Casas Casadas

Tradicional casarão de Laranjeiras tem midiateca com mais 10 mil DVDs


Quem já passou na rua das Laranjeiras, altura no número 307, deve ter se deparado com o imponente casarão que desde 2006 é sede da RioFilmes. A construção com arquitetura em estilo neoclássico, finalizada em 1885, foi batizada de Casas Casadas, em alusão aos biscoitos casadinhos, que também possuem origem portuguesa. Atualmente, a produtora inaugurou um espaço para a realização de cineclubes e também para abrigar uma midiateca.

O acervo conta com mais de dez mil títulos, entre eles longas nacionais, clássicos, curtas e filmes catalogados pelos diretores brasileiros. A novidade é uma parceria com a locadora Cavideo, tradicional no bairro do Humaitá, que foi transferida para o local. De acordo com a assessoria da RioFilmes, qualquer pessoa poderá alugar por vez até três filmes em DVD sem custo algum.

O presidente da RioFilme, Cesar Miranda Ribeiro, conduziu junto aos órgãos de apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, e em especial a Secretaria da Fazenda, as ações para a assinatura do Termo de Permissão de Uso do espaço das Casas Casadas por parte da Cavideo Produções, concretizando com êxito o processo iniciado na gestão anterior.

Para entrar no espaço é obrigatório o uso de máscaras. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10 às 18 horas.

O local promete ser um novo ponto de encontro entre os cinéfilos, inclusive para educadores que queiram aprimorar seus conhecimentos com o intuito de utilizar o filme como instrumento de aprendizagem.


Por Richard Günter
Casas Casadas
Rua das Laranjeiras, 307 – Laranjeiras – Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 2225-7082
Site: Riofilme.com.br
Fotos: Sergio Araújo Pereira / Creative Commons


Podemos ajudar?