Empreendedorismo digital

Mesmo com o mercado aquecido, existem alguns cuidados que não podem ser ignorados. Saiba qual nicho ou plataforma de negócio mais combina com você!


O mercado digital, que já vinha crescendo de maneira constante nos últimos anos, foi impulsionado pela pandemia. Isso porque as atividades convencionais das lojas foram suspensas e só restou a internet. O uso de plataformas de e-commerce atingiu picos altíssimos, assim como a busca por serviços especializados nos meios digitais. Na editoria Vale a pena ler de novo dessa edição, a Revista Appai Educar resgatou uma matéria do ano passado que aborda justamente essa temática.

Somente em 2020, houve um crescimento acumulado de 83,68% no faturamento do comércio eletrônico, segundo dados do índice MCC-Enet. Também ficou claro que as compras on-line estão cada vez mais presentes no dia a dia do brasileiro. No último trimestre de 2020, quase 20% da população realizou compras dessa modalidade. O Nordeste foi a região que mais viu o comércio eletrônico crescer, com aumento de faturamento de 116,53%. Segundo dados da ABComm, 100 mil novos e-commerces foram criados durante a quarentena. Já o número de vendas on-line aumentou em quase 40%.

 

Quero empreender, e agora?

Mesmo com esse quadro de investimento digital aquecido, existem alguns cuidados que não podem ser ignorados. Saber em que nicho ou plataforma de negócio se pretende investir é apenas o primeiro passo dessa longa caminhada, segundo especialistas. Entender como essa engrenagem funciona, ou seja, conhecer o mercado, é fundamental para que se faça um bom planejamento, a fim de definir o nicho de atuação.

 

Setores em crescimento

Alguns produtos e serviços conseguem manter-se pelo apelo que têm com seu público, seja de forma limitada ou ilimitada. Um exemplo é o setor de alimentação, por se tratar de uma necessidade inerente ao ser humano. Entender o tamanho desse nicho e se existe capilaridade de venda para a manutenção e sobrevivência do negócio é o “dever de casa” do empreendedor. Além de saber com que área desse segmento seu público mais se identifica.

Normalmente os produtos se enquadram em três pilares de consumo. São eles:

– Duráveis, como móveis e eletrônicos.

– Semiduráveis, como perfumes e roupas.

– Não duráveis, como alimentos e bebidas.

 

Produtos sazonais

Não podemos deixar de fora os produtos chamados sazonais, que são aqueles comercializados em maior quantidade durante uma estação ou período do ano, como é o caso dos sorvetes. Esse tipo de empreendimento precisa ser pensado de forma a abastecer as vendas e fechar essa lacuna nas estações ou períodos mais frios. Segundo especialistas, uma dica é agregar um produto ou serviço paralelo para otimizar ou suprir esse faturamento nesses momentos de baixa. Além disso, alguns ramos de negócio que mexem com o comportamento e rotina do consumidor podem ser hoje uma boa opção.

Veja quais e suas particularidades, segundo a Revista Locaweb:

Decoração: móveis e artigos de decoração encontram-se em alta por conta de as pessoas estarem passando mais tempo em casa, o que faz com que acabem buscando conforto e um visual mais agradável e prático para os trabalhos home office. Nessa pegada, a pintura terapêutica e os artesanatos com madeiras e outros materiais, de baixo custo, podem ser uma boa opção.

Construção civil: estamos falando especificamente de ferramentas para as pequenas reformas. Para se ter uma ideia, só de 19 a 25 de julho de 2020 o faturamento do segmento subiu mais de 33%.

Alimentação: as compras de alimentos via internet vêm ganhando cada vez mais espaço durante a pandemia. De acordo com a assessora econômica da Fecomércio/SP, Kelly Carvalho, tudo que for voltado para esse setor tende a crescer nos próximos meses.

Mercado infantil: segundo especialistas, uma janela de oportunidade esse setor, que envolve brinquedos, artigos de higiene infantil e toda a linha de produtos voltados para a maternidade.

Saúde e fitness: de acordo com Jean Lessa, diretor de TI e marketplace da Americanas, o consumo das categorias peças esportivas, práticas de esporte e atividades de bem-estar em casa está num crescente. Sendo a roupa fitness o grande impulsionador de toda essa máquina.

 

Estudar é o fundamental!

Como falamos anteriormente, conhecer o nicho ou plataforma de negócio em que se pretende investir é apenas o primeiro passo dessa longa caminhada. Por isso, estudar bem as possibilidades é fundamental antes de abrir o seu próprio empreendimento.

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Por Jéssica Almeida
Fonte: Revista Localweb.
Fotos: Banco de imagens gratuitas do Freepik.


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