Aqui se faz história!

Colégio relembra sua trajetória de 50 anos e cria projeto envolvendo diversas disciplinas


Ao longo de 50 anos, o Colégio Estadual Padre Anchieta desenvolveu muitos projetos e fez história! Para comemorar essa data tão especial, criaram uma atividade interdisciplinar, histórica e cultural, desenvolvida com toda a comunidade escolar de forma remota. A ideia foi resgatar a história e a cultura da instituição, valorizando a identidade e disseminando um sentimento de pertencimento a todos os envolvidos. Para isso, foram criadas lives, vídeos, apresentações de diversas turmas, um jornal e até história em quadrinhos.

O diretor Renan Oliveira explica que, considerando a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – em que consta a promessa de mudar as relações da escola perante os alunos, de modo que ela se conecte à realidade em que eles devem assumir um maior protagonismo –, foi colocada em prática a realização de um projeto interdisciplinar por área do conhecimento respeitando as seguintes etapas: ensino fundamental, 1ª, 2ª e 3ª séries.

Cada série ficou responsável por um ramo do conhecimento. O Ensino Fundamental, por exemplo, se encarregou da área de humanas (geografia, história, filosofia e sociologia), enquanto a 1ª série ficou com as ciências da natureza (biologia/ciências, física e química). E, a partir dessa ordem, foi organizada uma subdivisão através de diversos temas. Em linguagens, por exemplo, uma turma se encarregou da elaboração de um painel com fotos, vídeos e textos baseados na comemoração de 50 anos.

Os estudantes também fizeram comparações de fotos antigas e atuais do entorno da escola, além de estudarem a localização do bairro, com apresentação de mapas, com coordenadas geográficas e legendas. Para apresentar todo o conteúdo criado foram desenvolvidos vídeos, histórias em quadrinhos, criação de um jornal e entrevistas com ex-alunos e parceiros da instituição, entre eles escritores, artistas homenageados, o Hemorio e até a Revista Appai Educar.

A professora de matemática, Elaine Marinho, garante que o colégio faz toda a diferença em sua vida. “Me sinto realizada profissionalmente, pois estou doando de volta o amor que recebi enquanto aluna”, elogia. O estudante Felipe Torres, da turma 2.001, compartilha o mesmo sentimento da docente. “Sou muito feliz nesta escola, que agregou tantas coisas para minha vida que vão além do aprendizado dos conteúdos. Hoje, penso mais no próximo, sou menos tímido para falar em público por conta dos projetos e faço mais amigos”, garante.

Para a estudante Thifany Lima, da turma 3.003, esse projeto é de suma importância para que os alunos conheçam o ambiente escolar e toda a sua história. “Pois é nesse lugar que passamos pelos momentos mais importantes de nossas vidas: os anos de aprendizado”, afirma. O diretor Renan Oliveira explica que, por conta da pandemia, toda a atividade foi realizada de forma remota, e a culminância foi exibida nas mídias sociais da escola (Youtube e Instagram). “Sobre o projeto só posso dizer uma palavra: gratidão! A tudo e a todos… Como esta instituição me inspira! Como é bom ser líder desses seres humanos incríveis. Alcançamos nosso objetivo que era buscar as memórias mais afetivas daqueles que contribuíram com nosso ensino. Obrigado Appai por todo o carinho conosco ao longo desses anos”, finaliza.


Por Jéssica Almeida
Fotos cedidas pela escola e banco de imagens gratuitas do Freepik.


Podemos ajudar?