Dia do Atleta

Veja como abordar a temática em sala de aula e descubra como relacioná-la com a prática esportiva e os hábitos saudáveis


21 de dezembro foi a data escolhida para se comemorar o Dia do Atleta. A palavra, que vem do grego, significa uma pessoa que se dedica a esportes ou que tem capacidade física acima da média. Na Antiguidade, atleta era aquele que combatia nos jogos solenes da Grécia e de Roma. Atualmente, o termo se refere principalmente à pessoa que pratica atletismo ou que participa dos Jogos Olímpicos. Que tal aproveitar a data comemorativa e abordar a temática em sala de aula?

 

Trazendo o tema para a realidade do aluno

A data foi decretada pelo ex-presidente Jânio Quadros, como forma de honrar os atletas brasileiros que com empenho e dedicação representam o país em competições e elevam a nossa bandeira no mundo. Para abordar o tema em sala de aula, o professor pode aprofundar esse momento da história e pedir para que os alunos pesquisem curiosidades ou fatos importantes relacionados ao Dia do Atleta. Além disso, o educador pode falar sobre os diferentes esportes, pedindo uma pesquisa em grupo, onde cada um pode ser responsável por apresentar as curiosidades de uma modalidade ou pesquisar sobre um atleta desse segmento.

E por que não falar de esporte e reforçar a importância de ele estar alinhado com hábitos alimentares saudáveis? Na matéria Meu doce… virou legumes da Revista Appai Educar abordamos a importância da alimentação saudável nas escolas e trouxemos dicas de cardápios para quem não tem ideia do que comer na correria do dia a dia. Refeições saudáveis que podem ser levadas de casa, evitando que se gaste dinheiro na rua com besteiras ou comidas industrializadas.

 

Projetos pedagógicos que deram certo!

Está achando que as dicas acabaram? Que nada! Por aqui, na Revista Appai Educar, já compartilhamos inúmeros projetos ligados ao esporte. Por isso, hoje vamos relembrar algumas dessas iniciativas desenvolvidas por educadores de diversas regiões do Brasil, que trouxeram resultados muito positivos e podem inspirar você nas aulas do dia a dia, mesmo com o ensino híbrido. Confira essa seleção exclusiva!

 

Inclusão na educação e no esporte

Em outubro lançamos o projeto Revista Appai Educar Convida. São 5 episódios que estão disponíveis no Portal do Associado. No segundo, abordamos a inclusão na educação e no esporte. Convidamos a professora de Educação Especial Patrícia Andrade e fizemos uma entrevista exclusiva com o pai do Manu, que conta sua história de superação e de como o esporte foi importante na vida do pai e do filho. Clique aqui e assista.

 

Dá para aprender física assistindo futebol?

Tem professor garantindo que sim! A garotada consegue assimilar os princípios da física através de temas do cotidiano dos brasileiros. Como, por exemplo, uma das suas maiores paixões: o futebol. Quem explica isso é o educador Rafael Helerbrock, exemplificando as três leis de Newton aplicadas a partir desse esporte. Clique aqui e veja como deixar suas aulas ainda mais criativas.

 

Uma aula a cada esquina

O Rio de Janeiro é um museu a céu aberto, e andar pelas ruas é passear pela história da cidade e conhecer construções que marcaram época. Esses cenários, que encantam pela beleza arquitetônica, são ambientes perfeitos para ensinar e aprender sobre a trajetória da cidade de maneira criativa, transformando cada rua, monumentos e esquinas numa extensão das aulas dessa disciplina ensinada nas escolas. E foi nesse cenário que as irmãs Von Abel desfilaram toda a sua criatividade nos figurinos de época que encantaram ainda mais as etapas do Circuito Rio Antigo nas provas de rua em que o benefício Caminhadas e Corridas da Appai esteve presente. Clique aqui e leia a matéria completa.

Para conhecer outros projetos ligados ao tema ou demais disciplinas, acesse a página da revista no site da Appai. E não esqueça de enviar o seu projeto para a nossa equipe através do e-mail redacao@appai.org.br. Vamos adorar conhecer seu trabalho e quem sabe divulgar nas próximas edições da revista.

Incentivo da Appai

Se você é associado da Appai, participe dos eventos e aulas dos benefícios Dança e Caminhadas e Corridas. Por lá, você tem acesso a provas de rua, aulas de dança em diferentes modalidades, além de eventos exclusivos. Acesse o site da Appai e saiba mais!


Por Jéssica Almeida
Fotos: Banco de imagens


Podemos ajudar?