Completando as formas nominais, a vez do gerúndio

Por Sandro Gomes*


Nessa edição vamos dar sequência ao estudo das formas nominais do verbo. No texto anterior nós abordamos o particípio e o infinitivo. Agora o nosso foco é no gerúndio, que é uma forma que faz referência a uma ação que vai se prolongando no tempo, uma noção de continuidade, enfim, de algo que está em curso. Do ponto de vista gráfico, a característica mais evidente do gerúndio é a sua terminação em -ndo, precedido da vogal temática referente à conjugação do verbo. Veja nos exemplos como está presente a ideia de ação em andamento.

Há pessoas trabalhando na obra.

Finalmente fazendo o que mais gosta.

Ela ia agindo em segredo.

 

Gerúndio com função adverbial

Muitas vezes o gerúndio serve para indicar uma oração com função adverbial.

Chegando (Quando chegava) no trabalho, dei de cara com o chefe.

Obs.: O gerúndio aqui caracteriza uma oração subordinada adverbial temporal.

Sobrando (Se sobrar), levamos para casa.

Obs.: Nesse caso, serve para indicar uma oração subordinada adverbial condicional.

 

Gerúndio composto

Há também uma forma composta de empregar o gerúndio. Nesse caso, há uma composição com verbos no gerúndio realizando a função de auxiliar (quase sempre ter ou haver) combinados com o particípio do verbo principal. Observe.

Tendo falado com o profissional, desistiu da ideia.

Não havendo dito com clareza, expôs-se a julgamentos.

 

Outros usos do gerúndio

Em alguns casos podem assumir função de adjetivo.

Ela é finalmente doutoranda.

O gerúndio combinado com a preposição em é algumas vezes empregado com função estilística, isto é, para dar mais expressividade a uma oração. Veja.

Em se tratando de competição, ninguém o supera.

 

Gerúndio x gerundismo

Certo emprego do gerúndio está relacionado a um vício de linguagem muito em voga, quando se compõem orações utilizando um ou mais verbos auxiliares precedendo uma forma no gerúndio. Observe o exemplo.

Vou estar relacionando os temas a serem abordados.

Essa composição recebe o nome de gerundismo e, apesar de bastante empregada atualmente, deve ser evitada, até porque não se está diante de uma sentença que expresse ação em andamento, como seria próprio do gerúndio. Assim, a oração acima estaria correta se fosse composta assim:

Vou relacionar os temas a serem abordados.

Amigos, assim encerramos nosso estudo sobre as formas nominais do verbo. Esperamos que você tenha aproveitado bastante. Até a próxima, pessoal!


*Sandro Gomes é graduado em Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira, Portuguesa e Africana de Língua Portuguesa, Revisor da Revista Appai Educar, Escritor e Mestre em Literatura Brasileira pela Uerj.


Podemos ajudar?