Dá para aprender física assistindo futebol?

Tem professor garantindo que sim! Veja como deixar suas aulas ainda mais criativas com temas do cotidiano dos alunos


É isso mesmo que você leu! A garotada consegue aprender os princípios da física através de temas do cotidiano dos brasileiros. Como, por exemplo, uma das suas maiores paixões: o futebol. Quem explica isso é o educador Rafael Helerbrock, exemplificando as três leis de Newton aplicadas a partir desse esporte. E, como sabemos, grande parte do ensino esse ano deverá ser realizado através de aulas remotas. Por isso, o primeiro passo é incentivar os estudantes a observarem as partidas de futebol relacionando-as ao conteúdo aprendido.

Uma ideia é que eles assistam e depois participem de debates com os demais colegas. O professor também pode enviar alguns trechos de uma partida por WhatsApp ou exibi-los nos encontros virtuais. A partir daí, trazer as comparações de física baseadas nesses jogos de futebol e levantar debates sobre as questões envolvidas. Rafael exemplificou como o conteúdo pode ser abordado partindo de cada uma das leis de Newton. Veja como é simples:

 

A famosa inércia

Segundo o professor, a primeira Lei de Newton – também conhecida como a Lei da Inércia – diz que todo corpo deve permanecer no estado de repouso ou em movimento retilíneo uniforme, se a força resultante sobre ele for nula. É possível utilizar a situação da bola de futebol em uma cobrança de falta para ilustrar essa lei. Como na figura abaixo:

A – Objeto em repouso

B – Um objeto em repouso permanece porque a força resultante sobre ele é nula

C – Um objeto pode mudar o módulo, a direção e o sentido de sua velocidade, pois sofre a ação de uma força resultante

D – Um objeto em repouso

E – Um objeto mudando o módulo, a direção e o sentido de sua velocidade por sofrer a ação de uma força resultante

F – Um objeto permanecendo em movimento

G – Um objeto mudando o módulo, a direção e o sentido de sua velocidade por sofrer a ação de uma força resultante

Rafael explica que, quando a bola está parada, antes da cobrança de uma falta, todas as forças que atuam sobre ela se anulam, de forma que permanece em repouso. “Após ter sido chutada, caso a força resultante sobre a bola seja tão pequena a ponto de ser desprezada, ela tenderá a se mover em linha reta, com velocidade constante. Além disso, quando em movimento, ao sofrer a ação da força que a rede do gol exerce, ela tende a alterar seu estado de movimento, indo ao repouso”, afirma.

 

Princípio fundamental da dinâmica

A segunda Lei de Newton nos diz que a aceleração produzida sobre um corpo tem módulo igual à razão da força resultante sobre ele pela sua massa e tem a mesma direção e sentido que essa primeira. “Ou seja, quanto maior for a massa do corpo, mais força será necessária para alterar o seu estado de movimento”, explica o professor. Veja a figura:

 

Ação e reação

A terceira Lei de Newton fala sobre ação e reação. De acordo com professor de física, ela nos diz que, para toda força de ação em um corpo, surge uma força de reação em um

segundo corpo, de mesmo módulo e direção, porém em sentidos opostos. “Podemos aplicar essa lei a um chute dado na bola: o pé exerce uma força sobre a bola, que por sua vez exerce a mesma força sobre o pé, porém com sentido oposto. A bola só é lançada para mais longe porque sua inércia é menor que a inércia do pé do jogador”, garante Rafael.

E você, também é professor de física? Como tem abordado a disciplina com seus alunos? Conte para a nossa equipe através do e-mail redacao@appai.org.br ou poste em suas redes sociais usando a hashtag #souappai. Quem sabe ele não aparece por aqui nas próximas edições!


Por Jéssica Almeida
Fonte: Brasil Escola


Podemos ajudar?