Sobre frases e orações

Por Sandro Gomes*


Sintaxe é a parte da língua que se ocupa do estudo das relações entre os elementos que compõem uma oração. Mas esses termos se organizam na língua falada e escrita a partir de um conjunto de elementos, que formam as sentenças ou frases, que podem ir de apenas uma palavra até construções mais complexas. Vamos aqui conhecer um pouco mais dessas bases sintáticas.

 

A frase

A frase é a entidade por meio da qual expressamos ideias através de palavras. Ela pode se apresentar de várias maneiras, segundo sua finalidade, podendo até ser formadas de apenas uma palavra, uma interjeição, por exemplo, como no caso seguinte:

Arre!

Aqui a frase é composta somente de uma fala atribuída a alguém, que aí apenas expressa em seu discurso uma emoção. Mas ela pode apresentar vários tipos de ideias e representar variadas formas de usar a comunicação. Vamos acompanhar outros tipos.

 

Declarativas – Como o nome já diz, são frases que simplesmente declaram:

O meu coração se acalma na sua presença.

 

Exclamativas – Expressam admiração ou surpresa:

Que água refrescante!

 

Imperativas – Transmitem ordem ou ideia:

Vá bem depressa!

 

Interrogativas – Objetivam pergunta ou questionamento: Em que lugar?

Optativas – Expressam opção ou desejo:

Que tudo dê certo pra você.

 

A oração

A diferença principal para a frase é que, para configurar uma oração, é necessária a presença de um verbo, ainda que de forma elíptica ou através de uma locução verbal. Vejamos exemplos.

Visitei a cidade semana passada.

Obs.: Essa é uma oração simples, porque contém apenas uma ação (um único verbo).

Visitei a cidade na semana em que te conheci.

Agora usamos dois verbos, de forma que temos agora um período composto.

Em alguns casos, um dos verbos está apenas subentendido, isto é, não aparece de fato.

Usinas nucleares são perigosas, energias naturais, não (são perigosas).

Uma oração às vezes é caracterizada por uma ação expressa através da conjugação de duas formas verbais, a chamada locução verbal, quando dois termos têm valor de um. É sempre composta por um verbo auxiliar (no caso, ir), que é o único que se conjuga, e uma das formas nominais (andando, no caso um gerúndio). Veja.

Ia andando sem medo.

Sobre as frases e suas formas mais complexas é isso. Em breve vamos trazer outros tópicos referentes ao estudo da sintaxe da Língua Portuguesa. Até a próxima, pessoal!


*Sandro Gomes é graduado em Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira, Portuguesa e Africana de Língua Portuguesa, Revisor da Revista Appai Educar, Escritor e Mestre em Literatura Brasileira pela Uerj.


Podemos ajudar?