Compostagem: uma ação sustentável que começa em casa


Você sabia que a sua lixeira pode ser transformada em uma composteira e ainda contribuir para diminuir os graves impactos que o lixo tem gerado ao meio ambiente?  Pois, de acordo com especialistas ambientais, na cidade do Rio de Janeiro cada habitante produz, em média, cerca de 700 gramas de resíduos sólidos por dia. Agora multiplica isso pela população estimada em 2021 pelo IBGE, que é de 6.775.561, vezes 365 dias do ano. O resultado fica pra lá de absurdo.

Mas essa simples ação de transformar os resíduos depositados na sua lixeira em composteira pode e vai fazer toda a diferença, sobretudo na reflexão de cada indivíduo de como tem tratado a sua comida. Quer saber como? Então vamos lá!

 

Primeira etapa é saber: o que é compostagem?

Também conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, a compostagem visa a transformação desses resíduos em adubo natural, a ser usado em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.

 

Por que compostar?

Além de ser um ato responsável, a compostagem doméstica nos afasta do desperdício diário, nos aproxima de ações com menos impacto ambiental e ainda nos condiciona a uma melhor qualidade de vida através dos alimentos produzidos sem a presença de agrotóxicos.

 

O que pode ser compostado?

Tecnicamente, tudo o que é orgânico é passível de ser compostado, incluindo as folhas, grama, galhos de seu quintal, bem como as cascas de legumes ou frutas, restos e sobras de comidas cruas ou cozidas, borra de café e filtro de papel, saquinhos de chá, papelão, guardanapo e papel-toalha usados – com exceção do papel higiênico –, todos ricos em celulose, matéria de origem vegetal, mas é imprescindível que não possuam tintas.

 

Transforme sua lixeira em composteira

Agora que já tirou algumas dúvidas acerca da compostagem, vamos aprender o passo a passo para avançar na prática. Preparado? Então mãos à obra.

Passo 1 – No seu recipiente de lixo orgânico, faça um pequeno furo próximo à base e instale uma torneira simples, dessas usadas em cozinha, para captar líquidos que eventualmente venham a ser gerados, também chamado de chorume.

Passo 2 – Coloque no fundo da lixeira uma camada de pedras, britas, cascalhos ou argila sendo opcional a escolha. Esse material vai impedir que o líquido se acumule no fundo e, dessa maneira, saia pela torneira.

Passo 3 – Coloque um pedaço de tecido cobrindo a camada de argila, pedra, enfim o que usou no fundo da lixeira, para evitar que partículas de terra provoquem o entupimento da torneira.

 

Agora vamos aprender a usar a composteira

Passo 4 – Adicione um pouco de terra, de preferência a preta, pois é rica em microrganismos; coloque seus resíduos orgânicos úmidos, como cascas, restos de alimentos e tudo que pode ser considerado úmido, sobre a camada de terra, e faça um montinho.

Passo 5 – Cubra esses resíduos com uma camada de matéria seca, que pode ser folhas ou serragem, na quantidade de 3:1, isto é, três partes de matéria seca para uma de resíduos úmidos.

Passo 6 –  Remexa os resíduos, enquanto estiver enchendo a composteira, três vezes na semana, intercalando os dias. Continue revirando ao longo de todo o processo para que haja a entrada e circulação de oxigênio. Mantenha o recipiente coberto por conta das moscas e outros insetos indesejáveis.

 

Como saber se sua compostagem está finalizada

Normalmente, o processo completo leva de 4 a 6 semanas, dependendo do tamanho da sua compostagem.

Fique atento ao cheiro: a compostagem precisa exalar odor de terra e não mais como lixo. Esse é um dos sinais de que a compostagem está concluída.

Se ela apresentar forte cheiro de amônia, é necessário adicionar mais folha, palha ou feno, pois significa que há excesso de nitrogênio na mistura. Vale lembrar que o odor de ovo estragado também é bastante comum. Para melhorar basta oxigenar as camadas, acrescentando cal e mexendo o material.

Com tantas contribuições para o ser humano e para a natureza, todo o trabalho das etapas ligadas ao processo acaba sendo satisfatório. Para nos ajudar ainda mais, no primeiro semestre de 2021, a Comlurb (Companhia de Limpeza Urbana do Município do Rio de Janeiro) lançou em seu site o Manual de compostagem, que pode ser baixado gratuitamente.

O objetivo é disponibilizar para a população práticas sustentáveis, informadas de maneira didática através do passo a passo de todas as etapas de aproveitamento do lixo orgânico, a fim de transformá-lo em um composto rico em nutrientes para ser usado em vasos de plantas, no jardim e na agricultura.

Depois dessas dicas, o próximo passo é colocar a mão na massa, reunir seus alunos e motivá-los a serem multiplicadores junto a seus familiares. Borá lá!


Por Antônia Lúcia
Fontes: Comlurb / Simperj / Plurale


Podemos ajudar?