Férias também é época de se especializar

Professor, se você pretende aproveitar suas férias para fazer um curso de especialização, esta matéria é pra você!


Final do ano chegou e com ele as tão esperadas férias. Sinônimo de descanso e diversão, o recesso dos professores também poder ser um período para se dedicar à formação continuada. Um assunto bastante discutido atualmente é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é o documento norteador das escolas do Brasil inteiro. A BNCC coloca a formação continuada dos professores como pauta obrigatória nas instituições, o que torna essa qualificação ainda mais importante para as unidades escolares. Por outro lado, a falta de tempo dos docentes é um fator que preocupa muitos diretores e coordenadores na hora de organizar um programa de formação para a sua equipe. Com a facilidade em poder se inscrever em um curso on-line, a dedicação aos estudos fica mais próxima à realidade. E a gama de conteúdo disponível pode fazer o professor se especializar em pouco tempo.

Tendo em vista que a escola está desempenhando vários e novos papéis na sociedade atual e o professor tem uma função fundamental nesse ciclo, pois ele é o responsável pela mudança de atitude e pensamento dos alunos, é indispensável buscar agregar conhecimento constante. O docente precisa estar preparado para os novos e crescentes desafios desta geração que nunca esteve tão em contato com novas tecnologias e fontes de acesso ao conhecimento.

Vale ressaltar que esta formação continuada não se esgota somente em um curso de atualização, mas deve ser encarada como um processo, construído no cotidiano escolar de forma constante e contínua.

Uma nova proposta que reflete a natureza da docência dada pela atividade de bons profissionais é a perspectiva do professor reflexivo. É uma prática que vem ganhando muitos adeptos e que enfrenta alguns obstáculos, mas que é necessária para uma ação docente eficaz.

No espaço escolar, o educador atualizado e em qualificação ininterrupta se torna um facilitador e não apenas um transmissor de informações, pois a formação continuada ajuda o docente a se tornar cada vez mais capaz de se adaptar às rápidas e diversas mudanças do contexto educacional, contornando as dificuldades encontradas no dia a dia da sala de aula.

Se o objetivo das escolas é proporcionar o desenvolvimento dos alunos, um dos fatores indispensáveis é conhecer a realidade de vida deles. Por isso, ao longo do tempo, as teorias educacionais se modificam e se atualizam para dar conta de mudanças sociais. Dessa forma, a formação continuada apresenta a grande vantagem de contribuir para a evolução constante dos educadores.

É preciso ainda ratificar que a qualidade da formação dos alunos é um efeito direto da capacitação dos docentes. Em outras palavras, professores mais bem preparados nas instituições educacionais promovem aprendizagens significativas e conseguem ajudar os estudantes a avançar nos conhecimentos necessários.

O aprendizado se renova a partir da pesquisa e da prática de diversos profissionais na área. Desse modo, ter cursos que atualizem sobre novas perspectivas e possibilidades na educação abre outras portas para os docentes, além de trazer alternativas que não foi possível conhecer durante a graduação.

 

Benefício Educação Continuada

No período de férias escolares (dezembro e janeiro), o professor Associado Appai já está com a sua programação de formação continuada agendada via videoconferências e lives, um espaço em que docentes e formadores (palestrantes) se encontram e interagem.

Toda a programação oferece certificado para quem participar  de  pelo menos 75% (permanência na videoconferência ou live) do curso. E quem escolher percorrer a trilha do mês de dezembro 2021 e janeiro 2022 poderá optar pelo certificado único com maior carga horária, seguindo o regulamento específico para este caso.

Aproveite este período dedicado à sua Educação Continuada e acesse os cursos a distância, em que você pode escolher o seu melhor horário e seguir no seu ritmo para realizar seus cursos livres. Com atuação autorizada pelo MEC, para cursos livres, as mais de 1.200 opções estão distribuídas dentro de aproximadamente 50 diferentes áreas, com emissão de certificados de 10, 20, 80 e até 100 horas. As temáticas contemplam tanto o desenvolvimento pessoal quanto o profissional.

 

Dicas de cursos e séries na EAD Appai para desenvolvimento profissional:

– Matemática na prática com materiais recicláveis – 8º e 9º ano
– Neurociência e a modalidade híbrida na prática
– Mindfulness e educação
– Neurociência: como o cérebro pode atuar a nosso favor?
– Neurociência: do socioemocional às memórias
– Série: alfabetização na educação infantil?
– Série: premissas da educação infantil
– Série: autismo e o plano educacional individualizado
– Série: canva para professores
– Rotação por estações – matemática
– Série: ferramentas Google para professores
– A sintaxe vista sob uma ótica dinâmica
– Série: Genially para professores
– Série: Jamboard para professores

 

Dicas de cursos e séries na EAD Appai para desenvolvimento pessoal:

– Personagens de biscuit
– Como conquistar sua independência financeira
– Decoração de interiores
– Métodos de conservação de alimentos
– Comida saudável
– Cozinhando com micro-ondas
– Culinária low carb
– Sorvetes
– Obesidade e atividade física
– Automaquiagem
– Cortes de cabelo feminino
– Design de cílios e sobrancelhas
– Manicure e pedicure
– Massagem modeladora
– Elaboração de roteiros turísticos
– Como fazer investimentos
– Pilates na prática
– Como ser um youtuber
– Iniciação musical

 

ACESSE: APPAI/EDUCACAOCONTINUADA


Por Richard Günter
Colaboração: Andréa Schoch


Podemos ajudar?