Educação Midiática na formação para a cidadania digital

Marcio Gonçalves*


Professores, pesquisadores e centros de pesquisa de diferentes países assinaram o Manifesto pela Cidadania Digital. O documento é dividido em quatro partes e tem como objetivo apresentar um campo de pesquisa, estudo e reflexões sobre as mudanças trazidas pelas redes digitais na participação dos cidadãos nos processos decisórios e na política em geral. Mas como pensar na formação plena de um cidadão digital frente a uma sociedade permeada por algoritmos, dispositivos móveis de conexão, big data e todas as outras formas de inteligência não humanas que contribuem para a realização e a definição do que somos?

É preciso, mais que urgente, falar de educação midiática para a formação da cidadania. Somos seres humanos dotados de linguagem e de comunicação. Nosso corpo fala, nossa mente articula pensamentos e produzimos informação. No mundo contemporâneo, essa produção de conteúdo está na ponta de nossos dedos. As publicações em meio digital merecem ser pensadas antes de ir para o ar. Se você é o que compartilha, pense, sempre, antes de postar.

A educação para a mídia, portanto, deve emanar dos estudantes. Quando uma escola percebe que os alunos podem se tornar produtores de conteúdo com mídia, o espaço escolar ganha novo sentido porque a produção midiática contribui para o protagonismo do estudante na hora de produzir vídeos, fotos, entrevistas, áudios etc.

Outro destaque dado à educação para a mídia é o desenvolvimento do pensamento crítico por parte dos estudantes. O processo de pesquisa, por exemplo, ao longo de uma reportagem demanda, no mínimo, que os alunos levantem o que já foi publicado, descubram pessoas que entendam do assunto em questão e dos aspectos técnicos envolvidos. Um processo de entrevista demanda conhecer melhor a vida e a obra do entrevistado. Quando estudantes saem a campo para uma atividade dessa natureza, eles desenvolvem pensamento crítico. Um elemento essencial para atingir este estágio é a própria produção do aluno.

A educação midiática é, segundo definido pelo programa Educamídia, o conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos – dos impressos aos digitais. Ela é necessária, portanto, para garantir a participação e a democracia. Vindo ao encontro da globalização, a educação midiática no mundo, nas escolas e em quaisquer outras instituições de ensino, mobiliza as pessoas para a formação de uma cidadania digital plena.


*Marcio Gonçalves é professor, pesquisador e educador Google Innovator.

 


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