Projeto ECO: um novo cultivo no Ciep 498


Atingir o desenvolvimento sustentável é um dos objetivos da Agenda 2030 e da população mundial, a fim de promover o uso equilibrado e racional dos recursos naturais. E nesse quesito o Ciep 498 – Irmã Dulce, localizado em Itaguaí, vem fazendo a sua lição de casa e dando a sua contribuição ao criar uma horta e plantar mais de mil pés de hortaliças nos domínios da escola.

As mudas variadas, doadas ao Ciep 498, fazem parte do Projeto ECO – Projeto Escola Criativa e de Oportunidades, que é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Durante a aula ambiental, alunos, professores, amigos da escola e funcionários realizaram o plantio das 1.100 mudas entre os sete canteiros construídos, totalizando mais de 70 metros quadrados de área plantada de pés de alface, mostarda, couve, rúcula, salsa, cebolinha, coentro, manjericão, almeirão, bertalha, espinafre e beterraba.

De acordo com a direção da escola, essa é uma experiência cujos frutos contribuirão não somente nas refeições dos alunos, mas sobretudo na aproximação das famílias com a escola. “Estamos muito felizes com esse trabalho. Nossa horta está plantada, viva e será utilizada para o fortalecimento da alimentação escolar, enquanto o projeto será multiplicado para outras famílias, pois somos Escola ECO, somos Escola Empreendedora”, disse a diretora Paula Oliveira diretora-geral do Ciep.

Acompanhando de perto todo o passo a passo, desde o preparo do terreno à plantação das mudas, o professor Mário Pinheiro não escondia seu entusiasmo juntamente com o seu Jorge, que antes da implantação da horta atuava como voluntário na escola e agora será o responsável pela sua manutenção, juntamente com a participação dos educandos.

A missão multiplicadora do Projeto Eco para o município de Itaguaí, onde está situado Ciep 498, em breve será colhida por toda a comunidade escolar, conforme afirma o secretário de Educação Alexandre Valle. “A Eco é uma realidade para os estudantes do Ciep 498. Agora, eles poderão desfrutar dessa atividade que chega para somar e agregar ainda mais ao ensino desses jovens.  Nosso trabalho não vai parar por aqui, pois esse é o primeiro de muitos projetos que Itaguaí receberá”, declara o secretário.


Por Antônia Lúcia
Ciep 498 – Irmã Dulce
Rua Pt. Antônio Antunes da Rocha, 1 – Chaperó – Itaguaí/RJ
CEP: 23830-060
Tel.: (21) 2688-7618
Fonte: Seeduc/RJ


Podemos ajudar?