Semana literária: uma viagem ao mundo das narrativas

Cresce o número de leitores no Brasil


Ainda é muito comum ouvirmos que o brasileiro não gosta de ler. Que o Brasil não é um pais de leitores. Será? No ano em que se comemora o centenário da Semana de Arte Moderna, a leitura em seus vários formatos – impresso, digital, audiobook, podcast – ganha o protagonismo dessa narrativa.

Ocupando o 27º lugar no ranking mundial de leitura, o Brasil vem ganhando folego nessa área. É o que mostra o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), apontando um crescimento de 4,9% em relação ao mesmo período de 2020, fechando o ano de 2021 com mais de 55 milhões de exemplares vendidos.

De acordo com o presidente do Snel, o saldo positivo desse ano, deu-se também devido ao cenário mais controlado da pandemia. “Ficamos muito felizes com os resultados, por ter demonstrado que a retomada do hábito de leitura permaneceu forte, mesmo sob todas as complexidades do ano que passou”, comenta Dante Cid, presidente do Snel.

Um outro fator agregador no acesso e tratamento da informação e leitura, são as TICs – Tecnologias da Informação e da Comunicação –, que dialogam acerca da utilização das máquinas e programas que geram acesso ao conhecimento, articulados com os processos de transmissão e comunicação.

Nesse contexto as mídias digitais com seu formato peculiar de leitura, por estimular uma leitura mais rápida, mais imagética e uma experiência um pouco diferente daquela em que apenas os livros físicos levavam o leitor a fazer essa imersão ao mundo do conhecimento, vem despertando um interesse singular pelo formato de suas narrativas, de seus autores, escritores e influenciadores.

Várias escolas levaram seus alunos a ingressar nessa onda literária com intuito de estimular a leitura entre os educandos. O Colégio Objetivo, por exemplo, inclui em seu calendário um período para que os alunos conheçam o universo literário mais de perto com a presença de autores, contadores de histórias, exposições de trabalhos e realização de diferentes oficinas proporcionando momentos de reflexão e aprendizagem na semana literária. Uma outra escola que aproveitou esse momento para estimular, ainda mais, a leitura e a criatividade entre seus alunos foi a equipe pedagógica do Colégio Alberto Monteiro de Carvalho. De acordo com a diretora Adriana Thiago, os alunos foram os protagonistas da exposição literária através da mostra de vários trabalhos.


Por Antônia Lúcia


Deixar comentário

Podemos ajudar?