Libras: a um passo da obrigatoriedade

No Piauí, professora apresentou proposta que hoje está espelhada em diversos estados do país


O pequeno Webert tinha apenas 7 anos quando começou a estudar na Escola Municipal H. Dobal, na cidade de Teresina, no Piauí. Seu histórico escolar quando chegou ao colégio não era dos melhores. O aluno, que é surdo, era apontado como “desinteressado” por seus professores, que afirmavam já ter feito incontáveis esforços, em vão, para tentar ensinar ao menino por meio de Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Eis que Josy Silva, sua professora no novo colégio, teve uma grande sacada: suspeitando que o menino rejeitava aprender por meio de Libras porque a atividade só reforçava o quanto ele era diferente do restante de seus colegas, ela decidiu implementar o ensino da língua para toda a turma. E o resultado não poderia ter sido melhor!

Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental adoraram o desafio e se dedicaram tanto à matéria que, ao final do ano letivo, ganharam “Certificado de Proficiência em Libras – Nível 1”. Webert, por sua vez, começou a se interessar pelas atividades da escola, melhorou seu desempenho e passou a se relacionar com o restante dos colegas.

Mais do que uma nova língua, para a professora Josy, todos aprenderam sobretudo sobre empatia e a importância de respeitar as diferenças. Uma lição que, com certeza, vão levar para a vida!

Para garantir a inclusão plena de deficientes auditivos no Brasil, tramita no Senado Federal um projeto de lei que propõe que o ensino de Libras se torne obrigatório nas escolas de todo o país. A história de Webert é mais uma prova da relevância de iniciativas como essa!

 

Cidade de Canoas é pioneira no RS

Canoas é a única cidade do Rio Grande do Sul que possui um currículo específico para a Língua Brasileira de Sinais. Elaboradas ao longo de 2017, as competências e habilidades estão descritas no Referencial Curricular, documento aprovado no final de 2018 pelo Conselho Municipal de Educação. O município, inclusive, foi um dos primeiros do estado a finalizar o documento, que serve de referência para os professores da rede pública. A implementação da nova base está em vigor desde 2020.

 

Falta pouco para Libras se tornar obrigatória no ensino básico para todos os alunos do Brasil

Tramitação do Projeto de Lei nº 5.961/2019 segue em análise pelo Senado Federal. O texto inclui conteúdos relativos a Libras nos currículos dos ensinos Fundamental e Médio. O objetivo é contribuir para que as pessoas surdas vivenciem processos de inclusão plena, e para que alunos ouvintes compreendam a multiplicidade das formas de se comunicar.

A ementa completa pode ser conferida através do site do senado e a tramitação na Câmara ser acompanhada em tempo real. Acesse:

PL 5.961/2019 (PL 5961/2019 – Senado Federal)


Por Richard Günter
Fonte: Seduc Piauí

 


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