Comemore essa data

Uma nova editoria para inspirar suas aulas! Vamos abordar as datas comemorativas e exemplificar com projetos que deram certo


Mais uma novidade para você, leitor da Revista Appai Educar! A editoria Calendário vai abordar datas comemorativas da nossa cultura, com intuito de homenagear o assunto em questão e, claro, ajudar você com conteúdos para trabalhar em sala de aula. Não poderíamos começar de outra forma que não fosse homenageando os livros e, consequentemente, a leitura. Afinal, é ela que nos move e inspira a cada dia.

O Dia Mundial do Livro – e também do Direito do Autor – é comemorado em 23 de abril. Uma data definida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para celebrar o livro e que foi escolhida em tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que, coincidentemente, morreram no mesmo dia, 23 de abril de 1616.

O intuito dessa data escolhida é homenagear diversas obras literárias e seus criadores, além de buscar conscientizar sobre os prazeres da leitura e levar à reflexão sobre os direitos legais dos autores. E, claro, encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrir o valor das letras e conhecer a enorme contribuição dos vários escritores através dos séculos.

 

Atividades para o Dia Mundial do Livro

Vamos exemplificar na prática alguns projetos para você desenvolver com os seus alunos, mas também daremos sugestões de atividades que podem ser organizadas para abordar a data em diversas disciplinas. Confira!

– Incentive as crianças a lerem versões infantis dos grandes clássicos da literatura;

– Peça para os pequenos criarem desenhos ou pinturas sobre Dom Quixote ou outros clássicos da literatura;

– Escreva uma história em grupo (pode ser de forma on-line);

– Aproveite a oportunidade para contar a história dos grandes escritores do mundo;

– Peça para seu aluno ler um livro em voz alta.

 

Projetos pedagógicos que deram certo!

Por aqui, na Revista Appai Educar, já compartilhamos inúmeros projetos ligados aos livros e à leitura. Por isso, hoje vamos relembrar algumas dessas iniciativas desenvolvidas por educadores de diversas regiões do Brasil, que trouxeram resultados muito positivos e podem inspirar você nas aulas do cotidiano, mesmo com o ensino híbrido. Confira essa seleção exclusiva!

 

Seu aluno tem vocação literária autoral?

Ele é daqueles que gosta de ler e escrever, tira boas notas em português

e literatura e ainda se destaca nas redações? Você já pensou que ele poderia se dar muito bem escrevendo um livro? Pensando nessas aptidões dos estudantes, a Ciranda de Livro, uma plataforma pedagógica virtual, permite aos alunos transformarem suas histórias em obras literárias de forma gratuita. Leia a matéria completa clicando aqui!

 

Dando asas à imaginação

Apresentar a leitura como fonte de imaginação e ainda aprimorar o vocabulário e a escrita. Foi assim que os alunos da Escola Municipal Dr. Sócrates aprenderam sobre Monteiro Lobato e tiveram contato com uma das obras mais conhecidas da Literatura Brasileira: “O Picapau Amarelo”. Além de abordar Língua Portuguesa e Literatura, os estudantes tiveram contato com a parte histórica do Brasil. Descubra como os educadores fizeram isso! Leia a matéria completa clicando aqui!

 

Aluno motivado lê mais!

Quantos livros você lê por mês? Qual foi o último? Nem sempre é fácil manter o hábito da leitura, não é mesmo? Pensando nisso, a Escola Municipal José de Alencar, localizada em Laranjeiras, desenvolveu um projeto de conscientização da importância desse costume e da facilidade de acesso dos alunos aos títulos pertencentes ao acervo da escola. Para saber mais, clique aqui!

 

Ler é passaporte para voos futuros

Se ler é sonhar pelas mãos de outrem, como afirma Fernando Pessoa, ter a oportunidade de ler e não o fazer é se mostrar um desconhecedor das entrelinhas da vida. Essa percepção da amplitude que a leitura proporciona vem se expandindo entre os alunos da Escola Municipal D. João VI através do projeto De conto em conto, idealizado pela professora Priscila Cruz. Quer saber como funciona? Leia a matéria completa clicando aqui!

Para conhecer outros projetos ligados ao tema ou demais disciplinas, acesse a página da revista no site da Appai (www.appai.org.br). Ah, não esqueça de enviar o seu projeto para a nossa equipe através do e-mail redacao@appai.org.br. Vamos adorar conhecer seu trabalho e quem sabe divulgá-lo nas próximas edições da revista. Até lá!


Por Jéssica Almeida
Fotos: Banco de imagens gratuito do Freepik.


Podemos ajudar?