Dia Nacional do Livro Didático

Essa ferramenta essencial no processo de ensino e aprendizagem circula por mais de 140 mil escolas brasileiras todos os anos


Ele tem uma grande importância para o processo de aprendizagem dos estudantes, porque é responsável por auxiliar o educador nas práticas pedagógicas. Segundo o Fundo Nacional da Educação (FNDE), todos os anos cerca de 150 milhões de livros didáticos circulam por mais de 140 mil escolas brasileiras e chegam a 40 milhões de estudantes. Por isso, na editoria Calendário dessa edição falaremos sobre o Dia Nacional do Livro Didático. Vamos lá?

Comemorada no dia 27 de fevereiro, a data homenageia uma das ferramentas essenciais para a formação educacional dos discentes. Como sabemos, o livro didático reúne as informações que o aluno necessita para ajudar a desenvolver o seu conhecimento, em todas as etapas da educação, que vão desde o Ensino Fundamental até os superiores. As publicações didáticas também são muito importantes para orientar os educadores no processo de ensino e aprendizagem.

 

A importância do livro didático

Ele representa também um norteador para o professor, contribuindo para a formação das estratégias de ensino. Além de ser um ponto de apoio, na medida em que traça um caminho e uma sequência para a aprendizagem, evitando que ocorram lacunas que prejudiquem o entendimento dos conteúdos. Apesar de o livro didático oferecer um suporte para o professor, ele continua tendo a autonomia para construir a sua aula e toda a sua dinâmica. O uso do material ajuda na otimização do tempo, uma vez que fornece ao docente fontes de pesquisa e exercícios na própria obra. Dessa forma, o educador acaba descobrindo novas metodologias para tornar a aula mais atrativa e os alunos mais engajados.

 

Projetos pedagógicos que deram certo!

Pensando nisso, a Revista Appai Educar compartilha inúmeros projetos ligados ao incentivo à leitura e à utilização de livros de diferentes formas. Por isso, hoje vamos relembrar algumas dessas iniciativas desenvolvidas por educadores de diversas regiões do Brasil, que trouxeram resultados muito positivos e podem inspirar você nas aulas do dia a dia. Confira essa seleção exclusiva!

 

A importância da leitura e das bibliotecas comunitárias
Um dos episódios da primeira temporada do Revista Appai Educar Convida foi sobre a importância da leitura e das bibliotecas comunitárias. Para isso, convidamos uma escritora de livros infantis e conhecemos o trabalho de duas instituições que desenvolvem atividades com intuito de fomentar o hábito da leitura. A primeira é atendida pelo Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS) da Appai. E a outra é com o criador do projeto Nunca desista dos seus sonhos, que já criou 10 bibliotecas em creches e escolas com menos recursos no estado. Assista esse e os outros episódios que estão disponíveis no Portal do Associado.

 

O primeiro livro ninguém esquece!
Um colégio na Zona Oeste do Rio promoveu uma noite de autógrafos e um show de talentos com os pequenos. Através do projeto Leitor pra vida toda!, os alunos puderam mostrar seu talento como autores, tendo os livros publicados pela editora Estante Mágica. Uma forma de incentivo à leitura que encantou não somente os pequenos, como toda a comunidade escolar. Descubra como funciona o projeto lendo a matéria completa em nosso site!

 

“Escrevivências” que inspiram
Iniciado em pleno ano de pandemia, o projeto foi realizado em uma escola municipal do Rio. A ideia, abranger o uso de ferramentas digitais, cultura e educação como meio de estímulo ao desenvolvimento do processo de aprendizagem, a fim de incentivar a continuidade da alfabetização, leitura e escrita no cenário adverso que a pandemia trouxe aos cidadãos. Quer saber mais sobre o projeto? Leia em nosso site a matéria completa!

 

Para conhecer outros projetos ligados ao tema ou demais disciplinas, acesse a página da revista no site da Appai. E não esqueça de enviar o seu projeto para a nossa equipe através do e-mail redacao@appai.org.br. Vamos adorar conhecer seu trabalho e quem sabe divulgar nas próximas edições da revista.


Por Jéssica Almeida
Fotos: Banco de imagens
Fonte: Somos Par


Podemos ajudar?