Uma maratona que vai deixar saudades

Em comemoração aos 35 anos da Appai, os benefícios Revista Appai Educar e Educação Continuada prepararam conteúdos exclusivos para você. Confira todas as novidades e saiba como ter acesso!


Em julho, a Appai está fazendo 35 anos e preparou inúmeras novidades para você! Os benefícios do pilar Educação se juntaram e elaboraram conteúdos exclusivos com intuito de capacitar, trocar experiências e divertir o educador e seus beneficiários. É isso mesmo! A Revista Appai Educar e o benefício Educação Continuada se juntaram mais uma vez e prepararam lives, quizzes, bate-papos com grandes nomes da Neurociência e Educação e conteúdos exclusivos que ficarão disponíveis até o final do mês de agosto no Portal do Associado. Quer saber mais? Então continue por aqui!

 

Maratona de Educação

Nessa data tão especial, trouxemos uma das temáticas mais queridas e procuradas dos últimos anos, a Neurociência, abordando a prática desse tema através de projetos educacionais aplicados à aprendizagem, dentro de diferentes formatos e modalidades. A especialista em formação de professores e consultora da Appai, Andréa Schoch, afirma que o tema escolhido para essa Maratona de Educação é o que há de mais inovador quando o assunto envolve aprendizagem.

Andréa ressalta ainda que, por meio desse tema, é possível descortinar, aos profissionais da educação, temas ricos capazes de revelar detalhes sobre o funcionamento do cérebro que aprende. “Possibilitando a criação de estratégias que possam ser praticadas para que a aprendizagem seja significativa e gere transformação, mudança de comportamento. Seguimos cientes com o compromisso de oferecer o melhor conteúdo para aquele cuja profissão forma todas as demais profissões, o professor”, explica Andréa.

A jornalista da Revista Appai Educar, Antônia Lúcia Figueiredo, completa afirmando que eventos como esse são importantes exatamente por compartilhar com os associados e beneficiários conteúdos que fazem parte e contribuem diretamente para expandir a formação, capacitação e vivência docente dentro e fora de sala de aula. “Acredito ter sido esse o nosso eixo norteador da temática Neurociência, Educação e Projetos Educacionais. E pela reciprocidade dos professores ficou claro que eles não somente perceberam a nossa intenção como nos apoiaram integralmente participando de toda a Maratona da Educação”, elogia.

 

Programa com conteúdos exclusivos

A programação especial começou com uma seleção exclusiva de conteúdos veiculados pela Revista Appai Educar e pela Educação Continuada, ao longo dos 35 anos da Appai, com enfoque para a temática “Neurociência e Projetos Educacionais para a Aprendizagem”. O programa está disponível no Portal do Associado e permanecerá lá durante todo o mês de agosto, por meio do Appai On. Assim você pode assistir quando e onde quiser!

 

Pra aprender enquanto se diverte!

Preparamos também uma atividade lúdica chamada de Jogo de Mestre, com conteúdo focado em Neurociência e Aprendizagem, incluindo experiências práticas envolvendo a Neurociência, projetos educacionais e quizzes. Comandado pela querida e já conhecida dos associados Andreia Fernandes, o programa contou também com a participação dos associados/beneficiários que interagiram através do chat num verdadeiro clima de descontração.

A cada bloco, a especialista mostrava vídeos para exemplificar o conteúdo exibido e logo na sequência os associados e beneficiários tinham um tempo para responder os quizzes. Com o resultado do game foi criado um ranking, e o resultado foi transmitido ao vivo no evento Entre Docentes, que também faz parte da Maratona dos 35 anos Appai. Haverá também um reconhecimento simbólico (imagem virtual) enviado por e-mail para os associados participantes do Jogo de Mestre até a sexta posição no ranking de acertos.

Andreia Fernandes explica que o Jogo de Mestre é uma atividade gamificada elaborada pela equipe da Appai e que representa uma ponte entre o conhecimento e o lúdico. A especialista afirma que, ao participarem do evento, profissionais de diferentes áreas da educação tiveram a oportunidade de rever conteúdos sobre neurociência e aprendizagem mediante diferentes perspectivas, através de trechos de videoaulas já ministradas pela Educação Continuada, videorreportagens sobre assuntos já publicados pela Revista Appai Educar e quizzes, como ferramentas de gamificação.

Para ela, o evento foi de uma leveza singular. “Pois permitiu, de forma harmoniosa, a integração entre conteúdo e ludicidade, o que facilitou o desenvolvimento da atividade, bem como o senso de pertencimento a um grupo que acredita que a educação se fortalece com a colaboração e troca de experiências. Na caminhada de construção de uma comunidade de aprendizagem, que integra educadores de diferentes áreas, atividades como Jogo de Mestre oferecem momentos de criação de um compasso entre prática profissional e vida pessoal”, garante Andreia.

A especialista ressalta um pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman, que dizia que vivemos momentos líquidos e as formas e instituições sociais não têm mais tempo para se solidificar, pois as ações se tornam líquidas e acabam perdendo seus quadros de referência. “Sendo assim, eventos que convidam os educadores a terem uma participação mais ativa permitem a possibilidade da descoberta de outras maneiras de organização de suas vidas profissionais e pessoais, já que existe um amalgamar entre essas duas áreas, que não pode ser jamais negligenciado”, explica.

Para Andreia, atividades como o Jogo de Mestre geram a integração entre educadores e têm como desafio contribuir para reorganização e reestruturação das experiências de emsino de uma forma mais transversal, que colabore para superar as fragmentações e os contrastes na educação global, onde ocorrerão múltiplas trocas e intercâmbios, que ampliam a riqueza e a profundidade das aprendizagens.

A associada Rosângela Honório dos Santos, na Appai desde 2009, participou do Jogo de Mestre e conta que os temas abordados foram de grande relevância e muito bem explicados. “Eu me apaixonei pela Neurociência por causa de uma palestra com a Dra. Marta Relvas, depois disso fiz uma pós-graduação da Faculdade São Judas Tadeu através da Appai e agora tive o privilégio de participar da Maratona de Educação com a palestrante Andreia Fernandes. Amei o quizz! Gratidão a toda a equipe”, elogia.

 

Bate-papo com quem entende do assunto!

O programa Entre Docentes também faz parte dessa programação especial em homenagem aos 35 anos da Appai. Nele, convidamos para uma mesa virtual grandes nomes da Neurociência e Educação para um bate-papo com os nossos associados e beneficiários. Com o tema “Neurociência, Projetos Educacionais e Aprendizagens”, as convidadas apresentaram sua expertise para a mesa e os associados puderam interagir, trocar saberes e tirar suas dúvidas sobre a temática.

Como convidadas trouxemos Andreia Fernandes para mediar esse encontro, Ana Rosa Airão, Marta Relvas e Cristiane Guedes. Time escolhido com muito carinho pela equipe dos benefícios Revista Appai Educar e Educação Continuada para abrilhantar esse evento e levar conteúdo de qualidade para os associados. Além desse timaço de especialistas, tivemos dois intérpretes do Instituto de Libras do Rio de Janeiro que abrilhantaram ainda mais o evento, reforçando a preocupação e compromisso com a inclusão.

Um dos maiores nomes quando o assunto é Neurociência, Marta Relvas conta que ficou muito feliz em receber o convite para participar desse momento tão marcante para a Appai. “São 35 anos fazendo acontecer todos os processos de capacitação, atualização, formação dos professores, não só no âmbito regional, mas em todo o Brasil e até os educadores que estão fora. Foi grandioso, uma emoção, uma honra participar dessa celebração com todos os meus colegas professores trazendo um tema extremamente atual, que está dentro da minha especialização, que é a Neurociência, especificamente voltada à aprendizagem escolar. Valeu muito o convite, muita emoção de verdade na minha fala, na minha relação com a Appai. Eu só tenho gratidão!”, relata a especialista.

Ana Rosa Airão, que é médica neuropediatra, educadora e doutoranda em Neurologia, partilha do mesmo sentimento. “Foi muito honroso ser convidada para participar dos 35 anos Appai! Por tudo que temos visto das atividades da Associação para com a Educação, e eu, particularmente, como professora e médica que trabalho com crianças e adolescentes com a questão dos transtornos do neurodesenvolvimento, vejo como é rica a qualidade do material e das discussões geradas pela Programação da Educação Continuada e da Revista Appai Educar. Meus parabéns!”, elogia.

A Mestra em Psicanálise, Cristiane Guedes, concorda com as colegas. Para ela, participar do Entre Docentes foi um momento lindo e de muita aprendizagem. “A colaboração da Neurociência para uma prática educativa mais efetiva e significativa é um movimento contínuo para o processo de ensino-aprendizagem. Parabéns à equipe Appai pelo evento e pelos 35 anos de investimento na formação continuada de professores”, afirma.

E não foram somente elas que gostaram de participar desse momento. A associada Rosimere Alves também. “A Maratona de Neurociências foi de grande importância para minha vida como professora. Pude entender como o cérebro é capaz de aprender. Para que ocorra de fato uma aprendizagem é preciso resgatar as informações que provêm do conhecimento do aluno.  O cérebro precisa estar sempre ativo”, lembra, citando o que aprendeu.

 

Pra fechar com chave de ouro!

Para fechar a programação, preparamos um conteúdo superespecial em homenagem à trajetória dos benefícios Revista Appai Educar e Educação Continuada ao longo desses 35 anos, marcada por muita formação, aprendizagem, emoção e sobretudo compromisso com o educador. Esse trabalho também ficará disponível no Portal do Associado até o final do mês de agosto.

Antônia Figueiredo, na qualidade de jornalista e editora da Revista Appai Educar, conta que foram alcançados todos os objetivos da Maratona de Educação. “Em todas as suas etapas, desde a idealização, passando pela elaboração dos conteúdos, criação, gravação, ajustes e apresentação. Não dá para dizer em separado o que foi mais marcante, pois foi um conjunto de ações criativas e inspiradoras para todos os envolvidos. Diria que foram dias incríveis em que a educação, através da Revista Educar e da Educação Continuada, protagonizou de fato e de verdade o seu papel de ensinar e aprender com a troca de saberes”, garante.

Já para Andréa Schoch, a Maratona superou as expectativas. “Difícil dizer qual foi a atividade que mais gostamos nessa jornada, pois ela foi diversificada, trazendo muita ludicidade, por meio do Jogo de Mestre, profundos conhecimentos na live Entre Docentes e recordações imperdíveis nos 35 anos de momentos incríveis do Pilar Educação”, afirma.

 

E não para por aí!

Além de todos esses conteúdos exclusivos que preparamos para os associados e beneficiários Appai, fizemos uma matéria exclusiva reunindo mais de 50 opções de conteúdos para você que deseja aprender mais sobre Neurociência através de cursos e exemplos práticos realizados em sala de aula. Um material que pode servir de inspiração para você aplicar essa metodologia com seus alunos. Basta acessar www.appai.org.br e buscar pela matéria “50 opções de conteúdo sobre Neurociência para você”.

E sobre as novidades que os benefícios pretendem trazer ainda esse ano, Andréa conta que os conteúdos para a Educação Continuada envolvem as novas descobertas da Neurociência aplicadas aos processos educativos, podcasts e uma atividade em primeiríssima mão: um novo formato na Educação Continuada intitulado Vídeo com Tutoria.

Já para a Revista Appai Educar, Antônia revela que lançará um e-book especial sobre Educação e que a equipe já está trabalhando nos temas da edição exclusiva de outubro, quando celebramos o mês do professor. “Teremos muitas novidades e ações durante todo esse período, sem esquecer, é claro, do já consagrado Encontro de Educação Appai, realizado pelo pilar Educação. Um outro destaque será a chegada dos podcasts da revista, onde abordaremos matérias da edição, como também algumas reportagens exclusivas apenas para esse formato”, explica.

E não para por aí. Segundo Antônia, a lista de projetos só cresce e revela que está sendo estudado o relançamento da Revista Leve, agora em formato, conteúdos e periodicidade novos. “São muitos os projetos da revista para que a cada dia seja produzido material que seja um apoio de excelência aos nossos professores, e para isso contamos sempre com a sua colaboração, associado. Envie os projetos desenvolvidos em sua escola para: redacao@appai.org.br ou jornaleducar@appai.org.br”, convida.

Para não perder essas e outras novidades, acompanhe o nosso site e fique atento às próximas edições da revista!


Por Jéssica Almeida


Podemos ajudar?