O papel do teatro na escola

Que tal aproveitar o Dia do Teatro para falar sobre os inúmeros benefícios que essa prática proporciona na vida dos alunos?


Se seu aluno ou filho é muito tímido, tem pouca sociabilidade e dificuldade para se expressar, saiba que nenhuma dessas características é definitiva. O ser humano tem a capacidade de se adaptar e amadurecer emocionalmente. E, quando falamos de teatro na escola, estamos nos referindo a uma atividade que vai muito além da brincadeira e da interpretação. Independente da idade, o teatro pode proporcionar ferramentas para se lidar melhor com a vida. Por meio da arte, os estudantes aprendem sobre sociabilidade, conseguem perder a timidez e ainda se expressar com mais clareza, melhorando a comunicação verbal e também a corporal. Na editoria Calendário dessa edição falaremos sobre o Dia Mundial do Teatro e a importância dessa arte nas escolas. Vamos lá?

Conhecido como a quinta arte, o teatro tem um dia próprio que celebra a importância dessa linguagem artística, comemorado no dia 27 de março. O intuito é promover essa atividade pelo mundo e difundir a sua importância. Além de incentivar as pessoas a aproveitarem a arte em seu próprio benefício. Como já falamos no início do texto, o teatro pode proporcionar inúmeras vantagens para quem o pratica, independente da idade. E claro, é uma ótima opção de lazer para quem assiste! Dito isso, vamos conhecer alguns dos inúmeros benefícios que ele promove e, assim, descobrir por que é importante incorporá-lo à grade curricular da sua escola!

 

Benefícios do teatro na escola

Além de promover a sociabilidade, ajudar a vencer a timidez e propiciar a melhora da comunicação verbal e corporal, o teatro na escola auxilia no aumento da autoestima, o que vai acontecendo à medida que a criança se conhece e sabe se expressar. Ela sabe apreciar seus pontos positivos e tem consciência dos aspectos em que precisa melhorar. Todas essas são competências socioemocionais importantes para a vida pessoal e profissional das pessoas.

Além disso, o teatro é o resultado de um trabalho em grupo, certo? Além dos atores, existem os roteiristas, os figurinistas, os cenógrafos e muitos outros profissionais. Na escola, isso não poderia ser diferente! Nas aulas, os alunos podem interagir entre si e formar novos laços de amizade. Além dessas ações serem importantes para o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em grupo, também ajudam na redução de problemas como o bullying.

Outros benefícios das aulas de teatro na escola são o aumento do interesse pela leitura e o estímulo à criatividade. Nessa arte, conhecer e contar histórias é fundamental. Assim, os alunos passam a ter mais vontade de descobrir novas narrativas e aumentam o repertório cultural. E, como sabemos, as crianças que se tornam leitoras assíduas também têm a oportunidade de ampliar seu vocabulário. Além disso, as aulas são muito eficientes para incentivar a imaginação e a criatividade dos pequenos.

Sem contar que as aulas de teatro na escola demandam disciplina e comprometimento. É preciso cumprir horários, participar dos ensaios e trabalhar em equipe na preparação e nas apresentações. Essas características ajudam os alunos a desenvolver responsabilidade, já que compreendem a necessidade de cumprir com suas obrigações para o bom desempenho seu e dos colegas.

Há também a importância para o desenvolvimento de aspectos físicos de crianças e adolescentes. Nas aulas, os alunos podem formar e ampliar sua consciência corporal e dissolver bloqueios por ventura existentes. Além disso, as aulas de teatro também possibilitam aos estudantes aperfeiçoar a dicção e a projeção da fala. Essas habilidades são muito importantes no desenvolvimento do ritmo e necessárias para transmitir mensagens, o que é fundamental para a comunicação interpessoal.

 

Projetos pedagógicos que deram certo!

E por falar em incentivar os alunos e promover o desenvolvimento da criatividade e da expressão, conheça alguns projetos ligados ao teatro que já foram publicados na Revista Appai Educar. Iniciativas propostas por educadores de diversas regiões do Brasil, que trouxeram resultados muito positivos e podem inspirar você nas aulas do dia a dia. Confira essa seleção exclusiva!

 

Corpo, gestos e movimentos

Sabemos da importância em promover experiências para os alunos como forma de desenvolver suas habilidades. E nesse eixo, a escola precisa criar oportunidades ricas para que as crianças possam explorar um repertório de movimentos, gestos, olhares e sons, por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta, as rodas de música, de forma que se comuniquem e se expressem envolvendo corpo, emoção e linguagem. Quer saber mais? Leia a matéria completa na página da Revista Appai Educar.   

 

 As muitas artes de aprender

Com o objetivo de criar um espaço acolhedor onde as crianças pudessem retornar às aulas de forma que encontrassem um ambiente seguro, caloroso, mas favorável ao desenvolvimento das práticas pedagógicas, a equipe docente de uma creche em Magé recriou a sala de artes de forma lúdica. Mas como todo bom brasileiro que não desiste nunca, a falta de recursos disponíveis não foi suficiente para desanimar ou desmotivar os professores! Quer descobrir tudo que os educadores fizeram para soltar a criatividade e imaginação dos pequenos? Leia a matéria completa na página da Revista Appai Educar.   

 

 Alunos vão ao teatro pela primeira vez

Pode parecer um passeio comum, mas muitas pessoas nunca foram ao teatro. Por falta de oportunidade ou por não fazer parte da realidade em que vivem. Por isso, alguns benefícios da Appai se uniram e levaram mais de 20 alunos pela primeira vez para assistir um espetáculo. O intuito foi cumprir a sua missão de colaborar para o desenvolvimento e o equilíbrio social, visando ser um agente de melhoria e transformação. Para descobrir como foi essa experiência, leia a matéria completa em nosso site.

 

E por falar em teatro na Appai…

Se você é associado da Appai, não esqueça de aproveitar as peças do benefício Bom Espetáculo. Por lá, sempre rolam novidades e os espetáculos que estão bombando nos principais teatros do Rio. Além disso, você pode participar das diversas oficinas que o benefício oferece em parceria com grandes centros de arte e profissionais especializados. Para saber mais, acesse: www.appai.org.br/lazer/beneficio-bom-espetaculo. 

Para conhecer outros projetos ligados ao teatro ou demais disciplinas, acesse a página da revista no site da Appai. E não esqueça de enviar o seu projeto para a nossa equipe através do e-mail redacao@appai.org.br. Vamos adorar conhecer seu trabalho e quem sabe divulgar nas próximas edições da revista. 


Por Jéssica Almeida
Fotos: Banco de imagens.


Podemos ajudar?