Saiba como estimular a leitura na alfabetização remota


Se a alfabetização já é um grande desafio presencialmente, imagine de forma remota! E nessa hora é preciso muita criatividade sob a orientação dos professores e, rigorosamente, dos pais, já que se trata de um processo complexo o aprendizado da leitura e da escrita.

Os educadores que preparavam metodologias promovendo a alfabetização com tarefas, jogos e brincadeiras, agora podem, e devem, incluir, de acordo com anexo da BNCC, ações cotidianas da família para estimular essa aprendizagem.

Por exemplo, a atividade culinária é uma ótima oportunidade de estimular a leitura, através das receitas. Saídas de carro com os pais podem ficar mais divertidas se forem aplicadas brincadeiras de leituras de placas ou nomeação de objetos que passam pelo caminho.

É nesse momento que os professores precisam enfatizar que os familiares são ferramentas de estimulo à leitura com simples ações que já fazem parte da rotina do dia a dia. Mas claro, tentando amenizar a ansiedade comum nesse período de alfabetização, já que é normal os pais criarem expectativas. É preciso corroborar que a atual situação também propõe novos desafios, e respeitar o tempo do pequeno aluno é fundamental.

Vale ressaltar que os pais, certamente, ficam inseguros com a alfabetização remota e podem se sentir perdidos na hora de ajudar seus filhos a ler e escrever. Por isso é imprescindível lembrar que esse é o objetivo do professor e da escola, e que incube aos pais estimular a aprendizagem.

De acordo com o documento publicado pelo Ministério da Educação (MEC), a alfabetização em casa é um processo cujo foco está no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Por isso é de extrema importância adaptar uma rotina de estudos para os pequenos com um tempo destinado à leitura, mesmo que com acompanhamento da família. E da mesma forma incentivar os alunos a escrever todos os dias.

Em uma conversa exclusiva com a redação da Revista Appai Educar, a professora do Ensino Infantil em São Paulo, Daniele Monarco, diz que, durante a alfabetização dos pequenos, é preciso reinventar dia a dia o estímulo à leitura, pois só a partir daí é que os alunos conseguirão aprender a escrever bem. “Durante as aulas remotas, leia trechos de textos e peça que os alunos continuem alguns parágrafos. Essa é uma ótima forma de aguçar a curiosidade deles até que possam ler tudo sozinhos”, ratifica.

De acordo com a professora, no início do aprendizado da leitura é importante oferecer livros com muitas imagens e pouca escrita e, aos poucos, ir aumentando a quantidade de textos conforme o desenvolvimento da criança. “Quando elas têm um desafio para além do que estão preparadas, podem ficar desestimuladas. É importante oferecer livros de acordo com a sua faixa etária e com seu nível de leitura”, ressalta.

Daniele Monarco ainda lista 3 tópicos para ficar atento na hora de criar sua metodologia.

    • Incentive as crianças a ler nos jornais temas do seu interesse. Existem cadernos especiais elas.
    • Estimule a leitura para além dos livros, jornais e revistas. Chame a atenção da criança para placas, outdoors, para tudo que está a sua volta. Mostre a importância do texto para a sua compreensão do mundo.
    • Torne a leitura para seus alunos algo prazeroso e não uma obrigação.

 

Sugestões de atividades para alfabetizar a distância

1. Alfabeto de nomes: crie um alfabeto visual com o nome de todos os alunos e da professora. Essa é uma ótima estratégia, pois trata-se das primeiras palavras de referência das crianças e que assim vão se tornando estáveis. A partir delas, será mais fácil criar novas relações e ampliar o seu repertório. Com boas intervenções (inicialmente em nível oral), os alunos conseguem se desapegar do que é o objeto para refletir sobre a língua.

2. Roda de leitura virtual: os momentos de leitura realizados pela professora são fundamentais. As crianças escutarão uma leitura modelo, com entonação, sinais de pontuação, gestos. Além disso, é importante que boas perguntas sejam feitas, explorando o gênero textual, as ilustrações, as informações dos autores e ilustradores.

3. Bolo de letrinhas: crie uma receita culinária simples para que seja executada em casa com a presença dos pais. Enquanto é feito o preparo, devem-se enfatizar as palavras e sua composição de letras.

 

Bolo de Cenoura de Caneca

*Fonte: Mixidão.com.br

Ingredientes:

– 4 colheres de sopa de farinha de trigo

– 1 ovo bem batido

– 1 colher de sopa de margarina

– 3 colheres de sopa de açúcar

– 1 colher de sopa de cenoura ralada

– 3 colheres de sopa de leite

– 1 colher de café de fermento químico

– 1 quadrado de uma barra de chocolate

 

Modo de preparo:

Derreta a margarina e misture bem todos os ingredientes com exceção do chocolate, que deve ser colocado no meio, mas só quando tudo estiver bem homogêneo. Leve ao micro-ondas por 3 minutos ou até assar.

 

A professora Daniele ainda enfatiza para que o docente não tenha medo de repetir atividades, sugerindo apenas modificar os textos e palavras. “Todas as ideias podem ser repetidas com textos, palavras e sílabas diferentes. Repetir é bom! Quando reeditamos uma situação de aprendizagem que a criança já conhece, suas funções cognitivas podem ficar ainda mais focadas no conteúdo do que nas regras da situação em si, pois já terá havido uma apropriação daquele jogo/atividade”, finaliza.


Por Richard Günter
Fontes:
Nova Escola | Instituto Neuro Saber | EBC
Fotos: Banco de imagens


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