Família e escola andam juntas

Participação dos pais na educação dos filhos é fundamental para o desenvolvimento infantil


Sabemos que a escola tem um papel importante da vida dos alunos, mas não podemos esquecer que a família também é essencial no processo de desenvolvimento da criança. A participação dos pais na vida escolar dos filhos tem como objetivo principal apoiar o processo de aprendizagem deles. E, ao acompanhá-los em suas atividades, é possível perceber sua evolução e ajudar a vencer os desafios dentro e fora da sala de aula.

Pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, analisaram dados dos últimos 40 anos e afirmam que a participação dos pais na vida da criança – desde os primeiros anos de vida – é fundamental para um desenvolvimento saudável dos pequenos.

A pedagoga Bruna Duarte Vitorino explica que é importante saber que essa relação de presença na educação dos filhos está para além da relação com a escola. “Os pais que conseguem, mesmo em meio a tantos compromissos, demonstrar a importância do processo edu- cativo para os filhos já estão contribuindo significativamente para o desenvolvimento deles”, afirma.

Com mais de 15 anos de experiência e atualmente atuando como coordenadora pedagógica do Kumon, Bruna ressalta que cada aluno tem um ritmo e uma rotina para estudar, de forma particular. Para ela, a família deve acompanhar o crescimento educacional e os avanços dos filhos. Ao perceber esse interesse por seus estudos e por suas experiências escolares, a criança sente-se valorizada, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima.

A especialista garante ainda que os avanços podem ser notados nas pequenas atividades diárias, como postura na hora de fazer as tarefas, capacidade de motivação e entendimento do conteúdo estudado. “As primeiras conquistas acontecem de modo sutil e no ritmo de cada aluno. Por isso, elogiar os esforços é muito importante para estimular o pequeno a continuar progredindo”, finaliza.

 

Mais conteúdo para você!

A Revista Appai Educar já abordou esse assunto em outras edições. Para saber mais e ler as matérias completas, acesse o link abaixo:

 

Valores na escola

A escola tem um importante papel na formação dos estudantes, porém ela não é a única responsável por isso. A solidificação dos valores morais é uma parceria entre a família, a escola e a sociedade como um todo. Assim, como as instituições de ensino podem trabalhar com valores em sala de aula? Confira!

 

Por que os pais devem acompanhar a rotina escolar das crianças?

É hora de se debruçar sobre questões como o rendimento da criança, a qualidade de suas interações sociais, o melhor horário para as aulas e a necessidade de terapias complementares ou de reforço para acompanhar as disciplinas. Como os pais podem fazer isso? Descubra!


Por Jéssica Almeida
Fonte: Agênciamam
Foto: Banco de imagens gratuitas do Freepik


Podemos ajudar?