Encaixando Peças


Abril é ou não é um mês repleto de dias importantes? Na editoria Calendário dessa edição vamos dar ênfase a uma outra data de grande relevância: o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Um problema que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo e é relembrado no dia 2 de abril. Criada pela ONU (Organização das Nações Unidas), a data tem como objetivo alertar as sociedades e governantes sobre esse transtorno do neurodesenvolvimento, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

 

Tratamento e sinais

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento. Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de comprometimento, desde pessoas com outras doenças e condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia, até outras independentes, com vida comum. Porém algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.

Alguns sinais de autismo já podem aparecer a partir de um ano e meio de idade, mas casos mais graves podem surgir até mesmo antes. Por isso, é fundamental iniciar o tratamento o mais rápido possível – mesmo que seja apenas uma suspeita clínica, ainda sem diagnóstico fechado –, pois, quanto mais cedo começarem as intervenções, maiores são as possibilidades de melhorar a qualidade de vida da pessoa. Alguns sintomas como irritabilidade, agitação, autoagressividade, hiperatividade, impulsividade, desatenção, insônia e outros podem ser tratados com medicamentos, que devem ser prescritos por um médico.

 

Quais são os sinais de autismo?

▷ Não manter contato visual por mais de 2 segundos.

▷Não atender quando chamado pelo nome.

▷Isolar-se ou não se interessar por outras crianças.

▷Alinhar objetos.

▷Ser muito preso a rotinas a ponto de entrar em crise.

▷Não brincar com brinquedos de forma convencional.

▷Fazer movimentos repetitivos sem função aparente.

▷Não falar ou não fazer gestos para mostrar algo.

▷Repetir frases ou palavras em momentos inadequados, sem a devida função (ecolalia).

▷Não compartilhar seus interesses e atenção, apontando para algo ou não olhar quando alguma coisa é mostrada.

▷Girar objetos sem uma função aparente.

▷Interesse restrito por um único assunto (hiperfoco).

▷Hipersensibilidade ou hiper-reatividade sensorial.

 

A escola pode trazer grandes benefícios

O tratamento para autismo é personalizado e interdisciplinar, ou seja, além da psicologia, pacientes podem se beneficiar com intervenções de fonoaudiologia, terapia ocupacional, entre outras especialidades, conforme a necessidade de cada caso. Na escola, um mediador pode trazer grandes benefícios, no aprendizado e na interação social. Vamos relembrar algumas matérias da Revista Appai Educar sobre o autismo e as iniciativas desenvolvidas por educadores de diversas regiões do Brasil? Confira essa seleção exclusiva!

 

Encaixando as peças

O processo de inclusão escolar requer uma parceria entre pais, escola e profissionais envolvidos que atendam o aluno. Mas sabemos que isso vai muito além de estar em uma sala de aula, é preciso que o estudante faça parte da turma, interaja com os professores e as demais crianças, compreenda as questões pedagógicas e se desenvolva de acordo com as suas particularidades e o seu ritmo de aprendizado. Como um professor pode identificar um aluno com autismo leve? E quais medidas tomar? Descubra essas e outras questões na matéria completa disponível em nosso site!

 

O difícil caminho da inclusão

No Brasil existe um preconceito no atendimento de crianças autistas. Muitas vezes, por falta de conhecimento, alguns profissionais da educação não sabem como trabalhar com esses alunos, e com essa atitude eles ficam isolados no seu “próprio mundo”. É preciso perceber que eles enxergam as coisas de forma diferente, mas vivem a mesma realidade e, portanto, cabe a nós ampará-los e incluí-los na escola e no convívio social. Quer saber mais sobre o assunto e entender seu papel enquanto educador? Leia a matéria completa em nosso site!

 

Um baú de surpresas

A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano! E nada melhor do que aproveitar essa fase despertando a imaginação dos pequenos. Foi assim que o EDI Alyrio Cavallieri idealizou a I Maratona de Histórias, que teve sua culminância no Dia Nacional do Livro Infantil. O evento contou com a participação da autora Nancilia Pereira e das mães dos alunos, que se emocionaram por diversas vezes com as histórias de luta pela inclusão dos pequeninos na sociedade. Para saber mais sobre o projeto, leia a matéria completa.

Para conhecer outras iniciativas ligadas ao tema ou demais disciplinas, acesse a página da revista no site da Appai. E não esqueça de enviar o seu projeto para a nossa equipe através do e-mail redacao@appai.org.br. Vamos adorar conhecer seu trabalho e quem sabe divulgar nas próximas edições da revista.


Por Jéssica Almeida
Fotos: Banco de imagens gratuitas do Freepik
Fontes: Canal Autismo e Secretaria de Saúde


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