Projeto Político-Pedagógico descomplicado

Saiba como aplicar o PPP na sua unidade escolar infantil


Ao contrário do que muita gente pensa, as atividades para educação infantil não servem só para entreter ou distrair. Bebês aprendem muito com os estímulos que recebem dos adultos e do ambiente ao seu redor. O que para um adulto pode parecer apenas uma brincadeira, para as crianças é uma importante função, que possibilita o desenvolvimento com o alcance da aprendizagem.

Isso porque as brincadeiras fazem com que os pequenos explorem sensações, reajam aos estímulos e vão ganhando autonomia no processo. Por trazerem inúmeros benefícios para o público infantil, as atividades educacionais para essa faixa etária devem ser dinâmicas e precisam fazer parte da rotina da escola, já que é o ambiente onde os pequenos passam boa parte de seus dias.

O estímulo acontece a partir de diferentes ações necessárias para a execução das atividades, como imaginar, falar, criar, representar, por meio de desenhos, gestos ou textos. A prática lúdica permite que a criança tenha contato com regras, enfrente desafios, monte estratégias, explore ambientes e pratique a concentração. Tudo isso ajuda no desenvolvimento motor, físico, emocional, cognitivo e intelectual. Em outras palavras, ensina os pequenos a pensar e analisar diferentes situações.

Dada a importância dessas atividades em sala de aula, é fundamental que as unidades escolares de educação infantil proponham uma variedade de processos recreativos durante a elaboração do projeto político-pedagógico, o tão citado PPP.

As diretrizes, metas e estratégias para a política educacional são determinadas pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Esse projeto visa garantir o direito à educação básica de qualidade, por meio da universalização do ensino obrigatório e ampliação das oportunidades educacionais. Ele também tem como finalidade reduzir as desigualdades e valorizar os profissionais que atuam na área da educação.

O que muita gente não sabe é que atingir as metas do PNE exige o envolvimento de agentes do governo, da sociedade e da comunidade escolar. E um dos instrumentos que contribuem para o alcance desse objetivo é o PPP. A função das três siglas engloba ações a serem executadas em um período de tempo específico e que tem como principal objetivo formar indivíduos que compõem e participam de uma sociedade.

Projeto – Lançar para frente
Político – Objetivos que guiam as tomadas de decisões
Pedagógico – Teoria da arte, filosofia ou ciência da educação

Ou seja, é através do PPP que a escola define como os conteúdos serão trabalhados com os alunos, sempre levando em consideração a realidade social, cultural e econômica em que está inserida. Nesse sentido, é essencial que o projeto seja elaborado e adaptado para atender às especificidades de cada instituição.

A redação da Revista Appai Educar conversou com Margareth Borges, diretora-geral da Escolinha de Educação Infantil Cantinho Feliz, de Gravataí, no Rio Grande do Sul. Ela cita 3 sugestões de atividades para essa faixa etária seguindo as normas do Projeto Político-Pedagógico, para quando sua unidade escolar voltar ao módulo presencial.

“São conteúdos lúdicos para crianças de 3, 4 e 5 anos, que incluem atividades de adivinhação, pintura e interpretação. Propostas que podem ser utilizadas por todos os professores de educação infantil”, ratifica Margareth.

Confira:

1. Abecedário das frutas

Nesta atividade, a gente cita as letras do alfabeto, uma a uma, e aguarda as respostas dos aluninhos. Eles têm que falar o nome de frutas que iniciem com a letra indicada. Por exemplo:

letra “A”: ameixa, amora;
letra “M”: melancia, mamão;
letra “L”: laranja, limão.

Assim deve ser até o fim do alfabeto. Elas gostam muito dessa atividade porque é um momento em que podem falar à vontade. Ao mesmo tempo, descobrem novos tipos de frutas.

 

2. Pintando com as mãos

A gente sabe que muitas crianças já sabem manipular muito bem o celular, mas uma atividade tão simples como a pintura pode parecer desinteressante. Porém, o ato de envolver cores e mãozinhas sujas de tinta já é suficiente para divertir alunos e estimular a criatividade. O professor pode distribuir tinta guache e folhas em branco para cada aluno e, então, propor o desenho livre. Aos poucos, é possível orientar a criação de imagens específicas, o preenchimento de determinadas áreas do desenho e, no caso de crianças maiores, a composição de frases com letras.

3. Teatrinho criativo

Os pequenos amam assistir e fazer apresentações teatrais. Esse tipo de atividade estimula a imaginação porque exige que os alunos incorporem as vozes, manias e comportamentos de suas personagens favoritas. É legal convidar os parentes para prestigiar a peça em determinados momentos. Se for frequente, a união de pais, alunos e professores em sala de aula contribuirá para uma melhor relação entre família e escola.


Por Richard Günter
Fonte:
Ministério da Educação
Escola de Educação Infantil Cantinho Feliz
Rua Rev. Alcides Francisco de Souza, 574 – Morada do Vale III – Gravataí/RS
CEP: 94080-000
Tel.: (51) 3042-6682
E-mail: eeicantinhofeliz@yahoo.com.br


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