Ouvir para permanecer

O acolhimento na volta às aulas é um dos pilares do sucesso dessa retomada


Após praticamente dois anos fora das salas de aula, a comunidade escolar – professores, alunos e pais – volta ao convívio num momento marcado por esperança e incertezas. Diante de tantas dores e hesitações, a forma como se dará esse retorno é peça fundamental para que essa engrenagem avance bem, tanto na área do conhecimento como do relacionamento socioemocional.

De acordo com especialistas, o ano escolar de 2022 precisa ser pautado cada vez mais na escuta, no diálogo e no trabalho de competências socioemocionais, que vão desde o levantamento das necessidades que impactam na vida da comunidade escolar –  alunos e seus familiares – até a oferta de palestras motivacionais e suporte e apoio psicológico.

E para ajudar nesse período de transição, a equipe da Geekie – referência em educação com apoio de inovação no Brasil e no mundo no desenvolvimento de soluções inovadoras que potencializam a aprendizagem, com o suporte da psicóloga e neurocientista Fernanda Leite – reuniu 12 dicas para apoiar a comunidade escolar na elaboração de planos de acolhimento.

Acolhimento comunidade escolar 

 

Retorno das famílias

• É importante abrir ou manter um canal de diálogo, que vá além da tradicional reunião realizada com as famílias para apresentar o projeto pedagógico da série. É preciso ouvir as preocupações e os anseios dos familiares e responder as dúvidas de forma empática e transparente. Também é importante tranquilizar pais, mães e responsáveis, mostrando todas as medidas e os cuidados que a escola está adotando para que a retomada seja segura.

• Dar atenção especial aos casos mais delicados, pois muitas famílias ainda podem estar sofrendo os impactos da crise nos seus múltiplos aspectos, o que pode ter consequências no comportamento e no desempenho escolar das crianças e dos adolescentes. Para identificar os casos mais delicados e poder oferecer algum nível de apoio, o envio de um formulário on-line pode ser uma boa alternativa também.

 

Retorno de professores e funcionários

• Para acolher bem os estudantes, os docentes precisam antes ser acolhidos. Sendo assim, uma boa opção é realizar um encontro geral de boas-vindas e mostrar que a escola inteira está unida em torno dos mesmos objetivos – acolhimento dos alunos e foco no avanço da aprendizagem será muito bem recebido. É importante que os professores sintam que têm o apoio da escola e o suporte entre seus pares para planejar este ano desafiador.

• Proporcionar escuta atenta e diálogo, abrindo espaço para que os docentes e os funcionários falem sobre as próprias vivências, emoções e perspectivas, além de trocar impressões com os colegas dentro de um ambiente respeitoso, empático e seguro, para que possam se sentir confortáveis para falar, ouvir e serem ouvidos, sem julgamentos.

Acolhimento comunidade escolar

 

Retorno dos estudantes

• Fortalecer os vínculos com os educadores com o intuito de estabelecer uma relação de confiança entre estudantes e professores é fundamental para criar um ambiente seguro e acolhedor, que favoreça a aprendizagem. Uma forma dos profissionais demonstrarem empatia e se aproximarem dos alunos é falarem de suas experiências e dificuldades durante a pandemia. Esse tipo de relato cria identificação e conexão com o interlocutor, estreitando os laços afetivos.

• Dar voz aos estudantes é um ponto central para o acolhimento dos alunos, a escuta ativa: proporcionar um ambiente empático e respeitoso para que possam falar – ou desenhar, no caso das crianças pequenas – como a pandemia impactou as suas vidas e quais as expectativas para o retorno presencial.

• Propor atividades de integração, pois retornar à escola significa, também, voltar a interagir presencialmente com os seus pares e fazer novas amizades. Essa experiência social é o que nos faz desenvolver e avançar nos aspectos cognitivo e emocional, por isso é importante proporcionar brincadeiras e recreações em grupo, que vão ajudar os alunos a reativar suas amizades e a vida social.

• Oferecer apoio psicológico, palestras sobre temas diversos – como a importância da resiliência, da saúde mental e do autocuidado, e atendimentos individuais, em alguns casos –, podem ajudar os alunos a superar as dificuldades do período pandêmico e a se prepararem melhor para os desafios do ano que se inicia.

Acolhimento comunidade escolar

 

Retorno da sociedade

Olhar para a frente, ensinar os alunos a ter esperança, uma visão de futuro melhor, e levar isso para suas casas. Precisamos fazer com que crianças e adolescentes se tornem multiplicadores de esperança, e uma proposta nesse sentido é montar um painel dos sonhos com os alunos.


Por Antônia Lúcia
Mais informações para a imprensa | Geekie
Frida Luna Boutique de Comunicação
Betânia Lins – imprensa@geekie.com.br
Tel.: (11) 97338-3879


Podemos ajudar?