Professor: um agente de transformação

A importância do docente na formação dos alunos


Ninguém nasce sabendo, não é mesmo? Precisamos de alguém que nos ensine o que é necessário para viver e atuar na sociedade, desde o início de nosso desenvolvimento. E qual a importância do professor nesse processo?

A sala de aula é o ambiente sagrado onde o conhecimento é compartilhado, afinal os professores realmente nos ensinam muito e, inevitavelmente, aprendem com seus alunos também. E essa troca de conhecimento é extremamente importante, considerando que é a partir desses momentos que o estudante passa a ter uma consciência mais apurada, um senso crítico mais afiado, assim como uma noção de vida mais ampla, tudo por estar em contato direto com uma pessoa adulta, experiente, com uma formação adequada e grande vocação para ensinar.

Entre as muitas dificuldades e desafios da carreira, não há dúvidas de que ser professor é muito importante para o avanço do país e tem papel essencial na educação, ao impactar positivamente a vida de milhares de alunos.

Quem ratificou a importância do mestre na vida social, com muita clareza e visão de futuro, foi Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, que influenciou o movimento chamado pedagogia crítica.

E para fortalecer o entendimento sobre o papel do seu ofício na sociedade, separamos títulos de livros escritos por Paulo Freire que estão disponíveis gratuitamente para leitura. Leia:

• Professora sim, tia não https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/09/16.-Professora-Sim-Tia-N%C3%A3o.pdf
https://bit.ly/3wodpFf

• Educação como prática de liberdade https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/09/5.-Educa%C3%A7%C3%A3o-como-Pr%C3%A1tica-da-Liberdade.pdf

• Pedagogia da autonomia https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/09/9.-Pedagogia-da-Autonomia.pdf

• Por uma pedagogia da pergunta https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/09/15.-Por-uma-Pedagogia-da-Pergunta.pdf

• Carta de Paulo Freire aos professores https://www.scielo.br/j/ea/a/QvgY7SD7XHW9gbW54RKWHcL/?format=pdf&lang=pt

Boa leitura!


Por Richard Günter
*Livros disponibilizados pelo Centro dos Professores do Estado do RS (Cepers)
Foto: https://www.upf.br/Media/27-BIBLIOTECA-noticia_105892.jpg?zoom=True
https://bit.ly/3hSHasN (foto freire)


Podemos ajudar?