Programação inédita para o mês do professor

Entre os dias 11 e 15 de outubro, a Revista Appai Educar vai liberar conteúdos exclusivos no Portal do Associado. Saiba mais!


Pode se preparar! No mês de outubro temos um encontro marcado lá no Portal do Associado. Isso porque a Revista Appai Educar preparou um conteúdo inédito para inspirar os professores em sala de aula e no ensino remoto. Convidamos educadores e especialistas para falar sobre os temas mais buscados e atuais ligados à educação e contar sobre o trabalho que desenvolvem. Confira a programação completa!

 

11 de outubro – Estreia do programa

No primeiro episódio do Revista Appai Educar Convida a nossa equipe vai contar mais sobre o projeto e soltar alguns spoilers do que vem por aí! Temas ligados a saúde, inclusão, aprendizagem e, claro, muitas dicas para colocar em prática o conteúdo aprendido. E se você tem alguma sugestão para os próximos episódios ou gostaria de participar desse projeto, entre em contato com a nossa equipe através do e-mail redacao@appai.org.br.

 

12 de outubro – Inclusão na educação e no esporte

Para esse episódio mais que especial, convidamos Patrícia Andrade, que é parceira da Revista Appai Educar, doutoranda em Educação, pesquisadora do Lepedi (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão) e professora de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias.

Além dela, conversamos com a educadora Vilma Soares, que atua no Departamento de Educação Básica no município de Duque de Caxias e desenvolveu um projeto de inclusão na pandemia. Vilma possui graduação em Ciências Biológicas, especialização em Gestão Escolar, Mestre em Educação UFF/RJ e é pesquisadora do grupo de pesquisa Polis da UFF.

Está achando que as surpresas acabaram? Fizemos uma entrevista exclusiva com o Peterson, pai do Manu, que é presença garantida nos eventos do benefício Caminhadas e Corridas e sempre faz o maior sucesso por onde passa. Conheça sua história de superação e como o esporte foi importante na vida do pai e do filho.

 

13 de outubro – Importância da leitura e das bibliotecas comunitárias

É claro que esse tema não podia ficar de fora do novo projeto da Revista Appai Educar. Para falar sobre a importância da leitura desde a infância, convidamos a escritora de livros infantis Priscila de Albuquerque. Ela também é especialista em Alfabetização e Letramento, graduada em Serviço Social, professora da Rede Municipal de Educação e parceira de longa data da revista.

No mesmo episódio vamos conhecer o trabalho de uma instituição atendida pelo Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS) da Appai. Quem conta tudo pra gente é Maria Chocolate, que atua em uma Biblioteca Comunitária em Saracuruna. O espaço oferece diversas atividades voltadas para a valorização do livro, leitura e literatura e formação de novos leitores, como: mediação de leitura, contação de histórias, rodas de leituras, entre outras atividades.

O terceiro convidado desse episódio é Ricardo Cabello, pioneiro em montar bibliotecas comunitárias infantis e fundador do projeto Nunca Desista dos seus sonhos. Ao todo foram 10 bibliotecas criadas em creches e escolas carentes no estado. Ele também é escritor e o seu livro possui o mesmo nome do projeto, que é apoiado por diversos famosos. Ricardo vai contar um pouco sobre a sua trajetória e como é feito o projeto que desenvolve.

 

14 de outubro – Saúde alimentar nas escolas e ensino remoto

Outro tema presente na Revista Appai Educar e extremamente importante para as crianças em fase de desenvolvimento e aprendizagem é a saúde alimentar nas escolas e no ensino remoto. Para falar sobre o assunto convidamos a nutricionista do Programa Saúde 10 Viviane Macedo. Além dela, vamos visitar o espaço da BeGreen e conhecer de pertinho o projeto que desenvolvem voltado para as escolas, com intuito de estimular uma alimentação mais saudável desde a infância. Imperdível, né?

 

 

15 de outubro – Filmes como ferramenta de aprendizagem

Para fechar essa primeira temporada com chave de ouro, a equipe da Revista Appai Educar vai trazer inúmeras dicas de como utilizar os filmes como ferramenta de aprendizagem no ensino híbrido. Além de muitas opções de filmes da plataforma Looke.

E quem mostra pra gente, na prática, como utilizar esse recurso em sala de aula é o professor e articulador do Cineclube nas Escolas José Leandro Cardoso. Está imperdível!

E aí, curtiu a programação? Então já anota aí para não perder nadinha!

E se você ainda não é associado da Appai e preenche os requisitos para se filiar e garantir sua participação nessa família, acesse o nosso site e preencha o formulário. Vamos adorar ter você por aqui!


Por Jéssica Almeida
Fotos: Banco de imagens gratuitas do Freepik.


Podemos ajudar?