Como a ciência faz parte da nossa vida?

Através de exemplos práticos, descubra como trabalhar a temática com seus alunos e ter resultados efetivos e duradouros


No momento que estamos dirigindo ou tirando um esmalte da unha, a Ciência está presente! Isso mesmo, são inúmeras atividades do cotidiano que podemos correlacionar e exemplificar com essa disciplina tão importante. A ideia é mostrar para o aluno como é simples e fundamental aprender sobre ela e como ele poderá colocar em prática o conteúdo aprendido em sala de aula. Por isso, a Revista Appai Educar vai abordar o Dia Nacional da Ciência na editoria Calendário dessa edição. Assim a gente ajuda você com conteúdo para trabalhar em sala de aula. Vamos lá?

Comemorada no dia 8 de julho, a data foi escolhida pelo Congresso Nacional para incentivar a atividade científica no país. O Brasil conta com grandes cientistas em diversas áreas e, por isso, tem dado contribuições significativas ao desenvolvimento do conhecimento no mundo. A data comemorativa foi criada como um primeiro passo para pôr em destaque a ciência, que, como sabemos, é um tipo de conhecimento que procura compreender verdades ou leis gerais que fornecem uma explicação para o funcionamento das coisas. Para isso, o cientista realiza observações e, a partir delas, faz verificações, classificações ou medições, procurando, geralmente, traduzir os fatos para a linguagem da estatística ou da matemática.

 

Vamos começar a colocar a mão na massa?

Que tal propor aos alunos debates, palestras e outras atividades que estimulem a pensar como a Ciência está presente em nosso cotidiano? Você pode também estimular o estudante a ensinar o que aprendeu. Como? Cada turma pode confeccionar materiais didáticos ou apresentações envolvendo determinado conteúdo que poderá ser utilizado nas séries anteriores. Por exemplo: o 6° ano pode elaborar para o 5° uma cartilha sobre doenças, uma mídia sobre ciclo da água, um jogo da memória envolvendo conceitos sobre célula ou uma maquete explicando os mecanismos dos vulcões. Já no 5° ano um grupo pode fazer cartazes sobre o desenvolvimento da semente ou um rap sobre as borboletas para o 4° ano. E assim sucessivamente.

O professor deverá dar ideias, sugestões e orientação para o desenvolvimento dos trabalhos. Uma lista de temas para esta atividade poderá ser feita por cada um dos educadores, previamente, a fim de que cada grupo decida o que achar melhor e faça sua pesquisa. Fotografar ou gravar cada uma dessas apresentações e, no fim, criar um mural (mesmo que seja virtual, no caso de ensino remoto) é uma forma de estimular os alunos.

 

Projetos pedagógicos que deram certo!

Está achando que as dicas acabaram? Que nada! Por aqui, na Revista Appai Educar, já compartilhamos inúmeros projetos ligados à Ciência. Por isso, hoje vamos relembrar algumas dessas iniciativas desenvolvidas por educadores de diversas regiões do Brasil, que trouxeram resultados muito positivos e podem inspirar você nas aulas do dia a dia, mesmo com o ensino híbrido. Confira essa seleção exclusiva!

 

Um jogo desafiante

No Brasil o uso de jogos em sala de aula foi incentivado pelo movimento educacional Escola Nova, que procurou modernizar o ensino trazendo as novas descobertas acerca da aprendizagem. Através dessa pesquisa, um professor desenvolveu um projeto educativo em Ciências com ênfase em biologia celular. Leia a matéria completa clicando aqui!

 

Cérebros comestíveis?

Diante da magia e da grande incógnita que há por trás desse órgão fundamental em nosso organismo, alunos construíram cérebros “humanos” que pudessem ser comidos após a explicação. O objetivo é entender a anatomia e suas respectivas funções. Como o sistema nervoso, que é o responsável por gerar respostas diante dos estímulos. Para saber mais, clique aqui.

 

Ciência na minha vida?

Em casa, no trabalho, no carro e até no nosso corpo. Aprender sobre ela é de extrema importância e pode facilitar, e muito, a nossa vida. Por isso, uma escola de Guapimirim participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com objetivo de ampliar atividades criativas e inovadoras e promover a troca de conhecimento na comunidade escolar. Para saber mais, clique aqui.

 

Esqueleto humano

Emanuel passou a ler todos os rótulos de alimentos em casa e só comia o que tinha cálcio e vitaminas. O que exibia porcentagem de gordura ele dispensava, parou de consumir até Danoninho, que as crianças adoram. E sabe como esse menino mudou seus hábitos alimentares? A partir de tudo que aprendeu no colégio. Leia a matéria completa clicando aqui!

Para conhecer outros projetos ligados ao tema ou demais disciplinas, acesse a página da revista no site da Appai (www.appai.org.br). Ah, não esqueça de enviar o seu projeto para a nossa equipe através do e-mail redacao@appai.org.br. Vamos adorar conhecer seu trabalho e quem sabe divulgar nas próximas edições da revista. Até lá!


Por Jéssica Almeida
Fotos: Banco de imagens gratuito do Freepik.
Fonte: Brasil Escola


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