O poder educacional na retomada verde

Entenda por que a escola é a principal aliada na reconstrução ambiental


Um grupo de cientistas vinculados às Nações Unidas publicou um relatório que diz que um caminho para 1,5° de aquecimento global, que é o máximo que a gente consegue aguentar sem mudanças muito danosas, já é irreversível. No entanto, nos chega uma luz de esperança, quando dizem que é possível manter a temperatura média do planeta nesse patamar se conseguirmos executar ações de neutralidade tóxica até 2050.

Isso quer dizer que a sustentabilidade é a principal ferramenta para que nosso planeta possa nos fornecer seus recursos naturais e manter a vida equilibrada na terra. Falar de preservação do meio ambiente pode ser fácil, mas aplicá-la no dia a dia são outros quinhentos. Por isso a escola é a principal aliada na reconstrução ambiental, pois a partir dela é possível construir uma cultura verde ensinando aos alunos desde pequenos a pensar e agir diante das possibilidades de um futuro melhor para todos.

Sem sombra de dúvidas, os professores podem ajudar a estabelecer um novo e poderoso relacionamento com o planeta, apenas estimulando os alunos à reflexão sobre como usamos os seus recursos naturais. O impacto de questões ambientais, como mudanças climáticas, crescimento populacional e disponibilidade de recursos, é, hoje, uma preocupação global, não sendo à toa que devemos nos perguntar como criar uma escola sustentável.

A instituição escolar é o melhor ambiente para colocar em prática questões ecológicas. A educação ambiental traz ferramentas importantes para tratar os temas atuais como desmatamento, poluição, a questão do lixo, alimentação saudável, e a escola, nesse contexto, deve ser o exemplo de renovação que a sociedade necessita.

 

O exemplo vem do ensino

O poder educacional na retomada verde

Além de ser um dos passos mais importantes para a construção de um mundo responsável, equilibrado e livre da escassez de recursos, a implementação de uma gestão sustentável pode garantir uma série de benefícios para a sua escola, como a diminuição do desperdício e a redução do consumo de energia e de água, por exemplo, que são práticas que ajudam a reduzir custos. Além disso, o exemplo que vem de casa costuma ser disseminado por diversos lugares. Assim, boas ações podem alavancar a imagem da escola devido aos impactos positivos proporcionados. Sem contar que o bom relacionamento com profissionais, pais e alunos tende a se tornar referência na região, proporcionando vínculo efetivo com a comunidade.

Vale ressaltar que a realidade das condições ambientais presenciada pela atual geração expressa o quanto é essencial trabalhar a questão da sustentabilidade na sua instituição de ensino. Afinal, a cada dia é mais comum lermos notícias sobre desastres, como falta de água, contaminação do solo, enchentes ou deslizamentos causados pela degradação do meio ambiente. E essa realidade é vivenciada muitas vezes por você também.

Não podemos deixar de mencionar ainda que a criança de hoje pode ser o político, o empresário ou o cientista de amanhã. Isto é, o poder de tomar decisões para preservar o planeta estará nas mãos desses estudantes. A escola sustentável, por sua vez, é responsável por introduzir e trabalhar esse assunto ao longo da vida do estudante, contribuindo, assim, para a formação de adultos engajados e capazes de contribuir para minimizar os impactos ambientais nas próximas gerações.

 

No dia a dia

Assim que a Escola de Educação Infantil Cantinho Feliz em Gravataí voltou às aulas presenciais, as atividades sustentáveis ficaram mais intensas, tendo em vista que a região da unidade escolar passou por um período de grande escassez hídrica e elétrica. “Aqui os pequenos já entendem que têm que desligar a luz quando saírem de um ambiente, que não podem deixar a torneira de água aberta muito tempo”, revela a pedagoga Luzia dos Santos.

“Uma das fases mais caóticas do nosso bairro quando enfrentamos um longo período de falta de água é justamente o retorno das chuvas. Aqui não costuma dar vazão a escoação de forma natural por conta do processo de asfaltamento. Nossos bueiros precisam estar sempre limpos e seguros. Então quando nossos alunos avistam algum lixo que pode trazer futuro problema à região, eles tratam logo de retirar e descartar em local adequado”, diz Luzia, acrescentando que essa espontaneidade é fruto de muita educação ambiental lecionada dia a dia.

De acordo com a pedagoga, outra lição passada aos pequenos alunos é em relação às sacolas descartáveis. “Aqui no bairro fizemos uma campanha, e todas as famílias ganharam ecobags para diminuir o consumo de sacolinhas no mercado. E esse ganho é financeiro também para os empreendimentos que acabam economizando nos recipientes que seriam distribuídos”, conta Luzia.

O poder educacional na retomada verde

 

ESG: você vai ouvir muito falar dessa sigla ainda

ESG é a sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança, em português), geralmente usada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.

Se engana quem pensa que é obrigatório escolher entre construir um mundo mais sustentável ou ter bons resultados financeiros em uma empresa. Pelo contrário! Cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas são, na verdade, fatores que ajudam no balanço das corporações. E esse é um dos motivos para que termos como o ESG tenham se tornado a cada dia mais populares.

Atualmente, empresas alinhadas com as práticas ESG são mais rentáveis, pois é justamente o que os empresários acionistas buscam para investir seu dinheiro. Caso uma companhia tenha em sua gestão o desmatamento, a poluição de rios ou da atmosfera, ela é considerada de risco, pois a cada dia as pessoas estão mais conscientes na hora de aplicar seus recursos. E esse é um mercado que está crescendo positivamente.

Mas para que a ideia se perpetue e finque raízes é preciso que a escola seja a principal aliada nessa luta, pois é a partir dela que se criarão alunos conscientes e visionários. Os pequenos precisam entender que o futuro verde depende deles!


Por Richard Günter
Fontes: ONU | Pacto Global
Fotos: banco de imagens


Podemos ajudar?