Escadaria Selarón

Patrimônio tombado é o terceiro ponto turístico mais visitado no Rio de Janeiro


Ao pesquisar as hashtags #selaron e #escadariadoselaron em sites de buscas ou redes sociais temos uma das demonstrações do poder que este lugar possui no disputado mundo das imagens na internet. Não é um exagero essa afirmação. A Escadaria Selarón virou uma experiência cultural desejada globalmente. Só no Instagram, por exemplo, aparecem quase 200 mil citações e fotos de pessoas de diversos países que visitaram a icônica escadaria localizada no bairro da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro.

A Escadaria Selarón, também conhecida como Escadaria do Convento de Santa Teresa e registrada oficialmente como Rua Manuel Carneiro, é um dos principais pontos de acesso entre os bairros da Lapa e Santa Teresa. São duzentos e quinze degraus num total de 125 metros de comprimento, cobertos por mais de 2.000 azulejos recolhidos entre mais de sessenta países espalhados pelo mundo.

A obra, que foi tombada pela prefeitura do Rio de Janeiro em 2005, é de autoria de Jorge Selarón, um pintor e ceramista chileno, que após viajar, viver e trabalhar por mais de 50 países, decidiu se radicar na Cidade Maravilhosa em 1983, escolhendo a escadaria para fincar raízes. O artista faleceu em 2013.

Em 1990, Selarón começou a renovar alguns degraus da escadaria, que se encontrava em péssimo estado de conservação em frente à sua casa. No início, os vizinhos riam com as combinações de cores no momento em que ele mesclava os degraus com pedaços de azulejos em azul, verde e amarelo, ou seja, as cores da bandeira do Brasil. O que começou como um passatempo à sua principal paixão, a pintura, logo se tornou uma obsessão. Dos mais de 2.000 azulejos, cerca de 300 são pintadas à mão pelo próprio Jorge Selarón, inclusive um deles retratando uma mulher africana grávida.

A obra já foi mencionada em várias revistas famosas, jornais, programas de viagens, documentários e comerciais, como o National Geographic Channel e a revista Time. Além disso, o local já serviu de cenário para vários clipes musicais, como “Beautiful”, do rapper norte-americano Snoop Dogg, além da banda irlandesa de rock U2 com seu “Walk On”.

De acordo com a RioTur, a escadaria é a terceira atração mais buscada pelos turistas, perdendo o posto somente para o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.

O local é também um dos pontos que perpassam o roteiro “Do sagrado ao profano”, do benefício Passeio Cultural da Appai.


Por Richard Günter
Fonte: RioTur | Prefeitura do Rio
Fotos: RioTur – Divulgação


Podemos ajudar?