Estratégias para evitar a evasão escolar

Professor, saiba como enfrentar esse problema e como planejar ações de acolhimento ao aluno


Na primeira edição de 2022 da Revista Appai Educar trouxemos uma matéria sobre o Novo Ensino Médio. Ouvimos professores, alunos, especialistas e, claro, levantamos diversos pontos sobre essa questão. Também falamos que a evasão nesse período tem sido um grande problema e ouvimos o que a comunidade escolar tem a dizer, com algumas dicas de como o professor pode contornar essa situação e atrair o aluno de volta para a sala de aula. Agora abordaremos outras ferramentas para enfrentar esse dilema.

A evasão escolar já era um problema no Ensino Médio e foi agravada pela pandemia. A combinação da suspensão das aulas presenciais, das dificuldades do acesso ao ensino remoto e do agravamento de uma crise socioeconômica no país afastou muitos adolescentes da escola. Com o retorno das aulas presenciais, as instituições estão traçando estratégias para atrair e motivar esses estudantes. A Nova Escola, em parceria com a Tinker Foundation, preparou um e-book com sugestões para planejar possibilidades de enfrentamento ao problema da evasão escolar e ações que vão desde o acolhimento até a forma de avaliar os estudantes. Confira o que selecionamos para você!

 

O acolhimento é fundamental!

Quando se trabalha com turmas do Ensino Médio, a cultura do acolhimento e da escuta ativa é de extrema importância. Os jovens sofrem grande influência do grupo na construção da personalidade, descobrindo quem são eles mesmos e as pessoas com quem convivem por meio de trocas. Além disso, é natural sentirem a necessidade de se verem representados e de serem ouvidos.

É importante frisar que acolher não pode se restringir um movimento pontual, isolado. Pelo contrário, tem de ser sustentável, institucionalizado, fazer parte do protejo político-pedagógico da escola e estar em constante avaliação e revisão, para checar se as ações colocadas em prática estão funcionando ou se precisam ser revistas.

 

Ferramentas para o acolhimento na escola

Reunimos algumas ferramentas que podem auxiliar nesse momento de acolhimento dos alunos. Escolha a que se adequa a sua escola e leve em consideração o perfil dos estudantes e a capacidade da equipe.

Pote do Cuidado: é uma coleção de práticas de autocuidado que podem ser realizadas de modo aleatório. Para colocar em prática, o educador deve elaborar uma lista do que cada um pode fazer para cuidar de si mesmo. Registre as ações em um pedaço de papel e coloque em um pote. Depois sugira que os estudantes peguem um dos papeizinhos de tempos em tempos e pratiquem o autocuidado. Os potes podem ser feitos de modo individual, com cada jovem criando o seu, ou um único, coletivo, organizado pela turma.

Oficinas de história de vida: uma oportunidade para que cada um se apresente de forma voluntária para o grupo, para que a turma se conheça. Cada estudante é convidado a preparar uma apresentação para os colegas e o professor, contando um pouco de sua trajetória e da história de sua família. O objetivo é criar e fortalecer laços entre os alunos e gerar empatia, cooperando para um clima emocional positivo e respeitoso. Como consequência, os jovens se sentem protegidos, acolhem os colegas e desenvolvem o respeito pelo outro.

Baralho dos sentimentos: são cartas com nome ou expressão facial de sentimentos para provocar reflexões sobre situações presentes na vida dos alunos e para compartilhar estratégias para lidar com elas. Comece criando um baralho em que cada uma das cartas apresente um sentimento diferente, como raiva, medo e alegria. Cada pessoa deve tirar uma carta, dizer quais situações podem disparar aquele sentimento nela e quais estratégias utiliza quando se sente assim. Todos podem comentar a mesma carta ou cada um pode retirar do baralho uma carta diferente.

Para conhecer outras ferramentas para o acolhimento dos alunos na escola, acesse o site da Nova Escola e baixe o e-book completo. Por lá, você encontra mais informações e dicas de como evitar a evasão escolar. Boa leitura!


Por Jéssica Almeida
Fotos: Banco de imagens gratuitas do Freepik.


Podemos ajudar?