Enciclopédia digital gratuita com vídeos educativos

Professores têm acesso a conteúdos pedagógicos e vídeos educativos


Cada vez mais a tecnologia tem avançado no intuito de estreitar a interatividade entre professores, alunos e pais, a fim de conectar os diversos saberes e compartilhá-los de maneira abrangente e qualitativa. Dentro dessa trilha de aprendizagem está sendo disponibilizada, gratuitamente, a enciclopédia digital Enciclokids, para alunos e professores da educação básica.

A enciclopédia digital oferece mais de 900 animações educativas, dentro desse espaço virtual, cujos vídeos e outros conteúdos são organizados de acordo com a disciplinas, a idade e o ano escolar do aluno. Todas as animações educativas têm seus temas relacionados a disciplinas como História, Matemática, Geografia, Português, Ciências e Idiomas, e outras com temáticas mais abrangentes, como ecologia, inclusão, saúde, responsabilidade social e fantasia.

A obra é resultado dos projetos desenvolvidos pela startup “De Criança para Criança”, que incentiva a criação como forma de ensino nas escolas, fomentando uma aprendizagem ativa, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cujo eixo norteador é conduzir os educadores a incentivarem o desenvolvimento de habilidades e competências, a fim de que os alunos agucem a autonomia e o pensamento crítico nas diversas práticas e vivências cotidianas.

De acordo com Vitor Azambuja, cofundador do programa “De Criança para Criança”, um dos principais objetivos é oferecer metodologias de educação híbrida para escolas de todo o mundo. “O material que foi produzido por alunos, sob orientação de professores, funciona como um aliado na aplicação do conteúdo proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas”, afirma Azambuja.

Essa visão de autonomia colaborativa é validada também por Gilberto Barroso, sócio de Azambuja, ao ratificar os objetivos da Enciclokids de democratizar o aprendizado com ludicidade, mas sem deixar de lado assuntos importantes. “Esse acervo é uma maneira de colaborar para que os professores trabalhem em sala de aula com vídeos atrativos, levando conhecimento e fazendo com que as escolas sejam espaços mais inclusivos”, garante Barroso.


Por Antônia Lúcia
Fonte: enciclokids com br


Podemos ajudar?