Para matar a saudade do Museu do Amanhã

Visite virtualmente o museu brasileiro mais importante do futuro


Se você ainda não conhece o Museu do Amanhã, pode começar contemplando o moderno projeto arquitetônico criado pelo espanhol Santiago Calatrava. Por um passeio virtual dá para ter uma noção da dimensão desse complexo cultural em uma passagem pelo lado de fora do museu. Também é possível conferir várias exposições que estiveram em cartaz por lá, como “A Época dos Humanos”, “Planeta em Metamorfose” e “Rios em Extinção”.

O museu tem conteúdos imateriais, de acervo infinito, de perguntas e possibilidades, do mundo contemporâneo, do diálogo entre real e virtual, do caminho entre o hoje e o amanhã. O que atrai a atenção do público são os jogos que tentam imaginar como será o mundo em 2065. Aliás, esta é a meta da instituição: olhar sempre para nossa existência daqui a 50 anos.

Mais do que expor uma obra ou oferecer uma informação, o museu exige que os visitantes imaginem o que o mundo pode ser no futuro. As interatividades disponíveis, como a Pegada Ecológica e a Civilização, tratam basicamente da responsabilidade de cada um no planeta. E, durante o isolamento social, somos convidados a pensar sobre os rumos do planeta e sobre o que será da humanidade depois que a pandemia passar.

Durante a visita on-line, você confere intervenções artísticas que debatem temas como diversidade na produção de alimentos, respeito ao meio ambiente, redução da biodiversidade, mudanças no clima do planeta, desigualdade alimentar e qualidade nutricional. No passeio virtual, é possível passar por todas as salas da exposição, com direito a um tour guiado com áudio. Está incrível! Vale muito a pena conferir.

Outro destaque da programação on-line do Museu do Amanhã são as aulas de ioga, em parceria com o Instituto Mude, que são transmitidas ao vivo aos sábados, no YouTube. Para quem não participou desses encontros, é possível conferir as aulas anteriores.

NOTA: Em razão do agravamento da crise sanitária decorrente da Covid-19, o Museu está fechado temporariamente para visitas presenciais. Mas não deixe de visitá-lo de forma virtual!


Por Richard Günter
Fonte: Museu do Amanhã
Fotos: Amanhã/Divulgação
Acesse: www.museudoamanhã.org.br


Podemos ajudar?