Professor, bora engajar nesse conteúdo


A quantas anda o seu relacionamento com as suas mídias sociais? Será que o Facebook está com seus dias contados no Brasil? Verdade ou mentira. E o Tik Tok, continua sendo o queridinho de todos? E por que a mídia social mais rapidinha do mundo, o Twitter, não é a mais acessada? E não podemos esquecer do Whatsapp e desvendar qual seria o segredo de tanto sucesso! E o que dizer da maior plataforma de vídeos do mundo, o Youtube, com seus tutoriais de tudo de bom e de não tão desejável? Mas, no quesito consumo de leitura, será que essas redes estão dando seus recados?

Bem, essa e outras perguntas farão parte de uma série de 5 reportagens sobre rede social que a Revista Appai Educar preparou para que você, professor, fique por dentro dessa grande conexão que movimenta essas plataformas.

 

Como vai o seu relacionamento com o Facebook?

Vamos começar por aquele que, para muitos, será em breve apenas uma lembrança, como hoje é o Orkut. Estamos falando do Facebook, criado em 2004, por Mark Zuckerberg.  Mas, ao contrário da opinião de muitos, as estatísticas mostram que essa plataforma ainda tem muita lenha para queimar, não somente em território brasileiro, mas mundo a fora.

Só para se ter ideia da grandeza do uso dessa rede social, em 2020 o Facebook foi o segundo aplicativo mais baixado no mundo. Sendo ultrapassado apenas pelo TikTok, em termos de número total de downloads. Essa projeção vai, por enquanto, na contramão da eminente morte da plataforma, de acordo com dados do appfigures.

 

A maior rede de usuários ativos

Os números também mostram que atualmente existem cerca de 2,85 bilhões de usuários ativos mensais no Facebook, um quantitativo maior do que a população da China, conhecida como o país mais populoso do mundo. Atualmente mais de 1,88 bilhão de usuários visitam a plataforma diariamente.

Usuários do facebook

 

Mesmo com a chegada de aplicativos mais novos, como é o caso do Tik Tok, a “galinha dos ovos de ouro” do Zuckerberg, o Facebook, tem mantido presença constante no Top 10 das plataformas que mais invadem nossos celulares e desktops. Desse universo de usuários ativos, 56% são do sexo masculino, segundo a fonte Statista. Uma grata surpresa pra quem achava que eram elas que se identificavam mais com essa rede. Por enquanto, o Facebook limita os relatórios de gênero a apenas homens ou mulheres.

 

Os homens lideram a presença na plataforma

Ainda de acordo com a pesquisa, realizada no primeiro quadrimestre de 2021, constatou-se que o maior grupo demográfico quando se fala da relação idade x usuário tem entre 25 e 35 anos, e desse total 18,8% são homens e 12,8%, mulheres. Mais uma vez eles disparando nos cliques e likes.

Todavia, quando o intervalo de idades muda para aqueles que têm acima dos 55 anos, o cenário ganha um outro tom. A partir dessa faixa etária as mulheres configuram um percentual um pouco maior em relação aos homens. Entre 55 e 64 anos, a participação feminina é de 3,3% contra 3,1% da masculina, e o mesmo acontece com o intervalo de 64 em diante, que é de 2,6% de mulheres contra 2,3% de homens.

Grupo demográfico por faixa etária

 

 

Conectando o mundo através da telefonia móvel

Com uma conexão basicamente realizada através de telefonia móvel – mais de 98% –, de acordo com a pesquisa, os usuários do Facebook usam cada vez menos outros meios de acessibilidade como, por exemplo, laptops, desktops e computadores, que representam apenas 1,6%.  Uma grande fatia desses números de acessibilidade móvel vem da Índia que tem atualmente mais de 320 milhões de usuários, seguida por 190 milhões dos Estados Unidos.

 

Brasil é o 4º do ranking

O Brasil aparece entre os Top 5, sendo o quarto país a ter mais de 100 milhões de usuários, mais precisamente 130 milhões, ficando atrás apenas de Índia, Estados Unidos e Indonésia. Um fato curioso é que, apesar de ser o segundo país em número de usuários, os Estados Unidos (englobando o Canadá) são responsáveis por quase a metade da receita de anúncios do Facebook, cerca de 47%.

 

E os vídeos, como ficam!

Ao falar sobre as muitas oscilações dos vídeos na plataforma Facebook, especialistas chegaram à seguinte conclusão: “Algumas das estatísticas mais importantes a serem lembradas incluem, em primeiro lugar, o rápido crescimento das transmissões do FB Live, que subiu para 3,5 bilhões no ano passado. Em segundo lugar, o novo formato de vídeo do Facebook é usado de várias formas, que vão desde entrevistas de perguntas e respostas até conteúdo de como fazer. Por último, os especialistas em marketing de mídia social devem ter em mente que o vídeo ao vivo não vai a lugar nenhum, e o futuro da mídia social provavelmente será todo sobre conteúdo de vídeo, pré-gravado e ao vivo”, concluem os especialistas da 99Firms.

 

Tá engajando?

Quando o assunto é engajamento, o envolvimento dos fãs na página faz a diferença. Pesquisa realizada pela Statista, durante o primeiro trimestre de 2021, mostrou que as postagens de status atraem o nível mais alto de envolvimento com os fãs da página, com uma taxa de interação de 0,19%. Já as imagens continuam sendo a forma de conteúdo mais popular no Facebook, chegando a 0,18% de envolvimento, enquanto os vídeos abarcam 0,13% e os conteúdos com postagens de links ficam na última colocação com 0,05% de taxas de engajamento.

 

Lendo o cenário da incerteza

Se o Facebook vai acabar ou se está acabando, é um assunto a ser discutido bem mais à frente. O que hoje as empresas e profissionais de marketing digital contabilizam é que a plataforma se tornou a mais usual para se realizar interação das marcas com seus clientes ou público-alvo nesse cenário da busca perfeita de um relacionamento instável.


Por Antônia Lúcia
Fontes:
https://www.omnicoreagency.com/facebook-statistics/
https://99firms-com.translate.goog/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=ajax,se,elem,sc
https://appfigures-com.translate.goog/app-intelligence?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=ajax,se,elem,sc

 


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