Encurtando a distância

Para que alunos e professores não ficassem longe de suas histórias, autora começa a gravar vídeos e postar em suas redes sociais


A educação está em constante mudança e o professor precisa se reinventar a cada tecnologia que surge ou a cada diversidade encontrada. Em 2021 não será diferente! Ainda mais nesse ano atípico que estamos vivendo. Cynara Lenzi Veronezi é pedagoga, autora e ilustradora infantil, e durante o período de isolamento social se deparou com a saudade em encontrar as crianças de que tanto gosta e com as quais convivia.

Ela conta que antes da pandemia ia até as escolas para participar de momentos com a autora e, quando acabava a apresentação, os pequenos sempre pediam mais. “Eles adoravam, era um momento mágico para eles e, claro, para mim! Amo o que faço e faço com o maior prazer do mundo”, afirma Cynara.

Foi aí que ela teve a ideia, logo no início do ano passado, de começar a produzir vídeos para contar suas histórias e assim matar a saudade da garotada. “Não tinha um local certo para gravar, mas eu e minha filha caçula criamos um estúdio improvisado aqui em casa. Colocamos os fundos de acordo com a minha historinha do dia. Já me vesti de macaco, bruxa, princesa, palhaço, jardineiro, sereia e muitos outros personagens”, conta a autora.

A autora também lançou seu 4º livro para falar sobre proteção na pandemia e mostrar o quanto é importante contar uma história para uma criança

Para que as crianças e educadores tivessem acesso ao conteúdo gravado, Cynara começou a postar em suas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube. “Já estou com mais de 10 mil seguidores/inscritos juntando todas as redes sociais. Envio também no WhatsApp para os professores”, relata. Dessa forma, eles não perdem o contato com suas histórias e com essa forma lúdica de ensinar/aprender.

A ilustradora infantil relata que já gravou mais de 40 vídeos nesse período e está amando a experiência. Segundo ela, os professores utilizam seus trabalhos em leituras deleites ou para abordar assuntos específicos, como o folclore. “Também já fui entrevistada por crianças on-line nas aulas, onde me perguntam de tudo. Eu adoro!”, garante Cynara.

Nesse mesmo período, ela também lançou seu 4º livro, “Pandemia no Reino Encantado”. “Uma forma de escrever algo sobre a pandemia com mensagens de proteção e também constatar o quanto é importante contar uma história para uma criança. O livro veio junto com alguns vídeos, fiz uma abertura em sete historinhas de encantamento e criei momentos em que os personagens estão aguardando a pandemia passar”, explica.

O lançamento da obra aconteceu em sistema de drive thru. Ela, três filhas e uma amiga vestida de princesa mon­taram um espaço aberto ao público

O lançamento da obra aconteceu em dezembro de 2020 e foi em sistema de drive thru. Ela, três filhas e uma amiga vestida de princesa montaram um espaço como esse aberto ao público. “Os convidados foram chegando de automóvel, eu entregava o livro – autografado previamente – e as minhas filhas registravam, cobravam e organizavam a fila de carros. Tiramos fotos devidamente protegidas com máscara e álcool gel. Foi uma tarde de sábado muito divertida e diferente! Nunca poderia imaginar na minha vida tudo que aconteceu nesse ano que passou!”, finaliza.

Para saber mais sobre o trabalho da autora e ter acesso ao livro, busque por Cynara Lenzi Veronezi no Facebook e Instagram ou envie um e-mail para cynaralv@terra.com.br. E para assistir os vídeos, acesse o canal “E foi assim que aconteceu”, no Youtube.


Por Jéssica Almeida


Podemos ajudar?