Baixe seu livro e comece a ler agora mesmo

Com o intuito de promover a leitura entre os seus alunos, separamos livros clássicos da literatura brasileira que estão livres para download


Você sabia que o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores somente em 2020? O levantamento, feito pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, indicou também que mulheres leram mais que homens. Machado de Assis, Monteiro Lobato e Augusto Cury foram os autores preferidos do público. Além disso, mais da metade dos participantes da pesquisa revelaram que foram os professores que indicaram a leitura.

Pensando nessa problemática e na importância dos educadores na formação de leitores, a Revista Appai Educar dedica este espaço para sugerir a leitura de e-books gratuitos para promover e elevar esse ranking durante a pandemia.

Abaixo, selecionamos alguns livros digitais que estão disponíveis gratuitamente e que podem ser baixados no computador, celular ou tablet. Faça parte dessa corrente e inspire seus alunos a lerem a cada dia mais!

DOM CASMURRO (BAIXAR):  O romance de Machado de Assis trata das memórias do narrador-personagem Bento Santiago, o advogado recluso e calado que recebe e adota o apelido mencionado no título da obra. Com a sutileza que lhe é própria, o autor explora as incongruências desse personagem, deixando transparecer sua insegurança e ciúme. As ambiguidades de Bentinho moldam o mais famoso “narrador não confiável” da nossa literatura.

IRACEMA (BAIXAR): Uma das histórias de amor mais aclamadas da literatura brasileira, Iracema apresenta o romance do herói branco com a virgem dos lábios de mel. A bela índia Iracema detém o segredo da Jurema, que lhe cobra virgindade. O valente guerreiro português Martim tem a missão de fiscalizar a costa cearense contra invasões estrangeiras. Desse amor proibido nasce o primeiro mestiço, símbolo do povo brasileiro. Obra mais conhecida da literatura romântica nacionalista de José de Alencar, Iracema é uma aventura épica recheada de lirismo poético.

MACUNAÍMA (BAIXAR): O herói sem nenhum caráter, escrito em 1928 por Mário de Andrade, dá um mergulho na alma nacional. A intenção do autor era sair do padrão. Sua ideia era provocar, inquietar, chocar. E conseguiu. Festejada pelo estilo inovador da linguagem e da narrativa, a obra traz uma combinação de espaços, dialetos e elementos populares bem ao gosto do programa modernista. Sua ordem não é cronológica ou racional. Sua trama é surrealista, onde tudo pode acontecer.

O CORTIÇO (BAIXAR): A obra-prima de Aluísio Azevedo é a principal referência da estética realista-naturalista na literatura brasileira. Ambição e exploração se misturam nessa envolvente e sombria história de uma habitação coletiva da capital do Segundo Império. De um lado, a burguesia gananciosa e interesseira, disposta a tudo para enriquecer e subir na vida. De outro, personagens estereotipados, cheios de vícios e patologias, comparados a animais e movidos pelo instinto e pela fome. Todas as existências entrelaçadas e cruzadas em torno do cortiço de São Romão. Pela espetacular representação da vida cotidiana da cidade do Rio de Janeiro, esboçada com um colorido e com uma objetividade quase fotográficos, esta obra continua como um dos mais poderosos retratos da realidade brasileira.

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS (BAIXAR): Um dos principais romances da literatura brasileira, inaugura a fase madura de Machado de Assis e concretiza o ideal estético que consagrou o autor e marca sua obra. Revolucionário e provocativo, o romance rompe com tradições literárias e sintetiza a crítica machadiana à elite brasileira da época. O protagonista narra suas memórias, intercalando episódios, delírios, reflexões e teorias, não poupando ninguém do seu olhar crítico e expondo as atitudes mesquinhas que teve em vida.

Boa leitura!


Por Richard Günter
Fontes: Instituto Pró-livro | Itaú Cultural | Edições Câmara


Podemos ajudar?