Mudanças climáticas

Diversas atividades para trabalhar em sala de aula o aquecimento global, o efeito estufa e a reflexão crítica sobre mudanças climáticas causadas pelo homem


Falar sobre o aquecimento global e suas consequências no futuro às vezes parece uma temática redundante sem pouco efeito dentro da nossa realidade. Mas não há como negar que a ciência já comprovou que a humanidade não vai ter como fugir da caótica previsão que se estabelecerá se, de forma coletiva, nossas atitudes com o planeta não forem revistas com responsabilidade. Fato é: não há como reduzir esse efeito, mas há como diminuí-lo para que não avance em grandes proporções, já que a tendência é sempre a de se aumentar o consumo de produção por conta da grande expectativa causada pelo aumento da população global.

Entre as piores consequências estão: a redução da biodiversidade, aumento do número de casos de desastres naturais e desertificação. Só para se ter uma ideia, a saúde humana, a infraestrutura das comunidades, os sistemas de transporte, os suprimentos de água e a comida são exemplos de áreas que podem ser prejudicadas por esse fenômeno que preocupa os cientistas. No entanto, desafios maiores podem afetar alguns grupos sociais, como as pessoas que vivem em áreas mais pobres e vulneráveis.

Os governos já trabalham em ações conjuntas com outros países para tentar frear essa tragédia causada pelo homem, mas precisamos lembrar que os estudantes de hoje são os futuros governantes de amanhã, e se forem ensinados desde o princípio sobre as noções básicas de sustentabilidade e economia energética, eles se tornarão adultos conscientes. Para isso, separamos nessa matéria diversas atividades para trabalhar em sala de aula o aquecimento global, o efeito estufa e a reflexão crítica sobre mudanças climáticas causadas pelo homem.

Partindo do princípio, ainda há um certo desentendimento quando se fala sobre aquecimento global e efeito estufa. Muitos acreditam que este último é causado pela atividade industrial. Mas na verdade esse é um fenômeno atmosférico natural responsável pela manutenção da vida na Terra. Sem a presença dele, a temperatura no planeta seria muito baixa, em torno de -18ºC, o que impossibilitaria o desenvolvimento de seres vivos. Já o aquecimento global é o aumento da temperatura média do planeta por causa da emissão desenfreada desses gases. Esse agravamento está diretamente ligado às atividades industriais, que dependem da queima de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, que passam a emitir substâncias poluentes de forma excessiva.

Diariamente, a radiação do sol chega aqui na atmosfera da Terra. Parte dessa energia retorna para o espaço, enquanto outra é sugada pelo solo e pelos oceanos, o que gera o aquecimento. Esse calor é retido pelos gases naturais na atmosfera, e isso deixa a temperatura no ponto exato para a nossa existência. Por mais que esse efeito seja natural e essencial, a emissão desenfreada de gases industriais eleva a temperatura do planeta e causa o aquecimento global.

Depois da industrialização da sociedade, gases de efeito estufa de forma desregrada passaram a ser emitidos. Além disso, a demanda intensiva por recursos naturais sobrecarregou o planeta, com inúmeras pessoas usando carros para se locomover e com necessidades básicas de alimentação, energia, entre outras demandas.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em todos os cenários, exceto no de emissões mais baixas (SSP1-1,9), um aquecimento global de 1,5°C será ultrapassado num futuro próximo (entre 2023 e 2040) e permanecerá acima dessa marca até o final do século. E essa é uma consequência ocasionada pelas atividades humanas, nada tem a ver com o desenvolvimento natural da Terra.

No gráfico abaixo, podemos ver o aumento da temperatura e a previsão, de acordo com os cientistas.

 

Consequências irreparáveis

Entre os principais problemas causados pelo aquecimento global estão:

Temperaturas mais altas: à medida que a concentração dos gases de efeito estufa aumenta, o mesmo acontece com a temperatura da superfície global. O último período de dez anos (2011-2020) foi o mais quente já registrado, como vimos acima. Desde os anos 1980, cada década tem ultrapassado a anterior. Incêndios, por exemplo, começam com mais facilidade e se espalham mais rapidamente nessas condições.

Tempestades mais severas: conforme as temperaturas aumentam, mais umidade evapora, agravando chuvas e inundações extremas e causando precipitações mais destrutivas. Com frequência, essas tempestades destroem casas e comunidades, provocando mortes e enormes perdas econômicas.

Aumento da seca: as mudanças climáticas afetam a disponibilidade de água, tornando-a mais escassa em mais regiões. O aquecimento global agrava os períodos de seca em lugares onde a falta do precioso líquido já é comum e leva a um risco maior de colapsos agrícolas, afetando plantações, e ecológicos, aumentando a vulnerabilidade dos ecossistemas. Uma das consequências é a elevação dos preços dos alimentos.

Um oceano cada vez mais quente e maior: o oceano absorve a maior parte do calor gerado pelo aquecimento global. A taxa de aquecimento dos mares aumentou muito nas duas últimas décadas, em todas as profundidades. À medida que essa temperatura sobe, o volume aumenta, já que a água se expande quando aquecida. O derretimento de placas de gelo também provoca o aumento do nível do mar, ameaçando comunidades litorâneas, insulares e a vida marinha.

Perda de espécies: um milhão de espécies estão em risco de extinção nas próximas décadas. Incêndios florestais, clima extremo, além de doenças e pragas invasoras estão entre as várias ameaças relacionadas às mudanças climáticas. Algumas espécies conseguirão se deslocar e sobreviver, mas outras não.

Não há comida suficiente: a pesca, a agricultura e a criação de gado podem ser destruídas ou se tornarem menos produtivas. Com o oceano ficando mais ácido, os recursos marinhos que alimentam bilhões de pessoas estão em risco. O estresse térmico pode diminuir a quantidade de água e as áreas de pastagem, causando o declínio da produção agrícola e afetando o gado.

Mais riscos para a saúde: os impactos climáticos já estão prejudicando a saúde, com poluição do ar, doenças, deslocamento forçado, pressões sobre a saúde mental e aumento da fome e subnutrição em locais onde as pessoas não conseguem cultivar ou encontrar alimentos suficientes.

 

 

É possível falar sério de forma lúdica

Os alunos da Escola Estadual Dr. Leôncio Gomes de Araújo, em São Lourenço da Mata, região metropolitana de Recife, assistiram em casa uma reportagem em que o cientista Stephen Hawking, falecido em 2018, afirmava que em mil anos a Terra se tornará inóspita devido à degradação ambiental e que os seres humanos terão de migrar para outro planeta (hipótese em que o empresário Elon Musk já vem trabalhando com a ideia de explorar Marte a partir de 2025). Os estudantes acabaram levando esse questionamento para a sala de aula.

A professora de matemática e física Vanessa Delfino viu na dúvida dos alunos uma oportunidade de discutir a questão ambiental com o Ensino Fundamental II e criou um projeto para conscientização sobre os problemas ambientais causados por seres humanos, seus impactos e as atitudes que podem mudar essa realidade. Com base em pesquisas, debates e até uma visita ao planetário, os estudantes buscaram entender o que torna um planeta habitável ou não. Depois, foram ao entorno da escola para descobrir o que os moradores entendiam sobre o tema. O resultado, elaborado em gráficos, foi apresentado à comunidade escolar. “Eles queriam saber o que podemos fazer para consertar nosso planeta, porque para eles não é certo abandonar a Terra. Eles querem poder continuar morando aqui”, disse.

A exemplo do projeto da professora Vanessa, é possível trabalhar o aquecimento global de forma interdisciplinar e com várias abordagens possíveis. Um ponto fundamental é que os alunos compreendam como os dados que embasam os estudos sobre o tema são gerados e também testem métodos científicos para obter essas informações, a fim de compreender que conhecimento é algo construído, não achado.

 

5 atividades pedagógicas para você aplicar com seus alunos

*Fonte: Nova Escola

 

AQUECIMENTO GLOBAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Indicado para: 6º ano, Geografia

Habilidade da BNCC: EF06GE11

Analise as razões e as consequências do aquecimento global nesta aula. Sua tarefa inicial será apresentar o tema e explicar aos alunos como funciona o efeito estufa. Converse sobre os casos que influenciam esse fenômeno e sugira uma experiência.

Peça que eles encham dois copos com água. No primeiro, vão colocar uma pedra de gelo, que ficará em contato direto com o recipiente; no outro copo, eles devem pôr uma pedra de gelo em uma peneira, suspensa na borda do copo, sem tocar a água. Converse com os alunos para entender como esse exemplo se relaciona com o efeito estufa na atmosfera.

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PREVISÃO DO TEMPO

Indicado: 8º ano, Ciências

Habilidade da BNCC: EF08CI15

Explique para a sala como funcionam as estações meteorológicas. Um vídeo pode ser um bom recurso para levar esse conteúdo aos alunos, lembrando que a abordagem da aula é uma versão simplificada de como a humanidade conhece e interpreta as condições atmosféricas. Mostre aos estudantes um quadro com panoramas meteorológicos em gráficos e sugira que eles façam suas previsões a partir da representação que você colocou à disposição da sala. As estratégias que eles usaram para compreender os gráficos podem ser debatidas durante uma videochamada ou por arquivos de áudio.

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COMO O MUNDO SE ORGANIZA DIANTE DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Indicado para: 7º ano, Ciências

Habilidade da BNCC: EF07CI13

Desta vez o áudio é o estímulo inicial para apresentar o tema da aula aos alunos. Compartilhe com eles o episódio sobre mudanças climáticas do “Rock com ciência”, um conhecido podcast (aproveite para explicar o que é e como se faz um), além de outros textos de aprofundamento sugeridos no plano. Pergunte à turma que ações conhecem de combate às mudanças climáticas.

Com o podcast e materiais de referência, desafie os estudantes a fazer uma proposta também em áudio de um programa sobre mudanças climáticas, com foco no combate aos seus efeitos. Se não houver a possibilidade de trabalhar em grupo, peça para que gravem individualmente, com o equipamento que tiverem em casa, seja celular ou gravador. Uma alternativa off-line é pedir apenas um roteiro escrito com o que eles gostariam de fazer sobre o tema da aula.

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INVERSÃO TÉRMICA

Indicado para: 8º ano, Ciências

Habilidade da BNCC: EF08CI16

Uma notícia introduz o tema desta aula, explicando como a poluição fica pior no inverno e causa prejuízos à saúde. Pergunte aos estudantes por que eles acreditam que isso acontece. Você pode dividi-los em grupos ou separar a sala entre os alunos que vão fazer uma pesquisa sobre inversão térmica e representar esse fenômeno em um desenho explicativo, e uma outra parte que vai encontrar quais são as fontes dos poluentes atmosféricos e como controlá-los.

Com as respostas dos alunos, sistematize os conhecimentos em uma representação da inversão térmica, explicando o conceito e as ideias compartilhadas durante a aula para a turma, o que pode ser feito via videochamada.

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CLIMA LOCAL X CLIMA GLOBAL

Indicado para: 8º ano, Ciências

Habilidade da BNCC: EF08CI16

Compartilhe com a turma a imagem de uma plantação de cacau na Bahia e questione: “Como as mudanças climáticas afetam as vegetações? Como o clima global se relaciona ou influencia o clima de uma região?”. Na atividade seguinte, divida os alunos em três equipes que trabalharão no formato de estações, fazendo com que os grupos “rodem” entre elas. No ensino remoto, uma alternativa é pedir a atividade individual ou dividir em grupos de cinco integrantes para criar um infográfico abordando a ação do homem e o aquecimento global.

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Para complementar o conteúdo, leia a matéria de capa da edição 112: “Plástico: vilão ou mocinho?


Por Richard Günter
Fontes: Nova Escola | ONU | eCycle | Clima info


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