Imperatriz do Brasil

Afável, Teresa Cristina ficou carinhosamente conhecida como "Mãe dos brasileiros"


No imaginário das narrativas da literatura infantil, as personagens das rainhas e princesas sempre tiveram um espaço de beleza, exuberância e carisma. Esse ano, diferente de um conto de fadas, mas não menos emocionante e surpreendente, o Brasil comemora o bicentenário de nascimento da Imperatriz Teresa Cristina. Nascida na Itália, ela se casou, aos 21 anos, com o Imperador do Brasil Dom Pedro II. Desde então, tornou-se uma das principais responsáveis pelo fomento à cultura, incentivando o estreitamento histórico-cultural entre as duas nações.

O bicentenário da Imperatriz do Brasil trouxe de volta à memória dos brasileiros a vasta contribuição de Teresa Cristina, sobretudo no campo das artes, com destaque para a música e a arqueologia. De acordo com historiadores, por sua contribuição, parte da história cultural luso-brasileira pôde ser contada através de mais de 700 peças expostas nos museus brasileiros, datadas dos séculos VII a.C. a 3 d.C. Infelizmente, com o incêndio do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, em setembro de 2018, parte dessa coleção se perdeu ou foi parcialmente destruída.

 

O livro “A Cidade de Teresa”

Como parte das comemorações dos 200 anos de nascimento da Imperatriz que ficou conhecida como “mãe dos brasileiros”, por sua generosidade e incentivo às artes, cultura, saúde e educação, os alunos da rede estadual receberão o livro infantil: “A Cidade de Teresa”, de Ana Maria de Andrade, uma narrativa que conta a história da Imperatriz do Brasil, mas também de reis e rainhas, de uma forma lúdica e surpreendente a partir de um texto rimado, em linguagem simples e divertida.

O local escolhido para a apresentação da obra foi o Colégio Estadual Rodrigo Otávio Filho – Intercultural Brasil-Itália, no Irajá, onde mais de 400 alunos cursam o Ensino Médio e têm o idioma italiano, não somente como uma segunda língua, mas também como proposta pedagógica a fim de desenvolver relações de cooperação e preservação das identidades culturais.

Além de conhecerem um pouco da história da imperatriz brasileira, os educandos participaram de um bate-papo com a autora, que também é ilustradora, sobre o passo a passo de criação da sua obra que, além de contar a história de Teresa Cristina, faz uma celebração a Teresópolis e a todas as cidades do Brasil que receberam nomes em sua homenagem.

 

Exposições e mostras no bicentenário

O projeto do Colégio Estadual Rodrigo Otávio Filho – Intercultural Brasil-Itália é uma parceria da Secretaria de Estado de Educação com o Consulado-geral da Itália no Rio de Janeiro e o núcleo de Italiano da Faculdade de Letras da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também como parte das homenagens ao centenário da Imperatriz, a Alerj, em parceria com o consulado italiano, abriu as suas portas ao público para conhecer a mostra “As múltiplas faces da Imperatriz: Teresa Cristina em Construção”.

Durante a exposição, os visitantes puderam ver de perto os figurinos e parte da cenografia usados na novela “Nos tempos do imperador”, cedidos pela TV Globo. Entre os pertences da Imperatriz, réplicas de vestidos e objetos da coleção arqueológica. Teresa Cristina morreu aos 67 anos de idade, em Portugal, em dezembro de 1889.

Clique em Aventuras na História e conheça um pouco mais sobre a Imperatriz do Brasil que ajudou a mudar a nossa cultura. O site “Aventuras na História” selecionou 5 curiosidades sobre a vida e a morte de Teresa Cristina.


Por Antônia Lúcia
Colégio Estadual Rodrigo Otávio Filho – Intercultural Brasil-Itália
Rua Marambaia, Nº 408 – Irajá – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 21361-290
Tel.: (21) 2333-9844
Fontes: Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro
aventurasnahistória.com.br

 


Podemos ajudar?