O rádio ainda é relevante no século 21?

Claro que sim! Ele faz parte da nossa história, é democrático, não necessita de internet para funcionar e pode ser muito útil em sala de aula. Descubra como!


O rádio sobreviveu à televisão, internet e não perdeu seu propósito básico de interlocução mesmo diante do avanço das mídias digitais. Em situações de catástrofes naturais, guerras, desastres é ágil em informar e orientar na busca de socorro quando outros meios se tornam inacessíveis. A sua permanência entre os veículos de mídia pode ser explicada pela capacidade de absorver as novas tecnologias. Ele também pode ser um ótimo recurso ou tema para ser trabalhado em sala de aula. Por isso, a Revista Appai Educar vai abordar o Dia Nacional do Rádio na editoria “Calendário” dessa edição, trazendo dicas e sugestões de atividades para realizar com seus alunos. Vamos lá?

 

Um pouco da história do rádio

Comemorado no dia 25 de setembro, o Dia Nacional do Rádio homenageia o nascimento de Roquete Pinto, considerado o pai da radiofonia brasileira por fundar a primeira emissora do país. Ele enxergou ali uma ferramenta para melhorar a educação, por isso convenceu a Academia Brasileira de Ciências a comprar os equipamentos necessários para fundar a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro em 1922 e, em 7 de setembro do mesmo ano, levar ao ar a primeira transmissão de rádio em comemoração ao centenário da Independência do Brasil.

A estação foi instalada no Rio de Janeiro para a veiculação de músicas e discurso do presidente Epitácio Pessoa, transmitido para 80 receptores espalhados pela então capital do país. Em 1924, foram fundadas as emissoras Rádio Clube do Brasil e Educadora Paulista, seguidas de outras instalações na Bahia, Pará e Pernambuco. O Brasil passava por um crescimento da economia nacional e era visto como um mercado promissor pelos estrangeiros. As indústrias elétrica e fonográfica auxiliaram a expansão radiofônica, marcando o período como a Era do Rádio.

No fim da década de 1950, o rádio entrou em declínio devido à concorrência com a televisão, mas nunca deixou de fazer parte da vida do brasileiro. Atualmente, há mais de 9 mil emissoras operando no território nacional, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão (Abert).

 

Vamos começar a colocar a mão na massa?

Que tal propor um programa de rádio com seus alunos ou criar uma rádio-escola? Os dois casos são ótimos para exercitar a imaginação, produção textual e improvisação do ao vivo. Você pode sugerir pautas baseadas em temas específicos, como o bullying e o meio ambiente, ou ainda entrevistas com convidados especiais, que podem ser um autor de livro, um ex-aluno ou alguém que tenha relação com o conteúdo estudado. A partir daí os estudantes podem ser divididos em grupos para pesquisar, escrever o roteiro e depois gravar o programa de rádio. Com o ensino híbrido, essa atividade pode ser gravada, enviada por WhatsApp ou disponibilizada em uma plataforma digital da escola.

Já a rádio-escola pode servir como um canal de diálogo entre os estudantes, a direção escolar e os professores, visando a interdisciplinaridade e o despertar de aptidões. Além de músicas para entretenimento durante os intervalos, ela pode servir para transmitir recados entre os alunos e abordar temas importantes que poderão servir de diálogos em sala de aula.

 

Projetos pedagógicos que deram certo!

Está achando que as dicas acabaram? Que nada! Por aqui, na Revista Appai Educar, já compartilhamos inúmeros projetos ligados ao rádio e outros formatos de programas de áudio, como é o caso do podcast. Por isso, hoje vamos relembrar algumas dessas iniciativas, desenvolvidas por educadores de diversas regiões do Brasil, que trouxeram resultados muito positivos e podem inspirar você nas aulas do dia a dia, mesmo com o ensino híbrido. Confira essa seleção exclusiva!

 

Podcast em sala de aula pode?

A cada dia ele ganha novos ouvintes. Mais de 40% dos internautas já ouviram pelo menos uma vez algum conteúdo neste formato. Diante dessa realidade, é possível se apropriar desta tecnologia para uso em sala de aula? A resposta vem até em caps lock: SIM! E vamos mostrar como surpreender seus alunos. Saiba como essa ferramenta digital pode influenciar o ensino.

 

Com o Whatsapp ficou mais fácil criar podcast

A popularização do acesso à tecnologia tem caracterizado fortemente a vida do estudante. Aliás, mais que uma influência, é possível dizer que a utilização dos recursos de informação e comunicação na educação promove uma real revolução no âmbito escolar, renovando formas de ensinar e de aprender. Veja algumas possibilidades de produzir e compartilhar conteúdo pedagógico com smartphone.

 

Silêncio, gravando!

Alunos transformam as histórias de livro em programa de rádio. Isso mesmo! Através de um projeto de Artes e Língua Portuguesa, os estudantes desenvolveram e escreveram novos finais para algumas fábulas. Além disso, fizeram desenhos e ilustraram as novas histórias, além de criarem uma fotonovela. Para saber mais, clique aqui.

Para conhecer outros projetos ligados ao tema ou demais disciplinas, acesse a página da revista no site da Appai (www.appai.org.br). E não esqueça de enviar o seu projeto para a nossa equipe através do e-mail redacao@appai.org.br. Vamos adorar conhecer seu trabalho e quem sabe divulgar nas próximas edições da revista.


Por Jéssica Almeida
Fotos: Banco de imagens gratuitas do Freepik.


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