Conhecendo mais um pouco o Que e suas múltiplas funções

Sandro Gomes*


Maus hábitos linguísticos

O que é uma das palavras mais versáteis em Língua Portuguesa. Em termos gerais pode-se dizer que a única classe gramatical que não pode exercer é a de verbo. Nesse texto, vamos abordar alguns de seus vários usos, com exemplos para facilitar a sua compreensão.

 

Substantivo: ocorre sempre que o que puder ser substituído por expressões como “alguma coisa” ou “qualquer coisa”. Nesse caso a palavra aparece acentuada por circunflexo. Exemplo:

Ela tem um quê (qualquer coisa) de mistério.

 

Interjeição: agora o que realiza a função de exprimir uma emoção ou um estado de espírito. Nesse caso aparece seguido de sinal de exclamação e também recebe acento. Observe:

Quê! Ele faltou novamente?

 

Preposição: realiza essa função quando aparece substituindo a preposição “de” em expressões verbais como “ter que” ou “haver que”. Veja:

O estado é quem tem que (de) arcar com isso.
que (de) ter calma nesse momento.

 

Advérbio: nesse caso o que intensifica o sentido de advérbios ou de adjetivos, podendo ser substituído por “quão” ou “muito”. Geralmente isso se dá em frases exclamativas. Acompanhe:

Que (quão) interessante é a natureza!
Que (muito) bem a escola fez ao menino!

 

Partícula de realce ou expletiva: o que aqui aparece formando a construção “é que” e só é utilizado para dar ênfase ou realçar uma ideia, podendo até mesmo ser retirado da oração sem prejuízo do sentido original. Veja o exemplo:

Eles é que fizeram bem.
Eles fizeram bem.

Observação: Nesse último exemplo a ideia está presente mesmo sem o que.

 

Usos do que como Pronome

Pronome indefinido: quando precede substantivos em frases exclamativas. Normalmente substitui o pronome “quanto” e suas variantes de gênero e número. Observe:

Que (Quanta) lambança!

 

Pronome interrogativo: quando em frase que expresse indagação. Vem acentuado se estiver no final da oração. Exemplos:

Que acontecerá caso persista o erro?
Elas dizem sentir falta de quê?

 

Pronome adjetivo: quando precede e modifica adjetivos. Veja:

Que belo livro!

Observação: repare que poderíamos construir a frase sem o que e mesmo assim a ideia principal estaria mantida (Belo livro!), mas o uso do pronome aumenta a expressividade do adjetivo e consequentemente de toda a frase.

 

Pronome relativo: quando se refere a um substantivo antecedente, podendo ser substituído por “o qual” e suas variantes de gênero e número.

Li o livro que (o qual) me deram.
Muitas foram as incertezas por que (pelas quais) passamos.

Amigos, é evidente que, em virtude do nosso espaço reduzido, deixamos de abordar alguns outros usos do que. Só o seu emprego como conjunção já daria uma matéria à parte, o que certamente a coluna abordará em outra oportunidade. Por ora, já temos um bom material para reflexão. Até a próxima, pessoal?


*Graduado em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Revisor da Revista Appai Educar, Colunista da Appai, Escritor e Mestre em Literatura Brasileira.


Podemos ajudar?