Alunos conquistam prêmio e a natureza agradece

Documentário sobre sustentabilidade global leva o Ciep 449 ao pódio


Ganhar prêmios, ter um trabalho reconhecido pela sociedade, é sempre algo muito especial na vida do cidadão. Mas quando isso está ligado a um tema social tão essencial à vida, a conotação de felicidade é ainda maior.

É o que afirmam os estudantes do Ensino Médio do Ciep 449 Leonel de Moura Brizola  – Intercultural Brasil – França, localizada no bairro Charitas, em Niterói, após concorrerem com mais de 3 mil alunos das redes públicas e privadas, de 12 estados diferentes, e conquistarem o lugar mais alto do pódio, com a apresentação de um documentário sobre sustentabilidade global.

Ciep 449 – Alunos e professores comemoram a conquista

A luta constante pela preservação de oceanos e rios, em muitos momentos parece desigual, se olhada pela quantidade de plásticos, microplásticos e outros materiais lançados diariamente em nossas águas. Todavia, mesmo sendo clichê, “não há vitória sem luta”, e partindo dessa premissa os alunos se debruçaram sobre o tema, cujo intuito era sensibilizar outros jovens sobre a responsabilidade de cada indivíduo acerca do nosso planeta.

Com muita pesquisa, empenho e ajuda dos professores, os 11 integrantes do 3º ano do Ensino Médio produziram um documentário expondo as mazelas da degradação e chamando a atenção de todos para essa violência que o homem vem fazendo com o planeta. O filme apresentado em francês também mostrou que muita coisa pode ser feita a fim de reverter essa situação, entre elas as pequenas atitudes de cada um em seus espaços individuais, suas casas e nos ambientes coletivos.

Para o diretor-geral do Ciep 449, Cícero Tauli, esse prêmio só vem reafirmar o trabalho consciente, empreendedor e visionário que vem sendo desenvolvido entre os alunos da instituição, que já receberam diversos reconhecimentos em outras ocasiões. “Foram várias conquistas deles e em diversas áreas, como saúde, esporte, ciência e outros. Mas o maior prêmio, com certeza, é ver os nossos alunos ingressando nas universidades públicas. Não tem preço vê-los mudando a vida de seus familiares”, afirma Cícero Tauli.

A aluna Nicole Cabral representou o grupo vencedor do prêmio

Na cerimônia de premiação realizada no Consulado da França, no centro do Rio, a aluna Nicole Cabral de Araújo Gomes, do 3º ano do Ensino Médio, representou o grupo no ato do recebimento e fez questão de frisar que a perseverança foi um fator decisivo para a vitória coletiva. “Lembro que, no dia, as outras duas concorrentes escolheram defender os seus projetos em português. No entanto, nós persistimos em manter na língua francesa, o que eu acredito tenha sido o diferencial para nossa escola obter mais essa vitória”, comemorou Nicole em nome de todo o grupo.

Além da satisfação pessoal, o prêmio pela conquista do FranceEcoLab 2021 abriu a possibilidade da compra de mais equipamentos para a escola, a fim de que mais projetos sejam realizados e outras experiências como essa continuem a fazer parte na expansão de vivências práticas em todas as áreas do conhecimento.


Por Antônia Lúcia
Ciep 449 Leonel de Moura Brizola – Intercultural Brasil – França
Rua Av. Carlos Ermelindo Marins, s/nº – Charitas – Niterói/RJ
CEP: 24370-195
Tel.: (21) 2705-5781
Fonte:  Seeduc RJ


Podemos ajudar?