de gestão educacional. Nosso objetivo é oferecer à sociedade uma ferramenta inclusiva”, explicou Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br/NIC.br.

Diniz enfatizou também que é possível inserir gráficos longitudinais, por exemplo, sobre a evolução da inflação, que são atualizados automaticamente no momento da leitura do texto. Reinaldo complementou dizendo que a plataforma tem um potencial de aplicação enorme, cujo limitador será a criatividade.

Para ele, a questão da acessibilidade é outro ponto importante do projeto. “O livro digital começa com a premissa de ser acessível e eliminar barreiras. O leitor poder acessá-lo a partir dos mais diversos tipos de dispositivos, como computador, tablet e celular, além de ter a chance de lê-lo em qualquer lugar e de interagir com a publicação. Isso é um ponto para a democratização da informação”, ressaltou.

O projeto disponibiliza ao usuário uma publicação digital no formato aberto ePub e uma plataforma que recebe os dados originados da interação entre leitor e publicação. Na programação do livro digital, é necessário inserir uma codificação disponível nos arquivos do projeto. Essa mesma codificação estará conectada à plataforma. “São apenas dois produtos que garantem a interatividade do livro digital”, explicou o especialista. Segundo ele, todas as funcionalidades já podem ser utilizadas em alguns e-readers mais modernos disponíveis gratuitamente no mercado.

Na prática, a tecnologia inovadora promove interação com objetos educacionais. Por exemplo: através dos exercícios, é possível aplicar múltipla escolha, questões dissertativas e muitos outros tipos de exercícios interativos que podem ser corrigidos em tempo real. Com a pesquisa é muito simples encontrar um conteúdo dentro do ePub. O formato oferece suporte a metadados e taxonomias educacionais, além de permitir que os dados sincronizados se transformem em relatórios de desempenho individual e em outras ferramentas úteis para professores e alunos. Um prato cheio!

Através do protocolo xAPI, o eduPUB tem a capacidade de transmitir e receber dados de forma síncrona ou assíncrona por meio de uma central de dados educacionais (LRS).

LRS: O Learning Record Store é o coração de qualquer ecossistema xAPI, recebendo, armazenando e retornando instruções xAPI. Todas as outras ferramentas que enviam ou recuperam dados de atividades de aprendizagem irão interagir com o LRS como o armazenamento central.

API: A Experience API  é uma especificação para tecnologia de aprendizagem que possibilita a coleta de dados sobre a ampla gama de experiências que uma pessoa tem (on-line e off-line).

O projeto sem dúvida é fácil para o aluno, mas principalmente para o professor, que pode utilizar seu livro didático preferido, traçar seus objetivos pedagógicos e acompanhar o desenvolvimento dos estudantes através dos dados compartilhados. Também é possível acompanhar a correção dos exercícios em tempo real, interagir com objetos didáticos dentro do próprio livro e ter uma experiência educacional muito mais rica e autônoma.

 

Confira na íntegra o lançamento do projeto:

 

 

Conheça a solução em: edupub.ceweb.br/


Por Richard Günter
Fotos: Banco de imagens


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