WhatsApp mais que um app: uma ferramenta pedagógica


Nessa terceira reportagem sobre mídias sociais e tecnologias, vamos falar do WhatsApp, um aplicativo que, sem dúvida, é o campeão de audiência nos smartphones dos brasileiros, sobretudo quando o assunto é de procedência familiar ou notícias com tom de avisos importantes ou com forte senso de urgência. Estamos falando do WhatsApp, ou zap, para a maioria das pessoas.

Entretanto, como toda via de mão dupla, temos acompanhado o uso consciente dessa mídia, bem como a utilização irresponsável de muitos com a propagação das fake news em várias áreas, que vão desde a educação, passando pela política, o social, o lazer, a saúde e por tantas outras.

 

Como o Zap está na fita?

Todavia, esse formato ágil da plataforma WhatsApp tem rendido bons frutos. É o que mostram as sondagens mais recentes sobre a ferramenta. De acordo com a pesquisa do Opinion Box, o WhatsApp segue na liderança do ranking, com mais de 55% de smartphones com o app.

Em uma outra pesquisa, esta realizada pela Revista Educação Pública, uma publicação da Diretoria de Extensão da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), com 100 professores da rede pública do estado de Minas Gerais, acerca do uso do WhatsApp durante o ensino remoto, constatou que ele não aparece somente como um aplicativo, mas sim como um veículo de comunicação. Das 61 respostas, 31 utilizaram o termo “comunicação”, ou seja, trata-se de uma ferramenta que vem cumprindo o papel de trocar informações entre seus usuários. Nesse caso, gestão escolar, equipe pedagógica, professores e estudantes, evidencia o relatório.

 

Mais acessibilidade e comunicação

Ainda segundo dados da pesquisa, um outro ponto observado revelou que uma parcela dos professores utilizou a expressão “acessibilidade”, principalmente quando se referem aos alunos, pois alguns só conseguem ter acesso às propostas escolares através do WhatsApp. Na mesma pesquisa, 16 docentes citaram que as funcionalidades e/ou ferramentas do aplicativo possuem um potencial que nenhum outro produto nesse momento está conseguindo suprir.

 

Um auxílio no processo de ensino

Segundo vários autores, “o WhatsApp, assim como qualquer outra mídia, pode auxiliar e favorecer o estreitamento entre professores e alunos, auxiliando no processo de ensino e facilitando o contato entre ambos, diminuindo assim a distância entre professor e aluno.”. Todavia, não se deve perder de vista o papel mediador do educador, a fim de que a equação conhecimento + tecnologia + uso responsável funcione de maneira satisfatória para a comunidade escolar no que tange aos resultados acadêmicos esperados.

Numa pesquisa realizada entre os alunos dos primeiros anos de Ensino Médio de um colégio estadual de ensino no município de Ibiassucê, na Bahia, em que o aplicativo WhatsApp foi colocado como ferramenta pedagógica no projeto Educação Científica, percebeu-se de imediato a satisfação dos alunos pela proposta feita pela direção pedagógica. Essa afirmativa fica clara no gráfico abaixo, mostrando em números qual foi a satisfação com a utilização do aplicativo nas oficinas de educação científica, bem como a efetividade na troca de informação.

Essa pequena mostra evidencia a importância do WhatsApp, antes visto apenas como de uso pessoal, mas que, com o advento da pandemia – mais propriamente do ensino remoto –, tem se mostrado uma promissora opção na soma das muitas metodologias ativas usadas pelos professores, a fim de propiciar uma educação qualitativa e prazerosa aos alunos das redes de ensino.

 

WhatsApp no EJA

Saindo da faixa etária do Ensino Médio e indo em direção a outro grupo, entre 18 e 65 anos, vimos que os resultados continuam bastantes promissores. É o que demonstram os trabalhos de pesquisa realizados no Centro de Ensino Médio – CEM 9, de Ceilândia-DF, com quatro professores do 2º ano do 3º segmento da EJA, publicado no 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.

Nos relatos tanto de docentes, quanto de alunos, pôde-se perceber o cenário favorável ao uso dessa tecnologia como um facilitador no desenvolvimento dos trabalhos, sobretudo pela proximidade de todos no uso da ferramenta e pelo fato de a maior parte ter acesso a um celular. Segundo um dos entrevistados, identificado como professor A, “como todo mundo hoje tem WhatsApp, a comunicação flui bem, porque é instantânea. Mesmo eu não estando perto, consigo tirar dúvidas, marcar encontros, falar das aulas. Mas tem o lado de você perder um pouco a privacidade. Os alunos ficam querendo conversar no final de semana”, comenta.

 

WhatsApp e o aumento da carga horária

Um segundo professor entrevistado, ao falar sobre o aumento da carga horária, disse que para ele (identificado como professor B) não há problema em trabalhar um pouco mais por conta da inserção da tecnologia na sua prática pedagógica. Segundo afirma, os ganhos na aquisição dos conhecimentos são maiores que os contratempos. “A proximidade ajudou a construir uma boa relação entre alunos e os pesquisadores do projeto. Acaba que nós também ficamos mais envolvidos com os diálogos, acompanhando de perto os exercícios, pedindo para enviarem materiais que eles produziam pelo celular. Acho o WhatsApp um importante recurso pedagógico, pois facilita a comunicação além dos limites do muro da escola. O único entrave, no meu ponto de vista, é que não é o tempo todo que os alunos têm acesso a essas ferramentas”, afirmou.

Na próxima edição, a conversa é sobre o Youtube. Espero você, até já!


Por Antônia Lúcia
Fontes: encuentros.virtualeduca e whatsapp como ferramenta didática na Educação.

 

 


Podemos ajudar?